Terça-feira, 15 de julho de 2014 - 22h08

O ano das creches
O prefeito Mauro Nazif (PSB) procura dar uma resposta aos clamores dos bairros operários assumindo o compromisso de concluir, em parceria com o governo federal, 16 creches, atendendo 5 mil crianças até o ano de 2015. Além dos bairros mais populosos também os distritos serão contemplados além dos conjuntos habitacionais mais populosos, como o Orgulhos do Madeira, em fase de conclusão, na região da Vila Mariana, Zona Leste de Porto Velho.
Com uma grande massa de mulheres operárias, Porto Velho é extremamente carente de vagas para as crianças. Esta situação tem sido um grande entrave para as trabalhadoras e recente pesquisa indica que se trata de uma das maiores reivindicações da periferia juntamente com a questão da regularização fundiária e, nas invasões, a questão da eletrificação.
Nos últimos anos os PACs I e II, pelos mais variados motivos não tem conseguido materializar as propostas de ampliação do numero de vagas para atender a crescente demanda ampliada consideravelmente com o ciclo das usinas do Rio Madeira. Os cronogramas estão atrasados e, quiçá, a atual gestão consiga levar a bom termo o anuncio das novas creches para a capital.
Nó para desatar
O Congresso Nacional tenta desatar um nó: Conforme a Constituição, se a Lei de Diretrizes Orçamentárias não for aprovada até 17 de julho, quinta-feira, os congressistas serão impedidos de entrar em recesso até cumprir o dever de casa. Existem várias outras matérias tramitando, na Comissão de Orçamento, entre elas o projeto que viabiliza reajuste de policiais federais e de peritos federais agrários.
Em família
O senador Ivo Cassol (PP) discursou em Brasília preconizando a necessidade da irmã Jaqueline Cassol (PR) ser eleita governadora de Rondônia, sua esposa Ivone Cassol (PP) Senadora. Ivo também tem uma outra parente sua, a empresária Sheila Cassol que é candidata a Deputada Federal. Só faltou lançar candidato o papagaio e o cachorro da família...
Só boatos
Os boatos rolaram na cidade dando conta que a ex-senadora Fátima Cleide (PT) estava impugnada e não poderia disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados como pretendia. Na verdade, a ex-parlamentar não foi enquadrada na lei do ficha limpa. Houve restrições a sua prestação de contas na eleição a prefeitura de Porto Velho, mas isto não gerou impedimento. Fafá esta firme e forte.
A fragmentação I
A fragmentação de votos na capital vai ser de lascar e beneficiar a concorrência no interior. Vejam alguns nomes disputando o reduto de 300 mil eleitores: 1-Amir Lando (PMDB) 2- Fátima Cleide (PT) 3-Everaldo Fogaça (PTB) 4-Roberto Sobrinho (PT) 5-Lindomar Garçon (PMDB) 6–Sid Órleans (PT) 7- Mariana Carvalho (PSDB) 8 – Agnaldo Muniz (PSC).

A fragmentação II
A lista dos federais se fragmentando segue com: 9 –Expedito Neto (Solidariedade) 10 – Guilherme Erse (PSD) 11 –Dalton di Franco (PDT) 12 –Jair Montes (PTC). Além destes nomes e outros tantos, temos ainda o ex-governador José de Abreu Bianco (DEM), a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) e o deputado federal Nilton Capixaba com redutos fortes por aqui na peleja das cadeiras da Câmara dos Deputados.
Via Direta
*** O Dr. Amado Rahal e o apresentador Aécio da TV reforçam a chapa de candidatos a Assembléia Legislativa do PP *** É tanto pedido de impugnações na justiça eleitoral rondoniense que os juízes terão trabalho dobrado nos próximos dias *** Com reforços obtidos na chapa à Câmara dos Deputados, a aliança PP/PR/PPS espera eleger o deputado Luiz Claudio (Rolim) a Câmara dos Deputados.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)