Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - 10h38
O Ministério da Justiça e o governo de São Paulo acertaram na tarde desta terça-feira (6) a transferência de Antônio Cesário da Silva, o Piauí, para o presídio federal de Porto Velho. Segundo autoridades da área de segurança, a Justiça já autorizou a operação, que pode acontecer a qualquer momento.
Silva é considerado o chefe da facção PCC na favela Paraisópolis e é investigado por mandar matar seis policiais.
A ação faz parte da ação integrada anunciada hoje pelo governador Geraldo Alckimin (PSDB) e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para combater o crime organizado no Estado.
Uma das medidas é a criação de uma agência que irá integrar os setores de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Ministério Público, entre outros.
Além da criação dessa força de atuação conjunta, foi definida ainda a transferência de presos para penitenciárias federais. A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) ainda estuda quantas e como serão feitas as transferências dos detentos, mas Cardozo já adiantou que não vai divulgar nomes ou números relativos a essas transferências por questões de segurança.
Também não foram dados detalhes sobre o custo dessa atuação em conjunto.
Foi anunciado ainda ações de contenção nos pontos críticos de acesso ao Estado --rodovias, portos e vias aéreas--, um programa de enfrentamento ao crack, aperfeiçoamento da Polícia Científica e a criação de um centro de comando e controle integrado.
Fonte: Folha de São Paulo
CATIA SEABRA
CAROLINA LEAL
ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO
Alerta: Comando do PCC pode
ser transferido para Porto Velho
Em vista do agravamento da situação em São Paulo, com dezenas de assassinatos nas últimas semanas – inclusive atentados contra policiais civis e militares pelo crime organizado – o
ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e o governador de São Paulo Geraldo Alkmin estudam desde a transferência das lideranças do PCC para as penite
nciárias federais de Mossoró (RN), Porto Velho (RO), Campo Grande (CG) e Catanduvas (PR). A medida, que é mais um presente de grego da União para Rondônia, visa conter a escalada da violência em solo paulista.
As mais distantes de São Paulo– Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) – podem ter a preferência. Em outras crises – casos do Rio, SP e outros estados – a opção recaiu sobre a penitenciária federal de Rondônia, onde esteve hospedado até recentemente Fernandinho Beira Mar.
Fonte: Carlos Sperança
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios quebrados e a Câmara Municipal de Porto Velho se transformou num parlamento de baixarias
Municípios quebradosMunicípios que não arrecadam o suficiente para os gastos obrigatórios ou que apresentam baixa qualidade de vida deveriam ser ex

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga
Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo
Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite
Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos
Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)