Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A flexibilização da LRF


A flexibilização da LRF - Gente de Opinião

A flexibilização da LRF

Pressionados por prefeitos e governadores já entalados, os congressistas examinam vários projetos para flexibilizar a Lei de Responsabilidade Fiscal criada há 15 anos e que pune com rigor seus infratores. A medida limita gastos com pessoal e programas sociais e por isto tem sido uma pedrinha no sapato dos administradores.

A lei que estabelece limite aos estados, municípios e ao governo federal exige que cada despesa corresponda a uma fonte de recursos. Um estudo da Secretaria do Tesouro Nacional mostra que os estados gastavam 60 por cento da receita corrente liquida com pessoal em 2000 sendo que este percentual havia chegado a 70 por cento em 1977.

Já vigorando há mais de uma década, considerada um marco no controle dos gastos públicos a medida mudou muitas práticas viciadas na vida pública. Devido às penas severas, muitos governadores e prefeitos já estão com a faca no pescoço e com medo dos seus efeitos ao final de seus mandatos e buscam desesperadamente as mudanças. Com a palavra os deputados federais e senadores.


Haja condenados

A flexibilização da LRF - Gente de OpiniãoO ano de 2015 segue como os anos anteriores m nossa amada Rondônia: muitos políticos – de vereador a governador - e empresários presos, condenados ou alvo de processos por corrupção, malversação etc. Temos algumas celebridades, inclusive prestes a cumprir cadeião como o senador Ivo Cassol, já condenado em todas as instâncias e já a caminho do patíbulo.


 

A convenção

A flexibilização da LRF - Gente de OpiniãoLindomar do Sandubas esta convocando amigos e correligionários para a convenção do PSDB marcada para o próximo final de semana, dia 16, na sede da legenda no bairro Nova Porto Velho. É o início da caminhada para as eleições municipais. Se quisserem, os tucanos terão candidata de ponta e favorita, que é a deputada Mariana Carvalho, mas ela esta se esquivando da missão.
 

Agenda cheia

A flexibilização da LRF - Gente de OpiniãoO senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT cumpriu agenda cheia no final de semana no interior do estado, participando de inaugurações de obras, fruto de suas emendas parlamentares. Nesta segunda se reune pela manhã com dirigentes do partido em Porto Velho e logo em seguida segue para Brasília onde vai pleitear a recuperação das estradas rondonienses em audiências no DNITT e Ministério dos Transportes.
 

Sinuca de bico

A flexibilização da LRF - Gente de OpiniãoA última coisa que o historiador Anisinho Gorayeb queria era entrar na política. No entanto, parentes, amigos e correligionários estão empurrando o comunicador para o pleito do ano que vem e embora negue a coisa de pés juntos ele começa a reavaliar as manifestações que recebeu nos últimos dias. É uma sinuca de bico, mas terá as bênçãos do raposão Odacir Soares, pré-candidato a prefeito no ano que vem.

Grito da Terra

A flexibilização da LRF - Gente de Opinião

Pequenos agricultores de todo estado começam a chegar a Porto Velho para mais uma edição do Grito da Terra. O movimento rural deve reunir cerca de 4 mil pequenos agricultores em mais uma jornada programada para acontecer nos dias 19, 20 e 21, com acampamento no pátio do INCRA, como ocorreu no ano passado. Justiça e paz no campo, saúde e educação, fazem pauta das reivindicações.


 

Via Direta

***O lençol freático da capital subiu muito no inverno amazônico facilitando as alagações nas regiões mais baixas da cidade *** A população de Machadinho do Oeste esta preocupada com a falta de definições sobre a construção da Usina Tabajara. *** A obra é considerada uma redenção para a economia regional *** Os urbanitários entram em greve nesta segunda feira por divisão de lucros na Eletrobrás.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

Marcos Rocha é favorito na composição de chapas ao Senado

 A bandeira das TRsNossa bandeira jamais será vermelha, sem dúvida, mas “Brasil” significa madeira avermelhada, da cor da brasa. A ibirapiranga é só

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

A candidatura de Expedito Neto pelo PT não colou

Peixões na redeQuando for contada no futuro a história da polarização Lula x Bolsonaro, uma das conclusões será que apesar de seus adeptos se vigia

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)