Sábado, 24 de maio de 2014 - 00h03
As pesquisas eleitorais
Com um histórico de grandes farsas – e algumas delas protagonizadas pelo próprio Ibope – as pesquisas eleitorais são recebidas sempre com restrições em Rondônia, mas elas já fazem parte do cenário pré-eleitoral e mesmo com resultados absurdos acabam ganhando espaço na mídia. Como se sabe, alguns órgãos de imprensa vivem disto.
Na medida em que se aproximam as convenções partidárias, os institutos vão aparecendo e oferecendo seus serviços. Alguns aceitam fazer qualquer tipo de negócio, outros para não comprometer o “bom nome” vão atualizando os números para próximos da realidade nas últimas aferições.
Já tem aparecido todo tipo de pesquisa ao governo Rondônia afora. Em algumas, a pedido, são colocados nomes de verdadeiros inspetores de quarteirão, que mal teriam condições de se eleger a vereador. Alguns institutos, mal informados, não sabem sequer os nomes corretos dos candidatos cogitados bem como seus respectivos partidos.
Para completar, nesta temporada temos todo tipo de inspiração para candidaturas. Desde o raposão Odacir Soares, que adora usar videntes em suas jornadas, ao evangélico Maurão de Carvalho, que afirma ter inspiração divina. E assim vamos tocando o barco...
Chapa reforçada
A nominata do PSB à Câmara dos Deputados que já tem Daniel Pereira (Porto Velho) e Julio Olívar (Vilhena) é reforçada pelo cacique Almir Surui (Cacoal). Para quem não sabe, o cacique é o nome forte da Rede de Sustentabilidade em Rondônia, o partido fundado pela ex-senadora Marina Silva que se juntou ao PSB para eleger Eduardo Campos a presidência da Republica.
Rondônia Debate
Por falar em Surui ele é o entrevistado da semana do programa Rondônia Debate apresentado pelos astros da rede TV Solano Ferreira e Marcelo Freire. Ele discorre sobre a causa indígena e os problemas enfrentados pelas tribos no estado, lembrando fatos históricos como o massacre dos índios Arikemes nos idos da construção da rodovia BR-364 nos anos 60.
A repercussão
A Rádio Globo de Porto Velho tem alcançado bons índices de audiência no período da manhã. Na quinta-feira chamou atenção à entrevista com o ex-preso político Luis Gonzaga. Ele foi mantido no cárcere pela ditadura em Brasília em 1964 e junto com milhares de outros já passando da casa dos 70 anos, buscam indenização pelas torturas sofridas.
Disputa renhida
A disputa pelas cadeiras à Assembléia Legislativa em Ji-Paraná não será moleza. Para começar, a cidade tem dois deputados pleiteando a reeleição, casos de Cride Maciel (PSDB) e Edvaldo Soares (PMDB), mas entram também na parada, Nilton Cesar (PSB), Ari Saraiva (PSDC), Airton Gurgacz e Silvia Cristina (PDT), além de nomes petistas e peemedebistas de projeção.
Na Meca
Cacoal a Meca do PMDB, volta a discutir o quaro sucessório estadual neste final de semana. O partido perdeu espaço na cidade depois da eleição do petista Padre Franco, que foi reeleito, mas continua forte na região, já que o onipresente cacique Valdir Raupp nunca perdeu eleição na capital do café, inclusive nos piores momentos de sua carreira.
Via Direta
*** O senador Ivo Cassol continua fazendo sua irmã Jaqueline (PR) e Maurão de Carvalho de gato e sapato na disputa sucessória estadual, preservando o nome da esposa Ivone na reta final *** O homem bomba Valter Araujo é como um vulcão e volta e meia lança lavas incandescentes na política local *** Como esta preso, mas ainda com esperança de alcançar a liberdade, ele vai entregando ex-aliados através da delação premiada.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b