Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 12/08/11


 

Esforços turísticos

Os esforços das esferas municipais e estaduais visando atrair turistas para Rondônia começam a dar resultados. Na fronteira, o show de Boi Bumba vitamina a economia de Guajará-Mirim, no Vale do Guaporé a pesca esportiva e as visitações nas aldeias tem sido atrações e nos povoados, como Pedras Negras o destaque são eventos religiosos.

 

Base aliada

Com tantas demissões de corruptos ungidos da classe política no Dnitt, Ministério dos Transportes e Turismo e ainda uma ameaça da faxina no Ministério da Agricultura, os parlamentares da base aliada da presidente Dilma Roussef estão estrilando e ameaçando um rachão. É a revolta dos pilantras.

 

Mais inúteis

As Câmaras Municipais dos principais colégios eleitorais de Rondônia já tratam de aumentar o numero de cadeiras para a próxima legislatura, em contramão com a opinião pública. As primeiras pesquisas mostram que quase 80 por cento da população é contrária a novos gastos com vereadores.

 

Assentamentos

Para combater os inúmeros conflitos de terras existentes em Rondônia, o governador Confúcio Moura propõe o assentamento dos colonos às margens de rodovias pavimentadas dotadas de infra-estrutura como energia, escolas, postos de saúde etc. É uma grande idéia para levar paz no campo, mas os fazendeiros já ficaram de antenas ligadas...

 

Reforma política

O deputado federal Padre Ton informa que a bancada petista está encaminhando proposta para a Comissão de Constituição e Justiça que trata da reforma eleitoral visando contemplar as comunidades indígenas com representação política no Congresso Nacional. Em Rondônia será uma festa: a indiarada vai brigar pelas vagas como sindicalistas, com a faca nos dentes.

 

Os imigrantes

Também os imigrantes brasileiros que residem nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Japão, China e em outros países onde existem colônias bazucas, pedem que seja incluída na reforma eleitoral proposta de eleição de deputados federais imigrantes, como já ocorre na Itália.

 

Forte pressão

Um tiquinho é pela inveja e pela projeção que adquiriu. Outro tiquinho é porque acumula dois cargos importantes na gestão “Cooperação”, as pastas de Educação e Turismo. Por tudo isso querem a cabeça de Júlio Olívar, que vai tocando a vida como pode. Em outros episódios, como na Saúde, Moura cedeu e Pimentel foi convidado e desconvidado no mesmo dia. Não é o caso de Olivar, ainda fortalecido.  

 

Rumo a Altamira

Com o desligamento de mais 3.500 operários das hidrelétricas no neste mês de agosto, novas levas de barrageiros estão  desembarcando em Altamira, no Pará, onde será construída a Usina Belo Monte, que será bem maior do que as nossas Jirau e Santo Antonio. Lá, como ocorreu por aqui, os políticos festejam, mas o povo chia - e os índios se esgoelam em protestos.


Do Cotidiano

Uma nova raça   

Os últimos cavalos selvagens das Américas vivem livres na região Norte de Roraima e se tornaram numa das maiores atrações turísticas da Região Norte. Os animais chegaram à região com os colonizadores oriundos da península Ibérica, há mais de 200 anos. Fugiram das fazendas, voltaram ao estado primitivo e formaram uma nova raça, o cavalo lavradeiro. Uma raça que se tornou muito mais resistente do que todas as outras existentes m todo o País.

São cavalos que não conhecem o toque do homem, Nascem e morrem livres. São poucos, talvez poucas centenas, conforme os pesquisadores amazônicos.

Os eqüinos chegaram por volta de 1718 e agora estão ameaçados de extinção devido às queimadas e aos desmatamentos que destroem o seu habitat natural e ao cruzamento com outras raças que tem contribuído para sua descaracterização.

Para tentar preservar a raça foi criada há mais de vinte anos a Reserva Ecológica dos Cavalos de Roraima. Hoje os poucos animais localizam-se principalmente na região do lavrado, nos municípios de Uiramutã, Normandia e Pacaima. Atualmente a Embrapa está estudando esses animais com o objetivo de preservá-los e de regulamentá-los junto ao Ministério da Agricultura, para que eles se tornem a mais nova raça de cavalos brasileiros.

Por viverem em regiões de difícil acesso, muitos destes animais nascem, crescem e morrem sem o contato com humano, formando assim várias gerações livres de adestramento. Entre suas característica destacam-se a sua velocidade, resistência e habilidade. Considerado um animal esperto, de porte elegante, o cavalo selvagem tem olhos grandes, orelhas fortes e flexíveis,

Conforme os especialistas fascinados pelos estudos por estes animais, os cavalos de Roraima têm a elegância de raças nobres como os manga-largas marchadores ou os puros-sangues ingleses, mas ganham a galopes na resistência. Durante a seca, percorrem grandes distâncias para encontrar água, e na época das chuvas ficam até quatro meses com as patas imersas dentro da água. A raça ficou até conhecida como pé duro, pela resistência dos seus cascos.

 

Via Direta

*** Em Vale do Anari o PMDB prepara a pré-candidatura de Nilson Japonês a prefeito *** Já, em Alto Paraíso o vereador Silvinho Jerico entra na peleja contra o prefeito Romeu Reolon que vai a reeleição *** E em Cujubin o prefeito Ernan Amorim pavimenta sua reeleição com a construção de uma nova  rodoviária e da feira livre.
 

Gente de Opinião Gente de Opinião


Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Pau cantando em cima de Paulo Moraes Filho e em Jaime Gazola

Taxa de repetiçãoMais que profetas, visionários ou instrumentos capazes de prever desastres ambientais, a escassez (e em consequência e elevação de

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional e a força dos migrantes

Vitória nacional Uma grande conquista é o mínimo que se pode dizer da criação da primeira registradora nacional de créditos de carbono do Brasil, a

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)