Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A soberania da Amazônia + Pagamento do funcionalismo + Tziu Jidaias deverá polarizar + REVALIDA do diploma da medicina boliviana


A soberania da Amazônia  + Pagamento do funcionalismo + Tziu Jidaias deverá polarizar + REVALIDA do diploma da medicina boliviana - Gente de Opinião

A soberania da Amazônia

O discurso relativo à soberania sobre a Amazônia só é eficaz para o público interno, com fins nacionalistas. Como é uma região multinacional, embora a maior parte esteja no Brasil, o que importa para o público externo – governos, instituições multilaterais, consumidores, investidores, turistas – é se o Brasil está lidando bem com seu patrimônio inestimável, cujo bom aproveitamento é vital para o povo brasileiro e a humanidade.

A sugestão de que a Amazônia pode ser o equivalente para o Brasil ao que o Vale do Silício é para os EUA e o mundo funciona mais que discursos agressivos e diplomacia enviesada. Aproveitar bem os recursos naturais da região precisa se tornar um sonho igual e positivo para o Brasil e o mundo. O sonho que se pode sonhar juntos, aproveitando o conceito de Miguel de Cervantes, é um modelo de aproveitamento econômico da Amazônia sem tanto desmatamento, mirando benefícios concretos para os povos da região e os brasileiros em geral.

Estabelecer elos fortes entre a região, o agronegócio, a indústria, comércio e serviços fará a Amazônia deixar de ser o problema que a polarização irrefletida criou. Será um conjunto de soluções para direcionar de vez o desenvolvimento do Brasil rumo ao seu destino de riqueza e progresso. Não é uma utopia: há amplos recursos naturais, braços e inteligências capazes de torná-lo realidade. É só brigar menos e se entender mais.

............................................................

O recadastramento

Visando as eleições municipais do ano que vem, o Diretório Nacional do Partido Verde abriu um programa de recadastramento de filiados. Em Porto Velho, onde o Diretório Municipal desenvolve esforços neste sentido, com o resultado desta campanha nas mãos o pré-candidato a prefeitura da capital pelo partido, Herminio Coelho, terá condições de avaliar a força dos verdes para 2020.

O funcionalismo

 De olho nos votos dos serevidores, a Assembléia Legislativa de Laerte Gomes (PSDB),  do governo estadual de Marcos Rocha (PSL) e prefeitura de Porto Velho de Hildon Chaves (PSDB) anteciparam o pagamento do funcionalismo. Ocorre que 28 de oputubro é o Dia do Funcionalismo.  Afinal, somando-se os servidores municipais, estaduais e federais são quase 80 mil, uma enorme e decisiva força numa eleição na capital.

A polarização

 Pelas movimentações de bastidores, o ex-deputado estadual Tziu Jidaias (Solidariedade) deverá polarizar a campanha sucessória no ano que vem em Ariquemes com o atual prefeito Thiago Flores (PSL) e o postulante do PDT Geraldo da Rondônia. Para firmar sua candidatura Tiziu poderá contar em seu palanque com duas lideranças históricas no estado: os ex-governadores Confucio Moura (MDB) e Ivo Cassol (PP).

Pelo Revalida

Os deputados federais Lucio Mosquini (MDB) e Jaqueline Cassol (PP) tem acompanhado a luta dos academicos de medicina na Bolivia pelo revalida, que trocado em miudos é a legalização do diploma daqueles formandos no Brasil. A cada ano tem aumentado o numero de academicos brasileiros nas faculdades de Santa Cruz de La Sierra e em outros centros universitários bolivianos em vista dos custos reduzidos com relação ao que se pratica no Brasil.

Setor pesqueiro

Por iniciativa da senadora Soraia Trhonicke (PSL-MS) será realizada hoje (24) audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) sobre o turismo pesqueiro no País. Foram convidados para o evento o presidente da Embratur Gilson Machado Neto e o secretário nacional de Aquiculura e Pesca do Ministério da Agricultura Jorge Seif. Os petistas liderados pelo senador Paulo Rocha (PT) estão vendo com reservas as novas diretrizes para a pesca turística.

Via Direta

 *** De olho no rateio dos recursos do pré-sal o prefeito Hildon Chaves (PSDB) já vislumbra ampliar as demandas sociais na capital rondoniense *** O prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto (PDT) engrenou, tem recebido manifestações de apoio e sua militância já esta entusiasmada com seu projeto de reeleição *** Diferentemente de tantos concorrentes, Marcito é um político sério, pitoco, sem rabos e com as melhores credenciais para mais um mandato a frente do Paço Urupá  *** O governador Marcos Rocha (PSL) colocou o dedo na ferida ao sugerir que jornalistas (midia impressa e jornais eletrônicos) e  apresentadores de TV não troquem a dignidade por dinheiro *** Poderia falar também da fantasmarada do segmento, outra tradição nestas bandas *** Em Brasilia, continuam fervendo as relações entre os deputados e senadores do PSL *** Antes a briga entre os bolsonaristas era entre tapas e beijos, agora é só com tapas *** A prefeita de Cacoal Glaucione Nery já trabalha  seu projeto de reeleição e para tanto busca o apoio de uma coalizão de partidos.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)