Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As nossas crakolândias - Acorda secretario de segurança!


As nossas crakolândias - Acorda secretario de segurança! - Gente de OpiniãoA peleja ao Senado

Configura-se das mais renhidas a próxima disputa ao Senado em Rondônia e o assunto tem sido alvo de comentários nos círculos políticos regionais. Em 2018 serão duas vagas em disputa e mais uma vez Rolim de Moura, berço político de tantos governadores, será o epicentro da peleja com dois possíveis candidatos: o senador Valdir Raupp (PMDB) –  já em decadência - a reeleição –  – e o ex-senador Expedito Junior (PSDB), o maior cavalo paraguaio das corridas eleitorais no estado de todos os tempos.

Com o ex-governador e atual senador Ivo Cassol fora do páreo com os direitos políticos cassados, devem fazer frente aos candidatos rolimorenses o atual governador Confúcio Moura (PMDB), o deputado federal Marcos Rogério (PDT) com ares de predador, além de Aluízio Vidal, agora, filiado a Rede, de Marina Silva, entre outros nomes menos votados.

Como é tradição em Rondônia, na disputa de duas vagas ao Senado, uma delas deve sair das hostes governistas e outra cadeira da oposição, Raupp e Confúcio tem tudo para se bicar mais na frente.


 


Gente de OpiniãoAs nossas crakolândias  

Como São Paulo e outros importantes capitais brasileiras, Porto Velho se transformou num antro de noiados e traficantes de drogas, com dezenas de pontos de vendas disputados a dentadas. Estão formadas várias cracolândias na região central e tantas outras nos bairros periféricos infernizando a população e causando grande sofrimento as próprias famílias de tantos usuários.

Na década de 90, quando estourou o escândalo da bancada do pó de Rondônia em Brasília, a então deputada federal Raquel Candido já previa ser grande o índice de drogados e traficantes. Chegou a estimar em 90 por cento da população da capital envolvida, certamente um exagero, mas se forem feitas as contas de todo mundo envolvido atualmente – consumidores, traficantes e familiares que padecem com a situação – seguramente chegaremos a cifras significativas.

E o que fazer quando aqueles que deveriam combater esta situação estão omissos e acabam colaborando para que as crakolândias floresçam? É o caso do Distrito Policial do bairro Nossa Senhora das graças, abandonado e transformado num covil de drogados e bandidos. Acorda secretario de segurança!


Salve-se quem puder!

A justiça liberou para passar o Natal fora da cadeia 476 detentos na capital e mais 670 no interior do estado. Somando mais uns 2 mil mandados de prisão pelo estado afora – desde estupradores, estelionatários, vigaristas, traficantes a latrocidas, eis que o rondoniense se vê como uma presa fácil para a bandidagem.

Boa parte dos presidiários soltos pelo indulto, alegando falta de oportunidades e alternativas para uma ceia natalina, volta ao crime. Quiçá os latrocidas soltos se sensibilizem com o clima natalino e que, sendo tentada a reincidência, apenas roubem, deixando suas eventuais vitimas vivas.

Com tanto marginal na rua, pólos regionais como Porto Velho, Ariquemes e Vilhena que já têm vivenciado dias difíceis com a criminalidade, se cuidem. A escalada das drogas no estado triplica os índices de violência e os presídios estão lotados de traficantes e de ladrões.

Então, salve-se quem puder neste período de festas! Imagino o cara-pálida leitor como uma presa, sendo espreitada pelos malfeitores como os gnus na travessia de rios na África, as voltas com leões e crocodilos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)