Terça-feira, 29 de outubro de 2013 - 18h01
A reação municipalista
Prefeitos dos municípios de Minas Gerais e do Pernambuco ameaçam fechar as portas em protestos com as seguidas quedas de repasses constitucionais do Fundo de Participação dos Municípios -FPM. Outro estado onde os municípios estudam adotar meio expediente, é
o Paraná, cuja entidade que congrega os prefeitos reclama dos endividamentos e compromissos assumidos para suprir a falta do ente federal, cada vez mais omisso no atendimento das demandas sociais.
Recente levantamento do jornal Folha de São Paulo aponta que pelo menos 457 prefeituras - a maioria das regiões Norte e Nordeste – já recebem mais recursos do Bolsa Família do que do FPM, o que nunca tinha ocorrido antes. Uma situação grave, já desta forma, os prefeitos vão se enroscando com a Lei de Responsabilidade Fiscal para manter a folha dos servidores, pagamento dos fornecedores e das obrigações sociais.
Em Rondônia a situação é aflitiva nos pequenos municípios. Os pólos regionais mais importantes conseguem se virar, já que contam com maior arrecadação e são beneficiados com emendas parlamentares mais gordas de deputados estaduais, federais e senadores, mas mesmo assim penam com a falta de água e esgoto e principalmente no atendimento da saúde pública.
Pagando o pato
Com o final de ano, além das alagações rotineiras por causa da temporada de chuvas, a administração Mauro Nazif terá mais dois grandes abacaxis que desgastam até os políticos mais populistas: reajustes do IPTU e dos transportes coletivos. Quando chegava neste período muitos prefeitos tiravam férias, como já ocorreu com o falecido Chiquilito e mais recentemente Roberto Sobrinho. Os vices pagavam o pato!
Em debate
A Rede TV coloca no ar a partir desta quinta-feira, as 20h30mn, o programa Rondônia em Debate que será apresentado pelo polêmico radialista Lubiana, já bastante conhecido da população na região central e agora residindo em Porto Velho, onde reforça nosso setor de telejornalismo. Entre os primeiros entrevistados estão o governador Confúcio e o ex-governador José Bianco.
Emancipações
O vice-prefeito Dalton Di Franco (PDT) defendeu ontem a agilização do processo de instalação do novo município de Extrema e anunciou que vai se aliar as lideranças que já trabalham no movimento de independência dos distritos de Calama (região ribeirinha no Baixo Madeira) e Jaci-Paraná (no eixo da BR 364). Com distritos longínquos fica difícil a sede atender com eficiência as localidades.
Lua de mel
Com o novo plano de cargos e salários aprovado na Assembléia Legislativa, os servidores estão em lua de mel com o seu sindicato e com os deputados Hermínio e Lebrão, respectivamente presidente e secretário da casa de leis. Ocorre que outros estados já querem seguir o mesmo modelo adotado em Rondônia que beneficia cerca de 400 estatutários contratados há 30 anos, quando foi instalado o Poder Legislativo estadual.
Com reforços
O diretor do Decom, Osmar Silva, além de estreitar os laços com a imprensa, reforçou seu time com bons jornalistas dinossauros, com larga experiência de assessorias de imprensa, redação e com a categoria: Abdoral Cardoso, Valdir Costa, Giovani Berno, entre outros. E nos próximas semanas toda equipe se muda para o Centro Administrativo Rio Madeira.
Moleza na 319
Virou moleza assaltar carros-fortes levando dinheiro pela BR-319, que liga Porto Velho a Humaitá. É como nos velhos tempos do faroeste quando a diligência corria sacolejante e os fora da lei mascarados paravam o cocheiro a balas. Na segunda feira tivemos mais uma tentativa e a coisa já virou mania. Falta segurança, com escolta mais reforçada para o transporte de valores.
Via Direta
.jpg)
*** Em ritmo de consultas para ver se encara a disputa ao governo o ex-prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) mantém contatos na capital neste inicio de semana *** Já, o governadoravel Neodi Carlos (PSDC) tratou das nominatas de candidatos a Câmara Federal e Assembléia Legislativa de sua coalizão *** No PT, o Padre Tom aparentemente desistiu da corrida sucessória.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)