Porto Velho (RO) quarta-feira, 14 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Blitz de Cassol - Por Carlos Sperança


Os migrantes e a integração

Um dos traços mais fortes da robustez da economia gaúcha veio das famosas charqueadas, mas muitos ignoram que sua origem foi o começo da seca no Nordeste. Em 1789, depois de três anos de estiagem, o cearense João Pinto Martins se mudou para onde o gado estava e instalou a primeira charqueada, à margem do arroio Pelotas (RS).

Séculos depois, multidões migrariam do Sul rumo a MT, Rondônia, BA. A importância da migração de brasileiros do Nordeste para outras regiões foi também constatada no desbravamento da Amazônia e na indústria paulista. A migração, nesse caso, constitui um instrumento essencial de unidade nacional.

Especialistas em assuntos amazônicos destacam que os deslocamentos de pessoas “fazem circular novas bases de produção, transferências de tecnologias e conhecimentos enriquecendo as relações culturais e sociais”.

De forma inquestionável, ela demonstra que as contribuições dos migrantes, “longe de configurar-se como um problema social, como vêm sendo tratados pelas instituições estaduais, representam avanços importantes para a região”.

Somos todos migrantes ou descendentes. Há um pouco de nós em cada refugiado, retirante, exilado. Árvores se plantam, pessoas se deslocam. 



São 25 anos
O Diário publicou edição comemorativa ontem, dia 13 de setembro, relativa aos seus 25 anos de circulação em toda região Norte. Uma trajetória produtiva, refletindo os anseios da população de Rondônia, defendendo as bandeiras do estado e da região amazônica. Nossos parabéns a direção, ao nosso corpo de funcionários e especiais agradecimentos aos leitores, internautas e anunciantes.


Espaço diário
Quero convocar as assessorias dos candidatos ao governo e ao Senado de Rondônia para a remessa dos releases dos seus candidatos para este rotativo. Estamos cumprindo a legislação a risca e o material enviado diariamente tem sido veiculado religiosamente, alternando os destaques conforme a recepção do material. E não estaremos fazendo mais do que nossa obrigação, pois estaremos cumprindo a lei.


Presente de grego
Ao receber das mãos do ex-governador Confúcio Moura (MDB) a missão de tocar o processo da ampliação da rede de água e implantação do esgotamento sanitário em Porto Velho e, ainda, da construção da nova rodoviária, o prefeito Hildon Chaves (PSB) entrou numa baita fria. O caso de água e esgoto continua conflitado e a questão do novo terminal rodoviário enrolou de vez.


Blitz de Cassol

Blitz de Cassol - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O ex-governador Ivo Cassol (PP) abre uma verdadeira blitz pelo estado neste final de semana para eleger seu candidato ao Senado Carlos Magno e sua irmã Jaqueline Cassol á Câmara dos Deputados. Ivo já tem aparecido com seu chapéu, seu símbolo de campanha, no horário gratuito e agora quer desenvolver o corpo a corpo nas ruas e avenidas para sentir o gostinho mais de perto da campanha eleitoral.


Colando em Maurão
E o candidato ao governo Pimenta Bueno (PSOL) que entrou na peleja sem grandes pretensões já esta grudando em Maurão de Carvalho (MDB), puxado por Lula, pelo PT e pela ex-senadora Fátima Cleide que pleiteia seu retorno ao Congresso, e é a grande surpresa da temporada. Pimenta esta entusiasmado com a ascensão e já sente o cara pilotando a Frente de Esquerda.



Via Direta

*** O deputado Boabaid, aquele que foi flagrado com Maurão de Carvalho, em gravações, conspirando contra a vida de Confúcio voltou a atacar a gestão Hildon Chaves
*** Por falar nisto, como estão às investigações policiais sobre as fitas e as denuncias do então vice Daniel Pereira quanto à tentativa de golpe no então governador? *** E ninguém fala mais nas barreira de contenção do Rio Madeira, todo ano uma ameaça, para os moradores da orla e bairros tradicionais que padecem também com o fenômeno das terras caídas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Triste despedida - Por Carlos Sperança

Triste despedida - Por Carlos Sperança

Vários deputados estaduais, mesmo com mandatos eficientes, estão se despedindo...

No limite prudencial da LRF, o novo governo de Rondônia vai ter que se espichar para dar conta do recado - Por Carlos Sperança

No limite prudencial da LRF, o novo governo de Rondônia vai ter que se espichar para dar conta do recado - Por Carlos Sperança

Fala-se na redução de secretarias e de cargos comissionados para a economia de recursos

Porto Velho  tem milhares de “rabichos” - Por Carlos Sperança

Porto Velho tem milhares de “rabichos” - Por Carlos Sperança

 A despolitização. Será?Como foi anunciada, a orientação do presidente eleito Jair Bolsonaro aos governadores eleitos pelo PSL nos estados de Rondônia

Governador Marcos Rocha procura formar a sua base aliada - Por Carlos Sperança

Governador Marcos Rocha procura formar a sua base aliada - Por Carlos Sperança

Balaio de incertezasHá 90 anos, quando Werner Heisenberg formulou o “princípio da incerteza”, é evidente que não tratou de sensações humanas, mas da i