Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As reviravoltas


As reviravoltas - Gente de Opinião

As reviravoltas

As campanhas eleitorais rondonienses são marcadas por reviravoltas e a bem da verdade só tem se definido nos últimos dias das eleições. E a coisa continua. Vejam o retrospecto da pré-campanha ao governo 2014: o senador Ivo Cassol (PP) pintou desde o inicio da jornada como favorito, mas acabou sendo condenado por improbidade e transformado em ficha suja e, por conseguinte, impedido de concorrer..

Outro nome que pintava forte para a disputa do Palácio Presidente Vargas, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) foi barrado no baile pelos interesses do cacique Moreirão Mendes, que manda na legenda e já tinha um acordo para apoiar o tucano Expedito Junior.

O PSOL também foi marcado pela rasteira aos seus pré-candidatos ao governo Beto Cantanhede e Aluizio Vidal ao Senado. Lançados com pompa e circunstancia pela legenda, algumas semanas depois foram depostos pelo cardeal Pimenta de Rondônia.

Não bastasse, tivemos reviravolta também no meio evangélico. A convenção dos pastores da Assembléia de Deus – Cemaderon, virou a casara e trocou Nilton Capixaba (PTB) por Agnaldo Muniz (PSC). Que mais reviravoltas nos aguardam? Acreditem, tem várias em andamento.

Esta confiante

As reviravoltas - Gente de OpiniãoO pré-candidato a deputado federal Daniel Pereira (PSB) esta confiante num acordo com o PMDB para entrar na nominata da Câmara dos Deputados. Ele considera que na aliança, o partido precisa de uma contrapartida, já que o PMDB indicou o candidato a governador e o PDT o postulante ao Senado. O PSB pleiteia também a indicação do candidato a vice governador.

Falta articulação

A falta de um bom interlocutor entre o Paço Tancredo Neves e a Câmara de Vereadores acabou gerando mal entendido no inicio da semana no episódio referente as demissões do irmão e do cunhado do prefeito Mauro Nazif. A coisa ficou pior para o vereador Jair Montes que foi desmentido publicamente pela assessoria de imprensa da prefeitura. Ficou parecendo que além de ser mentiroso, Montes e alguns vereadores estavam querendo forçar a barra.

Mais presença

Gente de OpiniãoExplica-se o crescimento do nome do Padre Tom, o pré-candidato do PT ao governo do estado nas últimas semanas. Além do pé na estrada, alguns fatores resultaram na subida. Tem ficha limpa e trabalha com um bom jogo de estratégia: 1 – Forte presença nos meios de comunicação 2- Vários encontros regionais e estaduais realizados 3 – E na capital, o apoio do ex-prefeito Roberto Sobrinho, que ressurgiu das cinzas.

Sem decolagem

Gente de OpiniãoTanto o deputado estadual Maurão de Carvalho (PP) como a empresária Jaqueline Cassol (PR) não conseguem decolar como pré-candidatos ao governo do estado porque a opinião pública acredita que são meros títeres do senador Ivo Cassol.  O irmão César Cassol e Neodi Carlos, que também faziam o papel de candidatos, se rebelaram e tomaram outros rumos.  

Vai peitar

Gente de OpiniãoMesmo sem o apoio da Convenção das Assembléias de Deus – que tem sido decisivo na eleição de deputados federais pelo segmento evangélico em Rondônia – o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) vai peitar o alto comando da entidade e disputar com Agnaldo Muniz (PSC) – o novo predileto dos pastores – os votos cristãos. Existe um problema: Se o eleitorado evangélico rachar não elege nenhum.

Via Direta

Gente de Opinião*** Como a inauguração da ponte sobre o Rio Madeira foi adiada para o final do ano, os moradores do bairro da Balsa ficaram revoltados com a situação *** O governadoravel Maurão de Carvalho (PP) reuniu ontem pela manhã seu pessoal de confiança e de articulação para tratar da campanha 2014 *** O deputado Tucura vai reforçando as paliçadas no seu projeto de reeleição pela região de Cacoal.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Hildon Chaves fazendo as contas e a representatividade eleitoral da capital

Trump assustaDepois da ação cinematográfica dos EUA de sequestrar Nicolás Maduro dentro do esconderijo mais protegido na Venezuela, o mesmo pode aco

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)