Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação


A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação - Gente de OpiniãoMesmos problemas

Constato, ao me debruçar sobre a performance do primeiro ano de gestão do prefeito de Porto Velho Mauro Nazif que ocorrem algumas coisas muito parecidas com os meses iniciais da administração do governador Confúcio Moura. É o caso das composições partidárias, envolvendo muitas agremiações, com adjuntos voduzando secretários para que o desafeto renuncie e eles, os conspiradores assumam a titularidade.

Como tanto a gestão estadual como a municipal são franGente de Opiniãokstênicas e cada uma delas montadas com inúmeros partidos compondo a base de sustentação, temos confusão de sobra. Na demissão do secretário da Saúde Macário Barros muita coisa vazada foi de fogo amigo, “coisa de Satanás”, como desabafou aquele que caiu.  Mais recentemente pediu demissão o titular da Educação professor Marcus Rocha. Era alvo de fofocas na própria pasta e não teve jogo de cintura para continuar.

No governo Confúcio foi quase três anos para apaziguar os representantes das 15 siglas da base aliada. Só recentemente os secretários, adjuntos e diretores das secretarias deixaram de se atacar – e vazar coisas do governo.

Enfim, o que se espera, são equipes mais ajustadas para 2014 e menos lambanças. No caso do estadual, teremos um ano decisivo que pode se consagrar ou afundar de vez a gestão da Cooperação.
 


 

A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação - Gente de OpiniãoPé na estrada

O senador Acir Gurgacz presidente regional do PDT já esta com o pé na estrada com vistas a formação das nominatas do partido a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Desde o início da semana esta percorrendo o interior e  neste sentido já se reuniu com lideranças aliadas em Vilhena, Pimenta Bueno e região central.



 

A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação - Gente de OpiniãoA mesma toada

A oposição rondoniense esta recitando como um mantra, que o governo Confúcio Moura é policialesco e que cada liderança que coloca a cabeça fora da toca leva uma paulada. O último a falar em perseguição é o ficha suja Ernandes Amorim, ex-prefeito, ex-senador e ex-deputado federal e adversário tradicional do governador na região de Ariquemes.


A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação - Gente de OpiniãoCatimbando

A grande verdade é que as lideranças envolvidas no processo sucessório estão ressabiadas depois que vários pretendentes ao Palácio Presidente Vargas foram alvo da ira do xerife Marcelo Bessa e Cia. Alguns políticos relutam em assumir candidatura ao governo. Alguns paralisaram os contatos nas últimas semanas. O próprio Frentão de oposição só projeta reuniões depois do carnaval.


 

A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação - Gente de OpiniãoCaso parecido

As cenas de terror no Complexo Penitenciário de Pedrinhas em São Luis, onde detentos tiveram cabeça decepada lembram muito o que ocorreu em nossa amada Rondônia na década passada no Presídio Urso Branco. Aqui os presos chegaram a jogar futebol com crânios. A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação.


 

A violência dentro dos presídios tende a aumentar com a superlotação - Gente de OpiniãoAs transferências

Já foram reservadas 25 vagas para os piores criminosos do Maranhão nos presídios federais pelo Brasil afora. Levando-se em conta que são quatro, instalados nas cidades de Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Catanduvas (PR), caso as vagas sejam divididas proporcionalmente para os criminosos, poderemos receber por aqui pelo menos meia dúzia desta cambada nas próximas horas.

Via Direta

*** O governador Confúcio Moura já promoveu algumas mudanças no primeiro escalão e deverá efetuar outras depois de consultas a base aliada *** Tudo em decorrência das eleições de outubro *** O deputado Moreira Mendes (PSD) garante aos aliados que vai se safar na justiça e disputar uma cadeira ao Senado no pleito vindouro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na Amazônia + Como fica bolsonarismo? + Planalto escolheu Marcos Rocha

Armas na AmazôniaAo seu estilo sempre polêmico, com declarações que produzem grande efeito midiático, o presidente Jair Bolsonaro atribuiu à “famíli

Lições de sobrevivência + Crise na esquerda + As alianças + Coisa de louco!

Lições de sobrevivência + Crise na esquerda + As alianças + Coisa de louco!

Lições de sobrevivênciaQuando se fala em evolução, o nome que surge de imediato é Charles Darwin. Quando o assunto é dedicação à Amazônia, é obriga

Descarbonizar a política + A era Cassol + A curiosidade + A hegemonia

Descarbonizar a política + A era Cassol + A curiosidade + A hegemonia

Descarbonizar a política O ex-ministro Joaquim Levy está surfando na pré-campanha eleitoral com uma oportuna proposta para aprimorar a agenda de de

O bem e a violência + A força do MDB + A canibalização + Disputa bem acirrada

O bem e a violência + A força do MDB + A canibalização + Disputa bem acirrada

O bem e a violênciaComo as ongs, nem todas as missões que se apresentam como religiosas têm realmente os bons propósitos assinalados em seus títulos