Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Airton Gurgacz não entrará na disputa da presidência da ALE


A reforma política

As polemicas da reforma política – como o financiamento de campanha – nem foram resolvidas pelo Congresso Nacional, passamos das 30 agremiações partidárias nas eleições de 2014 e um novo reordenamento de forças começa a ser desenhado no cenário político do país. São as acomodações projetadas com a criação de um novo partido para dar sustentação ao novo governo de Dilma Rousseff.

O PT saiu menor nas urnas, boa parte do PMDB já pensa em se afastar da presidenta reeleita com vistas a um projeto solo 2018, e uma nova legenda idealizada pelos irmãos Ciro e Cid Gomes (do Ceará), quer colocar lado a lado o PROS, descontentes do PSB e de outros partidos com vocação governista. Foi mais ou menos assim que surgiu o PSD, de Gilberto Kassab. Uma montoeira de políticos eleitos por partidos oposicionistas querendo contar com as benesses da situação e precisando trocar de lado.

Os acontecimentos nas esferas nacionais vão ter desdobramentos em Rondônia e alguns parlamentares federais já pensam na troca de partidos, visando ajustes e mais competitividade nas eleições municipais de 2016. 

Os entendimentos

Prosseguem os entendimentos para a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa. No tocante ao nome da base governista na peleja, o que se sabe, é que a definição vai sair do governador Confúcio Moura, com consulta ao senador reeleito Acir Gurgacz. Já se sabe também, que para facilitar os acordos o atual vice-governador e deputado estadual eleito Airton Gurgacz não entrará na disputa da presidência.

As acomodações

Aos poucos os novos deputados eleitos vão aparecendo e buscando as melhores acomodações na Assembléia Legislativa. Ocorre que os parlamentares do alto clero do parlamento estadual sempre têm gabinetes mais aparelhados do que os do baixo clero, e sendo assim estas salas são mais cobiçadas. O atual secretário da casa Eurípedes Lebrão tem atendidos a todos com a devida atenção.

Corpo de secretários

O ex-deputado federal Chagas Neto, com a saúde já recuperada, esta de volta ao batente e as lides políticas. Pelo seu importante trabalho no primeiro turno na campanha do governador Confúcio Moura, participando da virada sobre o tucano Expedito Junior, ele é cogitado a assumir um cargo relevante na esfera estadual a partir de janeiro. A expectativa é grande.

Os demitidos

Temos uma carga enorme de comissionados demitidos nos últimos dias no governo da Cooperação e na Assembléia Legislativa. Os diários oficiais estão lotados de listas e a chiadeira é grande, por causa do Natal e Ano Novo. Tanto o Poder Executivo como o Legislativo estão se enquadrando na Lei de Responsabilidade Fiscal, sob choro e ranger de dentes.

Bullying nas escolas

Com o bulliyng crescendo nos estabelecimentos de ensino, com a omissão das diretorias das escolas, se vê muitos estudantes resolvendo as pendências a pontapés, na faca ou até a bala. A discriminação contra alunos tem causado graves problemas psicológicos no alunado e nos têm chegado relatos até de tentativa de suicídios de jovens fragilizadas por esta prática. É preciso mais atenção das autoridades da educação.

Via Direta

*** Na Câmara de Vereadores de Porto Velho, depois de mais uma tentativa frustrada de cassar o mandato do prefeito Mauro Nazif, as coisas voltaram à normalidade *** Ainda tem muito candidato – e isto de todos os níveis – devendo serviços gráficos na praça *** Já no tocante as formiguinhas, todas foram pagas, porque quando caloteadas geram escândalos....

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)