Quinta-feira, 28 de dezembro de 2017 - 22h05
A igualdade de direitos
Substituindo o estatuto do estrangeiro, uma herança do regime militar, o Congresso Nacional aprovou a nova lei de migração no Brasil. O novo texto entrou em vigor ainda em novembro, tendo como princípios a igualdade de direitos, o combate a xenofobia e a discriminação.
Atualmente, os migrantes que desembarcaram nas últimas décadas no País são menos do que 1 por cento da população brasileira. Terão direito então a segurança jurídica, já que nas legislações anteriores era autorizada a retirada do migrante compulsoriamente.
Entre as mudanças, estão novos requisitos para o visto temporário, as definições das regras para a extradição, deportação e acolhida humanitária. A nova lei representa avanços com relação ao estatuto do estrangeiro e estabelece princípios e diretrizes que guiarão a futura política migratória e também prevê proteção para os apátridas, exilados e brasileiros emigrados.
E mais: A nova norma estabelecida na Lei impede a repatriação, deportação e expulsões coletivas, todas vedadas pelo direito internacional.
Chapa petista
![]() |
![]() |
![]() |
Com o ex-presidente Luis Inácio
Lula da Silva bem posicionado nas pesquisas, os petistas rondonienses estão de asas crescidas e já projetam a eleição de pelo menos dois deputados estaduais e um federal em Rondônia. Os estaduais seriam Lazinho da Fetagro (Jaru) e Roberto Sobrinho (Porto Velho). O federal seria Anselmo de Jesus (Ji-Paraná). Ao governo estadual boa parte dos petistas apóia Maurão de Carvalho (PMDB).
Diligência na BR
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) escolheu o auge do inverno amazônico, quando as chuvas se intensificam na região, para mostrar a situação da BR 319 visando sensibilizar as esferas federais. Foi convocada uma diligência a partir do dia 15 de janeiro, reunindo uma caravana de parlamentares, autoridades federais, representantes do segmento empresarial e da imprensa dos estados da região para participar da aventura. Nesta época até tatu com chuteira sofre para transitar na estrada.
Aliança do PMDB
Com dois deputados fe
derais buscando a reeleição – Marinha Raupp (Rolim de Moura) e Lucio Mosquini (Ouro Preto do Oeste) – o PMDB busca formar coligação forte para reforçar suas paliçadas. Neste sentido o PTB local, que tem um representante no Congresso Nacional, o deputado Nilton Capixaba (Cacoal), pode ser um dos principais aliados da legenda peemedebista que tem Valdir Raupp candidato a reeleição ao Senado.
A expectativa
Depois de dois anos seguidos urrando com o elevado índice de desemprego e a sua economia seriamente afetada, o final de 2017 esta sinalizando uma ressurreição econômica para Porto Velho. Os centros comerciais das avenidas 7 de Setembro (Centro histórico), Jatuarana (Zona Sul) e Amador dos Reis (Zona Leste) foram bem sucedidos com suas promoções projetadas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas –CDL, mostrando uma excelente reação.
Clã Donadon
O clã Donadon, que já t
em a prefeita de Vilhena Rosane e a deputada estadual Rosangela em seus quadros, deve se reforçar nas eleições do ano que vem com a possível eleição deputado federal do ex-prefeito Melki Donadon que esta ingressando no PDT. Ele é considerado o nome mais forte na região sul do estado. Se for bem sucedido, o grupo político retomará a força dos anos 90, depois de um período em decadência nos anos seguintes com a cassação do então deputado federal Natan Donadon.
Via Direta
*** Mesmo com atraso, O DNIT vai investir recursos na ordem de R$ 69, 5 milhões nos próximos cinco anos para dragar os trechos mais críticos do Rio Madeira *** A medida visa garantir a navegabilidade das embarcações do corretor de grãos fluvial, ao longo de 1086 quilômetros entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM) ***
Trocando de saco para mala: O PDT deflagrou o processo de seleção de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados para o ano que vem.
.
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us