Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Acordos amigáveis - Rachando o PSB - Mais impeachments - O troca-troca partidário


Acordos amigáveis  - Rachando o PSB - Mais impeachments - O troca-troca partidário  - Gente de Opinião

Acordos amigáveis

São verdades que a Amazônia está sob ataque, é alvo de uma disputa histórica, sofre efeitos visíveis dos rigores climáticos e é uma chave decisiva para o desenvolvimento brasileiro. Entre elas, porém, filtram-se falsidades na balbúrdia da polarização selvagem das redes sociais que só um Poder Legislativo em evolução, uma justiça melhor equipada e a imprensa profissional combatendo as fake news podem ajudar a esclarecer.

Na questão agrária, por exemplo, existe a controvérsia sobre se faltam terras agricultáveis no Brasil, o que justificaria desmatar ao arrepio da lei. Para acrescentar pimenta forte a essa discussão, em uma região tão repleta de lendas e disputas, há terras imaginárias, que só existem no papel e não fisicamente. O país ficará ainda mais mal falado mundo afora se donos imaginários continuarem a disputar terras reais a bala.

Será possível, sem balas rápidas ou Justiça lenta, separar o real do desejado? Em julho o promotor Luiz da Luz Quadros vai abrir a Promotoria de Justiça Agrária do MP em Castanhal (PA), com a missão de intermediar a resolução de conflitos de terra com o apoio de novos recursos tecnológicos. Garruchas à parte, o promotor sonha com acordos amigáveis lançando mão do Sistema Geográfico de Informação Fundiário criado na Universidade Federal do Pará.

.................................................

Troca-troca

O troca-troca partidário em vista das eleições municipais do ano que vem já começou. O primeiro a trocar de legenda foi Vinicius Miguel, que deixou o Novo. Mais recentemente, o ex-governador tampão Pereirinha deixou o PSB e ingressou no Solidariedade. Agora, o ex-deputado estadual Herminio Coelho esta deixando o PC do B para ingressar no Partido Verde-PV.

Rachando o PSB

Como se sabe, o ex-governador Pereirinha deixou o PSB de Mauro Nazif, possivel rival na peleja do Palácio Tancredo Neves no ano que vem, levando muitas lideranças consigo, além de representantes sindicais para o Solidariedade. Como Pereirinha não tinha controle do PSB, para ter garantia que poderá ser candidato a prefeito na capital precisava de um partido para chamar de seu.

Mais impeachments

 De Norte ao Sul deste Brasil varonil, vereadores chupins chantageiam prefeitos com encenações de impeachments. Dentro deste modus operandi, a vitima da vez agora é o prefeito de Guajará Mirim, Cicero Noronha (DEM). Em muitos casos, o próprio vereador escalado para pedir o afastamento e o primeiro a negociar o voto para a manutenção do alcaide no cargo. É coisa de louco!

A privatização

De autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), projeto de lei obriga os municípios brasileiros a privatizar os serviços de água e esgoto. É a terceira tentativa em apenas um ano, sendo que outras neste sentido acabaram frustradas. Mas agora a proposta ganha mais apoio em vista das companhias estaduais não atenderem as necessidades da população, como é o caso da Caerd em Rondônia.

Pela prorrogação

Os prefeitos brasileiros estãos se unindo em torno de um projeto que tramita no Congresso Nacional que assegura a prorrogação dos mandatos dos atuais alcaides e vereadores até 2022, coincidindo com mandatos de presidente da republica, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A justicativa, mais uma vez é a economia de divisas para o país dentro desta situação dificil.

Via Direta

*** Já existem previsões nos estados de que a economia brasileira sofra mais um período de desgaste no segundo semestre *** È mais um ano de recessão, mais um ano perdido para a economia nacional *** Com isto, estados e municípios vão precisar apertar ainda mais os cintos no decorrer de 2019 *** A papa-deputados de Rondônia, depois de reinar vários anos e de recentemente trocar de chefinho, levou um pé. Quem será a próxima vitima? *** Tem carne clandestina desembarcando em Porto Velho e ocasionando encrenca danada em alguns bairros. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Fazer diferente  + Pauta amazônica + O crescimento da Zona Leste + Frente de Esquerda

Fazer diferente + Pauta amazônica + O crescimento da Zona Leste + Frente de Esquerda

Fazer diferente Medo e expectativa em excesso causam paranoias e ilusões. O temor do governo brasileiro pelo Sínodo da Amazônia, não fazia sentido.

A receita de Mourão + Jogo de empurra + Areia movediça + No bico do corvo

A receita de Mourão + Jogo de empurra + Areia movediça + No bico do corvo

A receita de MourãoAlém da floresta, sua biodiversidade e povos, defendidos pelos mais corretos agentes do Estado, ongs e imprensa vigilante, algué

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razão + Top 5 dos prefeituráveis da capital + Obras da EFMM estão lentas +

O cliente tem razãoO caso de uma invasão de área indígena com desmatamento e queimada ilegais que demorou 28 anos na esfera judiciária anima novas

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneas + Balaio de gatos + É coisa de louco! + Plano Diretor de Porto Velho

Crenças errôneasNo passado, pensar o Brasil no exterior era imaginar o Rio de Janeiro, samba, mulatas e futebol. Turistas pouco afeitos à geografia