Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As gravações de políticos pedindo propinas - Inconfidência Amazônica - Terras caídas


As gravações de políticos pedindo propinas - Inconfidência Amazônica - Terras caídas - Gente de Opinião

Inconfidência Amazônica

De um lado, a proposta radical de separar a Amazônia do Brasil – o Nordeste também pode ser arrastado para essa sugestão – brota da incapacidade das esferas econômicas para compreender as condições especiais da Amazônia como zona de interesse maior da humanidade para fins climáticos e do Brasil para seu desenvolvimento sustentável.

De outro lado, correm informações atribuídas a fontes militares venezuelanas projetando a criação de um estado paralelo em regiões da amazônia com participação de organizações terroristas e narcotraficantes.

As duas situações não estão relacionadas, pelo menos não ainda, mas podem ser olhadas como uma “Inconfidência Amazônica”, para recordar o movimento pela independência que levou ao enforcamento de Tiradentes no 21 de abril de 1792. Para que as duas ameaças sejam conjuradas de pronto, o Brasil terá que dar fim imediato à polarização insultuosa da campanha eleitoral e promover a pacificação nacional.

De um lado, com ação interna baseada em conciliação e unidade. De outro, reforçando a cooperação internacional e recuperando os princípios da política externa pragmática desde JK e aprimorada pelo ministro Azeredo da Silveira no governo militar. Este fracassou na economia ao relaxar com a democracia, mas deixou alguns bons fundamentos.

....................................................

Cadê a nossa?

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro e do Paraguai Mario Abdo Benitez vão lançar no próximo dia 10, a pedra fundamental da segunda ponte ligando os dois paises em Foz do Iguaçu. Enquanto isto, cadê a nossa ponte binacioinal prometida há décadas ligando o Brasil a Bolívia? Tampouco foram assegurados até agora os recursos para a conclusão da ponte do Abunã.

A cirandinha

Depois de algumas semanas de cara virada para o governo Bolsonaro, a bancada federal do Amazonas voltou a pular cirandinha com o ministro da economia Paulo Guedes que demonstrava claramente sua má vontade com a Zona Franca de Manaus. Como Guedes voltou atrás, e como a necessidade faz o sapo pular, no caso  a necessidade de votos para a reforma da previdência, todo mundo ficou amiguinho.

Terras caídas

É nesta época do ano que o fenômeno das terras caídas – o desbarrancamento nos rios – aumenta nas regiões ribeirinhas de Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Em Cruzeiro do Sul (AC) desbarrancou até o atracadouro, em Porto Velho, bairros tradicionais são atingidos pelas forças das águas. Pior em Calama onde até a igreja esta ameaçada pelos banzeiros.

A desmoralização

O que ocorreu no meio de semana – as gravações de políticos pedindo propinas - desmoraliza completamente o pedido de impeachment do governador Marcos Rocha na Assembléia Legislativa. Se é que existe ainda algum bom senso, a casa de Leis deveria anular tudo e aguardar os desdobramentos do caso, já que as negociações foram encaminhadas nitidamente para rapinagem do erário.

Os Idosos

Projeto de lei, apresentado pela deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC) assegura benefícios as empresas que contratarem idosos. Na proposta ela explica que o empregador poderá promover deduções na contribuição a cargo da empresa destinada a seguridade social além de dedução no depósito para o FGTS desses contratos de trabalho. Os velhinhos  estão felizes pela oportunidade.

 

Via Direta

*** Conforme projeto do senador Lasie Martins (RS) a prisão das detentas que amamentam será trocada por prisão domiciliar *** Ocorre que tem aumentado geometricamente o numero de lactantes nos presídios brasileiros, inclusive na região amazônica *** O INSS já identificou quase 3 milhões de processos com indícios de fraudes no País.É coisa de louco *** Alguns políticos locais consideraram  uma verdadeira “arapuca” as gravações de parlamentares em Rondônia no meio da semana.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios quebrados e a Câmara Municipal de Porto Velho se transformou num parlamento de baixarias

Municípios quebrados e a Câmara Municipal de Porto Velho se transformou num parlamento de baixarias

Municípios quebradosMunicípios que não arrecadam o suficiente para os gastos obrigatórios ou que apresentam baixa qualidade de vida deveriam ser ex

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Senador Marcos Rogério na ponteira e Adailton Fúria e Hildon Chaves estão na briga pela segunda vaga

Sem ferrãoQuando até os direitos dos condenados são defendidos com apetitosas reduções de penas, como se viu no episódio da dosimetria (nome pomposo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

O clima eleitoral ainda está longe de esquentar, as coalisões de Hildon Chaves e esposas concorrendo

Nó na borrachaO desenvolvimento da ciência diariamente põe abaixo antigas crenças, da mesma forma que remotamente comprovou que a lua, o sol e fenô

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Super El Nino em Rondônia, Acre e Amazonas e a crise do leite

Voando altoQuem conhece a Amazônia, ainda que superficialmente, não desconhece a presença dos nevoeiros que pairam sobre a floresta. O que nem todos

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)