Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 - 06h01
![]() |
Com 81 hotéis em funcionamento, mais duas dúzias em andamento e pelo menos quatro de grande porte para serem inaugurados em 2012, Porto Velho vive seu melhor momento para a hotelaria, conforme o presidente da entidade que congrega os estabelecimentos hoteleiros Beto do Trento.
Taxa de ocupação
Com taxa de ocupação atualmente próxima dos 100 por cento nos hotéis locais, o clima e de otimismo tanto no segmento, como nas esferas de turismo de âmbito municipal e estadual. O otimismo para os próximos anos tem a ver com as taxas de crescimento da capital e a Copa do Mundo em 2014. |
O alinhamento
Mesmo com várias candidaturas já andando PT e PMDB seguem os entendimentos para um alinhamento em Porto Velho e no estado. O principal objetivo da aliança é se manter no poleiro na capital e Cacoal, que são o primeiro e quarto colégio eleitorais mais importantes do estado.
Prazo esgotado
Por falar em eleições hoje é o último prazo para os pré-candidatos do PT se inscreveram para as prévias de 25 de março. A ex-senadora Fátima Cleide foi a primeira a se inscrever para a disputa e seu nome reúne forte apoio dos convencionais regionais. Nos municipais a vantagem é da ala do prefeito Roberto Sobrinho.
Batata assando
Com, a batata assando, o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) terá seu último recurso julgado pelo STF quinta-feira. O ex-senador Amir Lando já está aprontando a fatiota para tomar posse em seu lugar O curioso da coisa é que durante décadas Lando defendeu Natan...
Poder feminino
As mulheres que se preparam para comemorar o Dia Internacional dia 8 de março, festejam neste mês de fevereiro 80 anos do direito ao voto. O Código Eleitoral que tratou do “benefício” foi assinado pelo então presidente Getulio Vargas em 24 de fevereiro de 1932. De lá para cá elas seguem importantes conquistas.
Fora da peleja
O ex-governador João Cahulla, presidente regional do PPS desistiu da sua candidatura à prefeitura de Porto Velho. Com isso, a aliança preferencial do seu partido será com o PP de Ivo Cassol, que terá na disputa Amado Rahaal, ex-diretor do Hospital de Base. O vice de Rahaal poderá sair do PPS.
Toma lá...
No Congresso Nacional sempre prevaleceu o regime do toma lá dá cá. Aliás, isso também ocorre nas assembléias legislativas e câmaras de vereadores pelo país afora. Quando o Palácio do Planalto não acena com vantagens, a maioria dos parlamentares catimba a votação das matérias de interesse da União.
...Dá cá!
É o que esta ocorrendo agora. Com suas emendas vetadas pela União, os parlamentares oferecem resistência à aprovação de projetos importantes como a nova lei da Previdência para o funcionalismo, a lei da Copa e Código Florestal. Se a presidente Dilma quer urgência nas votações vai ter que liberar verbas das emendas.
A autoestima
Em baixa, apanhando há doze anos dos petistas, os tucanos estão se animando com o lançamento da pré-candidatura do ex-governador José Serra a prefeitura de São Paulo. Uma vitória na maior cidade da América Latina vai melhorar a autoestima tucana em todo país.
As enchentes
Com os rios do Peru e da Bolívia transbordando e os estados do Acre e do Amazonas já com milhares de desabrigados, Rondônia deve ser a próxima vitima. Os rios rondonienses, de Guajará Mirim a Porto Velho - que recebem carga da chuvarada dos altiplanos - já se mostram ameaçadores.
Os índios Mongulala são descendentes dos deuses que vieram de um sistema planetário chamado Schwerta e em 12 a 15 mil anos de história da Amazônia edificaram inúmeras cidades na floresta tropical. Esses deuses primordiais foram os artífices de um sistema de túneis que se distribuem por toda a América do Sul, conectando cidades que eles próprios construíram: Akakor, Akahim, Akanis e outras. Enclaves como Cuzco y Macchu Picchu também estavam conectados a este emaranhado de túneis, que estariam, ainda hoje sendo utilizados pelos índios remanescentes.
Esta poderia ser apenas uma lenda a mais em meio às inumeráveis e fantásticas histórias, concepções religiosas e mitos fundantes dos povos amazônicos, se não fosse apresentada como um relato verídico feito por um príncipe indígena chamado Tantunka Nara, pertencente à tribo Ugha ou Mugulala, pelo escritor, sociólogo e jornalista alemão Karl Brugger em seu livro A Crônica de Akakor.
Publicado na Europa em 1976, o livro resulta de várias horas de gravação feitas pelo pesquisador com o príncipe índio que afirmava ser filho de uma índia da Amazônia com um soldado alemão. O livro deu fama a Brugger e o colocou no mesmo nível de um Erich Von Däniken, o escritor suíço que se tornou uma celebridade após a publicação do livro Eram os Deuses Astronautas?
Tantunka narrou a Brugger as lendas de seu povo, que estão descritas na obra desde a chegada de seus deuses civilizadores até a década de 1970. Originalmente, segundo o príncipe os textos foram escritos no idioma de seus Mestres Antigos (Deuses) em cascas de árvores.
Na época em que travou contato com Tantunka Nara, o jornalista alemão se encontrava trabalhando no Brasil. Ele gravou todos os relatos em fitas magnetofônicas, que depois degravou para publicar como livro em 1976.
A Crônica de Akakorconta a história milenar da América do Sul pela perspectiva dos Ugha Mongulala, que seria a civilização mais antiga da região, trazendo respostas para muitas questões que a história, a arqueologia e as demais ciências ainda não conseguem explicar, como a construção de Tiahuanaco e Macchu Picchu.
Via Direta
*** As incorporadoras locais começam a entregar os imóveis vendidos na planta durante o “boom” de 2009 e 2010 *** Quem comprou naquela alta, recebe o imóvel já com o mercado em queda livre em Porto Velho *** E salve-se quem puder!
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história