Sexta-feira, 4 de abril de 2014 - 20h50
Festa da bandidagem
O contingenciamento de recursos da União provocou reclamações para todo lado desde o anuncio da medida no ano passado. A Controladoria Geral da União-CGU, por exemplo, órgão responsável pela fiscalização das prefeituras municipais se viu obrigada a reduzir sensivelmente as suas atividades. Como se sabe, a cada sorteio, a CCU flagra irregularidades dos prefeitos e de cada 10 sorteados nove são pegos com a boca na botija.
Numa situação difícil, o órgão espera que em 2014 os novos cortes não prejudiquem tanto, já que tem sido rigoroso no combate a rapinagem de recursos públicos.
Outra tesourada significativa foi de investimentos para a segurança de fronteira. A Polícia Federal de Rondônia, por exemplo, para dar conta de vigiar nossas divisas – são mais de 1000 quilômetros –com países que produzem cocaína e promovem o contrabando de armas pesadas para os morros do RJ e favelas controladas pelo narcotráfico em SP, precisaria quintuplicar seu pessoal e receber mais lanchas, aviões e helicópteros para a dura missão.
Enfim, quem pode comemorar a parcimônia do governo federal em destinar recursos para a CGU e a Policia Federal, são os criminosos. Inibir as ações da CGU e da Polícia Federal é uma verdadeira festa para a bandidagem.
Entrega adiada
A entrega das novas instalações da Assembléia Legislativa prevista para 10 de dezembro poderá ser alterada. Os trabalhos deverão se estender no mínimo até o Natal, mesmo assim, em condições da Mesa Diretora festejar uma grande obra – ela foi inspirada na vida do grande arquiteto Oscar Niemeyer – se transformando num novo cartão postal do nosso Centro Cívico.
Cabelos em pé
Os políticos rondonienses que já estavam preocupados com a captação de recursos junto ao empresariado para a campanha deste ano – falta dinheiro na praça – agora estão de cabelos em pé com a decisão da maioria do Supremo Tribunal Federal-STF que já se pronunciou contrário a doação de empresas privadas nas campanhas eleitorais. A coisa tá ficando difícil
A confirmação
Finalmente o deputado Cride Maciel (PSDB-Ji-Paraná) se decidiu: vai disputar uma cadeira à Assembléia Legislativa. Na sua base, em Ji-Paraná, ele terá pela frente nomes do porte de Edvaldo Soares (PMDB), Airton Gurgacz e Silvia Cristina (PDT), Ari Saraiva (PSB), entre outros predadores. Parada difícil também para a reeleição de Marcos Rogério (PDT) e Anselmo de Jesus (PT) que vão pegar Bianco (DEM) e Bessa (PMDB) na região.
As nominatas
O PSOL se reúne no final de semana para definir suas nominatas Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Possivelmente a legenda terá chapa puro sangue ou aliança com o PSTU. Alberto Cantanhede é o pré-candidato ao governo e Aluízio Vidal ao Senado. Nas eleições municipais de 2012, o PSOL avançou no eleitorado do PT prejudicando Fátima Cleide.
Ao Senado
O cargo do senador Acir Gurgaz (PDT), que disputa a reeleição, é cobiçado e já tem uma montanha de interessados. Entre tantos adversários vão se arriscar nas paradas: 1 – Moreira Mendes (PSD) 2- Fátima Cleide (PT) 3 - Aluízio Vidal (PSOL) 4 –Francisco Pantera (PC do B), Agnaldo Muniz (PSC). Outro nome também cogitado é Ivone Cassol (PP).
Via Direta
*** Com nominatas modestas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, os Democratas buscam coligações para as eleições de outubro *** O cacique Bianco estuda as alternativas mais viáveis *** A Zona Leste de Porto Velho é a mais atingida por invasões *** Vários assentamentos precisam ser regularizados por lá para não serem objetos de desocupação judicial como ocorreu no meio da semana.
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital
Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado
A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou
Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados
Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)