Terça-feira, 4 de outubro de 2016 - 22h01
Fiscalização frouxa
Agora, além da pirataria com assaltos nas embarcações que cruzam os rios da Amazônia, mais roubos de minérios e de madeiras nobres, a região Norte do pais assiste a pratica da biopirataria com supernavios estrangeiros roubando águas dos mananciais dos grandes rios amazônicos. É a chamada hidropirataria que já vem ocorrendo já certo tempo no caudaloso Rio Amazonas conforme chegam às informações aos cientistas e autoridades brasileiras.
Navios enormes, como os superpetroleiros, são usados na prática abusiva e até agora a Agencia Nacional de Águas (ANA), mesmo considerando a coisa ilegal não tomou as providências cabíveis, justificando que ainda não recebeu denuncias e com sito não tem condições legais para agir.
A ANA, segundo seus dirigentes ainda aguardam uma posição oficial para então agir em conjunto com a Marinha e a Policia Federal numa operação que se estenderá pela foz dos rios de toda região Amazônica próxima ao Oceano Pacífico. A defesa das águas brasileiras esta na Constituição Federal, no artigo 20 que trata dos bens da União. Em seu inciso III, a legislação determina que rios e qualquer corrente de água no território nacional, inclusive o espaço do mar territorial pertence à União.
Festa tucana
Os tucanos festejaram a primeira colocação do candidato Hildon Chaves na eleição da capital e logo em seguida traçaram os rumos da campanha no segundo turno dia 30. O clima é de otimismo e no campo de estratégia ficou acertado que não haverá acordos com nenhum grupo partidário para evitar a negociação de cargos e o comprometimento da futura gestão.
.jpg)
Lambendo as feridas
Já, com relação ao candidato petebista Leo Moraes – considerado na aldeia suspeito de ter comprado pesquisas para ficar em primeiro lugar no primeiro turno – depois de lamber as feridas da derrota para o tucano, tratou logo de montar a estratégia para o segundo turno. Ficou decido que não será aceito o apoio do petista Roberto Sobrinho e tampouco do atual prefeito Mauro Nazif que certamente trariam junto desgastes para a campanha.
A tendência
.jpg)
Sem precisar usar o expediente de pesquisas, o que se vê agora é uma continuidade do efeito manada em andamento a favor do tucano. A tendência neste segundo turno é de uma expressiva vitória do ex-promotor Hildon Chaves. Deve levar pau à vontade do adversário (agora em desvantagem) a partir de agora já que não aceitou apoio nem de Nazif e tampouco dos petistas e de Confúcio. Vai enfrentar uma campanha dura no segundo turno, com jogo pesado.
Cassol voduzante
.jpg)
Considerado um pé de coelho às avessas nas eleições de Porto Velho – três candidatos já foram derrotados na capital com seu “apoio” – o senador Ivo Cassol esta fechado com Leo Moraes, mas sua presença foi evitada no primeiro turno. Pois é, o pé frio do Ivo tinha dois candidatos a prefeito na capital nesta temporada: Leo e Ribamar. O segundo já ficou no meio do caminho e Leo já despencou na reta de chegada do primeiro turno e tem tudo para ter o mesmo destino de Leoni, Garçon e Mário Português nas urnas.
Um percalço
.jpg)
Por ter escolhido um candidato pesado como um cargueiro da FAB lotado de chumbo, o PMDB pagou o preço pela escolha de um postulante a prefeito pouco competitivo. Com isto, o governador Confúcio Moura que se empenhou pessoalmente na eleição de Willians Pimentel tubulou gloriosamente junto. O mesmo ocorreu com o presidente da ALE Maurão de Carvalho, que foi às ruas tocar a campanha de Pimentel. Confúcio deve sair ao Senado e Maurão ao governo e a dobradinha já teve o seu primeiro percalço.
Via Direta
*** O dirigente Adelino Follador, dos Democratas comemorou as vitórias do partido em Ariquemes (em coligação) e nos municípios de Cacaulândia e Montenegro com candidaturas próprias *** Fazendo um balanço do crescimento do PSDB no estado o presidente regional Expedito Junior festejou os resultados tucanos em Porto Velho e Rolim de Moura, seus redutos eleitorais mais importantes *** A prefeita Lebrinha (PMDB) foi muito festejada pelas lideranças do partido por sua reeleição em São Francisco..jpg)
.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Se Marcos Rocha fosse desistir, Luana e Sandro, seus familares, teriam paralisado suas campanhas
A mandioca é nossaEm todos os setores, diariamente são comunicadas novas descobertas sobre a Amazônia. Isso não significa que só agora ocorrem desc

Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)