Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As gravações de políticos pedindo propinas - Inconfidência Amazônica - Terras caídas


As gravações de políticos pedindo propinas - Inconfidência Amazônica - Terras caídas - Gente de Opinião

Inconfidência Amazônica

De um lado, a proposta radical de separar a Amazônia do Brasil – o Nordeste também pode ser arrastado para essa sugestão – brota da incapacidade das esferas econômicas para compreender as condições especiais da Amazônia como zona de interesse maior da humanidade para fins climáticos e do Brasil para seu desenvolvimento sustentável.

De outro lado, correm informações atribuídas a fontes militares venezuelanas projetando a criação de um estado paralelo em regiões da amazônia com participação de organizações terroristas e narcotraficantes.

As duas situações não estão relacionadas, pelo menos não ainda, mas podem ser olhadas como uma “Inconfidência Amazônica”, para recordar o movimento pela independência que levou ao enforcamento de Tiradentes no 21 de abril de 1792. Para que as duas ameaças sejam conjuradas de pronto, o Brasil terá que dar fim imediato à polarização insultuosa da campanha eleitoral e promover a pacificação nacional.

De um lado, com ação interna baseada em conciliação e unidade. De outro, reforçando a cooperação internacional e recuperando os princípios da política externa pragmática desde JK e aprimorada pelo ministro Azeredo da Silveira no governo militar. Este fracassou na economia ao relaxar com a democracia, mas deixou alguns bons fundamentos.

....................................................

Cadê a nossa?

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro e do Paraguai Mario Abdo Benitez vão lançar no próximo dia 10, a pedra fundamental da segunda ponte ligando os dois paises em Foz do Iguaçu. Enquanto isto, cadê a nossa ponte binacioinal prometida há décadas ligando o Brasil a Bolívia? Tampouco foram assegurados até agora os recursos para a conclusão da ponte do Abunã.

A cirandinha

Depois de algumas semanas de cara virada para o governo Bolsonaro, a bancada federal do Amazonas voltou a pular cirandinha com o ministro da economia Paulo Guedes que demonstrava claramente sua má vontade com a Zona Franca de Manaus. Como Guedes voltou atrás, e como a necessidade faz o sapo pular, no caso  a necessidade de votos para a reforma da previdência, todo mundo ficou amiguinho.

Terras caídas

É nesta época do ano que o fenômeno das terras caídas – o desbarrancamento nos rios – aumenta nas regiões ribeirinhas de Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Em Cruzeiro do Sul (AC) desbarrancou até o atracadouro, em Porto Velho, bairros tradicionais são atingidos pelas forças das águas. Pior em Calama onde até a igreja esta ameaçada pelos banzeiros.

A desmoralização

O que ocorreu no meio de semana – as gravações de políticos pedindo propinas - desmoraliza completamente o pedido de impeachment do governador Marcos Rocha na Assembléia Legislativa. Se é que existe ainda algum bom senso, a casa de Leis deveria anular tudo e aguardar os desdobramentos do caso, já que as negociações foram encaminhadas nitidamente para rapinagem do erário.

Os Idosos

Projeto de lei, apresentado pela deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC) assegura benefícios as empresas que contratarem idosos. Na proposta ela explica que o empregador poderá promover deduções na contribuição a cargo da empresa destinada a seguridade social além de dedução no depósito para o FGTS desses contratos de trabalho. Os velhinhos  estão felizes pela oportunidade.

 

Via Direta

*** Conforme projeto do senador Lasie Martins (RS) a prisão das detentas que amamentam será trocada por prisão domiciliar *** Ocorre que tem aumentado geometricamente o numero de lactantes nos presídios brasileiros, inclusive na região amazônica *** O INSS já identificou quase 3 milhões de processos com indícios de fraudes no País.É coisa de louco *** Alguns políticos locais consideraram  uma verdadeira “arapuca” as gravações de parlamentares em Rondônia no meio da semana.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)