Sexta-feira, 26 de julho de 2013 - 18h05
A debandada começou
A última esperança do deputado Hermínio Coelho, presidente afastado da Assembléia Legislativa para tentar uma recuperação – e se manter no cargo – era o recurso no STJ. Já havia um inicio de debandada no seu grupo desde quarta-feira e a maioria dos deputados, em reunião colegiada manifestava a tendência de apoiar o afastamento definitivo de Hermínio e entronizar no cargo, de vez, o vice Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza), atualmente na titularidade.
Duas correntes aguardavam a decisão com ansiedade: os aliados de Hermínio que seriam todos apeados do poder, perdendo cargos bem aquinhoados e do outro lado os interessados na moralização da lei e dos costumes – sendo possível assim o enquadramento dos seus oponentes - já que o gabinete do presidente afastado estava repleto de espectros, laranjas e de irregularidades.
Na imprensa, onde o reino da trairagem também é ilimitado, poucos tomavam posição a respeito para não se queimar com a possível tendência vitoriosa. Faziam as contas: se Hermínio voltar poderiam ser castigados (com a perda de regalias...), se a tendência de mudança se confirmasse teriam que estar bem, pois afinal, rei morto é rei posto. E assim a banda tocava nas últimas horas, enquanto, um e outro, já começava a abandonar o navio.
Presos e deprimidos
Os vereadores presos – exceto Jair Montes que já deve ser experiente na bandidagem – estão chorosos e deprimidos. Alguns acompanham pelo programa Na Mira do 38, da TV Capital, a execração pública dos políticos e empresários envolvidos na Operação Apocalipse e percebem que a batata assou de vez.
Em recuperação
Depois de uma delicada cirurgia do coração em Brasília, o ex-deputado federal Francisco Sales – foi parlamentar constituinte ao lado de José Guedes – esta em convalescência. Sales também foi prefeito de Ariquemes e deputado estadual, pendurando as chuteiras nas últimas eleições com a saúde já debilitada.
Sem escândalos
Preocupados com o processo da reeleição, o que os deputados estaduais menos desejam é escândalos, já que teremos eleições no ano que vem e as caras novas na política são menos desgastadas. Por isto alguns chegaram a lembrar nos últimos dias a gestão do ex- presidente Neodi Carlos, que foi uma travessia segura, garantindo algum tempo de paz para o legislativo.
Nova travessia
Por isto, é quase consenso entre os parlamentares que é preciso um nome que garanta uma boa travessia ao parlamento estadual, em substituição ao atual presidente afastado, que esta protagonizando um verdadeiro inferno astral a imagem da Casa de Leis e por conseguinte, afetando as atividades dos deputados que pleiteiam a reeleição.
Hora do espanto
As autoridades policiais reforçam a participação do agora deputado Edvaldo Soares e do ex-chefe da Casa Civil, Ricardo Sá na Operação Apocalipse. Ao mesmo tempo, foram constatados depósitos de quase R$ 1 milhão nas contas de dois assessores do presidente afastado da ALE Hermínio Coelho. E o que dizer de Lindomar Garçon (PV), implicado até o talo com estelionatários e traficantes que não foi demitido do governo ainda?
Via Direta
*** O PTB se rebela e já fala em lançar candidatura própria a Presidência da República *** Mas a mídia encara a intenção por enquanto como mero balão de ensaio *** A Câmara de Vereadores de Porto Velho catimba a justa punição aos vereadores flagrados na Operação Apocalipse, o que não é nenhuma surpresa...
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us