Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013 - 18h01
A raiz da violência
Esta mais do que claro que a raiz da violência em Porto Velho é o tráfico de drogas e a disputa pelo controle de dezenas de pontos de vendas nas populosas Zonas Leste (eixo Tancredo/JK/Ulisses) e Zona Sul (Eldorado/Caladinho/Aeroclube). A selvageria, no entanto, começou a degringolar com a transferência da trinca de Piraquara, os selvagens presidiários paranaenses, que transformaram o presídio Urso Branco num inferno no inicio a década passada.
Com a instalação do presídio federal de Porto Velho a coisa foi se agravando, já que no rastro das celebridades criminais vieram seus séquitos. O modus operandi dos criminosos de Rio e São Paulo começaria a rolar com assaltos a caixas eletrônicos, jogos de azar controlados por pistoleiros, etc. E dos bairros, a violência se espraiou também para a região central.
Até a formação as organizações criminosas nos presídios era uma questão de tempo e agora, as sucursais do crime – já infiltradas na política – começam a travar disputa sanguinária por aqui desafiando as autoridades de segurança pública.
Asfixiar o tráfico de drogas e de armamento na fronteira é imperativo para derrotar o crime. Sem isto a tendência é a coisa aumentar cada vez mais.
Plantaram
O atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) desmentiu que tenha cogitado se transferir para os Estados Unidos, como foi plantado por alguns órgãos de comunicação. A coisa foi feita para queimá-lo já que ele é um dos possíveis candidatos ao governo no ano que vem tendo várias alternativas para estudar, inclusive o apoio do Frentão.
Uma definição
Vários pré-candidatos a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados aguardam na região central a definição do ex-governador José Bianco. Seu grupo político ainda não definiu a opção, enquanto alguns parentes o querem na Câmara dos Deputados, outros aliados desejam que ele encerre sua carreira política na Assembléia Legislativa onde tudo começou.
Na espera
Outra decisão bastante esperada é a do atual presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio Coelho (PSD). Ele viajou com a família para o Nordeste e na volta deve se pronunciar sobre sua alternativa. Nos meios políticos espera-se que seja a reeleição á Assembléia Legislativa ou uma cadeira à Câmara dos Deputados.
Opção natural
O governador Confúcio Moura, ao avaliar as forças adversárias para o embate do ano que vem, entende como uma opção natural dos ex-aliados Bianco e Expedito liderar o Frentão de oposição. Afinal, segundo ele, estas forças políticas sempre foram adversárias do PMDB ao longo das últimas décadas
Povo desconfiado
Depois daqueles dias de terror na semana passada, a população de Porto Velho ficou meio ressabiada. Muitos estabelecimentos comerciais continuam fechando mais cedo, visitar o Shopping só com muito cuidado e a vida noturna se restringiu muito. O crime organizado continua causando medo e desconfiança na capital.
Posição firmada
Em notas oficiais a Arquidiocese de Porto Velho e a OAB-RO cobraram soluções para a violência e a crise da segurança pública vivenciada na capital bem como em algumas regiões do estado. Os posicionamentos repercutiram muito no final de semana, enquanto a população se resguardava indo dormir mais cedo.
Via Direta
***Subindo, o Rio Machado ameaça uma baita cheia na temporada *** Que os ribeirinhos fiquem de barbas de molho desde já *** Garimpeiros clandestinos buscam o “Natal” embrenhados nas bordas da reserva Roosevelt *** Muitos tem medo dos índios, mas não tem vergonha...
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us