Terça-feira, 10 de junho de 2014 - 21h13
A dragagem do Madeirão
Depois de anos de promessas e de cobranças da bancada federal de Rondônia, finalmente o Núcleo de Obras e Melhoramentos das Hidrovias da Amazônia Ocidental anunciou para o próximo mês de julho a dragagem do Rio Madeira, como revelou o G1 no final de semana.
A medida tem importância fundamental tanto como forma de reduzir novas catástrofes como foi a cheia de 2014, como servirá para impulsionar a capacidade de cargas das balsas que transportam grãos para exportação pela hidrovia.
Tantas vezes anunciadas e tantas vezes adiada, a dragagem é um alento. Como a cidade de Rio Branco já vivencia com cheias há quase uma década e Manaus experimenta enchentes pelo terceiro ano seguido, não é exagero se pensar que em 2015 Rondônia volte a se afundar com as águas do madeirão, num momento que Porto Velho e seus distritos ainda estarão longe da recuperação. A dragagem reduzirá os riscos de noca cheia.
Portanto, a dragagem, parte integrante do Plano de Aceleração do governo federal vem em boa hora. A possibilidade de um replay de chuvarada e degelo nos altiplanos bolivianos tem que ser considerada, e levando-se em conta o aquecimento global é bom a gente ficar de barbas de molho.
Prazo a Neodi
O deputado estadual Neodi Carlos, tem prazo até amanhã para se decidir se aceita a indicação de vice na chapa apoiada pelo senador Ivo Cassol (PP). Foi o que ficou acertado no encontro entre os dois caciques realizado em Machadinho do Oeste. Aceitando a proposta, Neodi deixaria o grupo de Expedito Junior, que pilota o Frentão. Nos bastidores é considerada como certa a troca.
Convenção tucana
O presidente estadual do PSDB, ex-senador Expedito Junior se mostrou animado com a ascensão do presidenciável Aécio Neves nas últimas pesquisas e anunciou a convenção estadual do partido para o próximo dia 27. Também as legendas aliadas, com suas nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, devem sacramentar seus postulantes na mesma data.
Nem na marra
Os peemedebistas, mesmo rejeitados publicamente pelos petistas como gatos sarnentos, resolveram dar um ultimato para o PT se decidir indicar o vice da chapa a reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB). Pelo que se sabe os petistas não aceitam acordo com o PMDB nem na marra. No PMDB se acredita que Dilma e Lula vão aparar as asas dos petistas contrários a aliança.
Puro sangue
O PMDB tem chapa pronta, puro sangue, de candidatos a Assembléia Legislativa com uma nominata de 33 postulantes. Nas contas do presidente nacional Valdir Raupp o partido pode fazer até cinco deputados. Já, para a nominata à Câmara dos Deputados o PMDB conta com 12 candidatos e já se admite coligação com legendas aliadas como PDT, PSB, PTB e DEM.
Serviço funeral
O vereador Sid Órleans (Porto Velho), pré-candidato a Câmara dos Deputados pelo PT lamentou a suspensão dos contratos entre a prefeitura de Porto Velho com as funerárias locais encarregadas de atender as famílias carentes. Ele cobrou da prefeitura da capital a realização com urgência de uma nova licitação para os serviços funerários.
Via Direta
*** Muitas informações desencontradas e muitos boatos sobre as composições partidárias nesta reta final de negociações e inicio de convenções *** Hoje é considerado um dia “D” para definições dos petistas. Enquanto isto, o Padre Tom mantém sua candidatura ao governo *** O PC do B ainda não decidiu quem irá apoiar ao governo do estado.
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b