Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A raiz da violência


A raiz da violência - Gente de Opinião

A raiz da violência

Esta mais do que claro que a raiz da violência em Porto Velho é o tráfico de drogas e a disputa pelo controle de dezenas de pontos de vendas nas populosas Zonas Leste (eixo Tancredo/JK/Ulisses) e Zona Sul (Eldorado/Caladinho/Aeroclube). A selvageria, no entanto, começou a degringolar com a transferência da trinca de Piraquara, os selvagens presidiários paranaenses, que transformaram o presídio Urso Branco num inferno no inicio a década passada.

Com a instalação do presídio federal de Porto Velho a coisa foi se agravando, já que no rastro das celebridades criminais vieram seus séquitos. O modus operandi dos criminosos de Rio e São Paulo começaria a rolar com assaltos a caixas eletrônicos, jogos de azar controlados por pistoleiros, etc. E dos bairros, a violência se espraiou também para a região central.


A raiz da violência - Gente de Opinião
 

Até a formação as organizações criminosas nos presídios era uma questão de tempo e agora, as sucursais do crime – já infiltradas na política – começam a travar disputa sanguinária por aqui desafiando as autoridades de segurança pública.

Asfixiar o tráfico de drogas e de armamento na fronteira é imperativo para derrotar o crime. Sem isto a tendência é a coisa aumentar cada vez mais.

A raiz da violência - Gente de OpiniãoPlantaram

O atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) desmentiu que tenha cogitado se transferir para os Estados Unidos, como foi plantado por alguns órgãos de comunicação. A coisa foi feita para queimá-lo já que ele é um dos possíveis candidatos ao governo no ano que vem tendo várias alternativas para estudar, inclusive o apoio do Frentão.

Gente de OpiniãoUma definição

Vários pré-candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados aguardam na região central a definição do ex-governador José Bianco. Seu grupo político ainda não definiu a opção, enquanto alguns parentes o querem na Câmara dos Deputados, outros aliados desejam que ele encerre sua carreira política na Assembléia Legislativa onde tudo começou.

Gente de OpiniãoNa espera

Outra decisão bastante esperada é a do atual presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio Coelho (PSD). Ele viajou com a família para o Nordeste e na volta deve se pronunciar sobre sua alternativa. Nos meios políticos espera-se que seja a reeleição á Assembléia Legislativa ou uma cadeira à Câmara dos Deputados.

Gente de OpiniãoOpção natural

O governador Confúcio Moura, ao avaliar as forças adversárias para o embate do ano que vem, entende como uma opção natural dos ex-aliados Bianco e Expedito liderar o Frentão de oposição. Afinal, segundo ele, estas forças políticas sempre foram adversárias do PMDB ao longo das últimas décadas


 

A raiz da violência - Gente de OpiniãoPovo desconfiado

Depois daqueles dias de terror na semana passada, a população de Porto Velho ficou meio ressabiada. Muitos estabelecimentos comerciais continuam fechando mais cedo, visitar o Shopping só com muito cuidado e a vida noturna se restringiu muito. O crime organizado continua causando medo e desconfiança na capital.


 

A raiz da violência - Gente de OpiniãoPosição firmada

Em notas oficiais a Arquidiocese de Porto Velho e a OAB-RO cobraram soluções para a violência e a crise da segurança pública vivenciada na capital bem como em algumas regiões do estado. Os posicionamentos repercutiram muito no final de semana, enquanto a população se resguardava indo dormir mais cedo.
 


 

Via Direta

***Subindo, o Rio Machado ameaça uma baita cheia na temporada *** Que os ribeirinhos fiquem de barbas de molho desde já *** Garimpeiros clandestinos buscam o “Natal” embrenhados nas bordas da reserva Roosevelt *** Muitos tem medo dos índios, mas não tem vergonha...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas

A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista

Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas

Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)