Sexta-feira, 4 de abril de 2014 - 20h50
Festa da bandidagem
O contingenciamento de recursos da União provocou reclamações para todo lado desde o anuncio da medida no ano passado. A Controladoria Geral da União-CGU, por exemplo, órgão responsável pela fiscalização das prefeituras municipais se viu obrigada a reduzir sensivelmente as suas atividades. Como se sabe, a cada sorteio, a CCU flagra irregularidades dos prefeitos e de cada 10 sorteados nove são pegos com a boca na botija.
Numa situação difícil, o órgão espera que em 2014 os novos cortes não prejudiquem tanto, já que tem sido rigoroso no combate a rapinagem de recursos públicos.
Outra tesourada significativa foi de investimentos para a segurança de fronteira. A Polícia Federal de Rondônia, por exemplo, para dar conta de vigiar nossas divisas – são mais de 1000 quilômetros –com países que produzem cocaína e promovem o contrabando de armas pesadas para os morros do RJ e favelas controladas pelo narcotráfico em SP, precisaria quintuplicar seu pessoal e receber mais lanchas, aviões e helicópteros para a dura missão.
Enfim, quem pode comemorar a parcimônia do governo federal em destinar recursos para a CGU e a Policia Federal, são os criminosos. Inibir as ações da CGU e da Polícia Federal é uma verdadeira festa para a bandidagem.
Entrega adiada
A entrega das novas instalações da Assembléia Legislativa prevista para 10 de dezembro poderá ser alterada. Os trabalhos deverão se estender no mínimo até o Natal, mesmo assim, em condições da Mesa Diretora festejar uma grande obra – ela foi inspirada na vida do grande arquiteto Oscar Niemeyer – se transformando num novo cartão postal do nosso Centro Cívico.
Cabelos em pé
Os políticos rondonienses que já estavam preocupados com a captação de recursos junto ao empresariado para a campanha deste ano – falta dinheiro na praça – agora estão de cabelos em pé com a decisão da maioria do Supremo Tribunal Federal-STF que já se pronunciou contrário a doação de empresas privadas nas campanhas eleitorais. A coisa tá ficando difícil
A confirmação
Finalmente o deputado Cride Maciel (PSDB-Ji-Paraná) se decidiu: vai disputar uma cadeira à Assembléia Legislativa. Na sua base, em Ji-Paraná, ele terá pela frente nomes do porte de Edvaldo Soares (PMDB), Airton Gurgacz e Silvia Cristina (PDT), Ari Saraiva (PSB), entre outros predadores. Parada difícil também para a reeleição de Marcos Rogério (PDT) e Anselmo de Jesus (PT) que vão pegar Bianco (DEM) e Bessa (PMDB) na região.
As nominatas
O PSOL se reúne no final de semana para definir suas nominatas Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Possivelmente a legenda terá chapa puro sangue ou aliança com o PSTU. Alberto Cantanhede é o pré-candidato ao governo e Aluízio Vidal ao Senado. Nas eleições municipais de 2012, o PSOL avançou no eleitorado do PT prejudicando Fátima Cleide.
Ao Senado
O cargo do senador Acir Gurgaz (PDT), que disputa a reeleição, é cobiçado e já tem uma montanha de interessados. Entre tantos adversários vão se arriscar nas paradas: 1 – Moreira Mendes (PSD) 2- Fátima Cleide (PT) 3 - Aluízio Vidal (PSOL) 4 –Francisco Pantera (PC do B), Agnaldo Muniz (PSC). Outro nome também cogitado é Ivone Cassol (PP).
Via Direta
*** Com nominatas modestas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, os Democratas buscam coligações para as eleições de outubro *** O cacique Bianco estuda as alternativas mais viáveis *** A Zona Leste de Porto Velho é a mais atingida por invasões *** Vários assentamentos precisam ser regularizados por lá para não serem objetos de desocupação judicial como ocorreu no meio da semana.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b