Porto Velho (RO) domingo, 27 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança


O custo do poleiro

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Permanecer no poleiro do Planalto se tornou um objetivo dispendioso para o presidente Michel Temer, que por conta do medo de ser cassado já liberou cerca de R$ 1 bilhão em emendas parlamentares para os congressistas e já prepara um pacote de bondades para agradar governadores e prefeitos. É bom que se diga que a liberação de recursos das chamadas emendas impositivas é um artifício legal, previsto na lei, só que os recursos foram adiantados com a finalidade de agradar a base aliada.

A articulação da liberação de recursos para deputados e senadores não é algo novo no Congresso Nacional em casos de ameaça de impeachment. A ex-presidente Dilma Rousseff chegou apelar para o mesmo expediente, mas sua situação já era insustentável, e deu no que deu, com o afastamento aprovado.

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Conseguindo reverter uma situação que lhe era claramente desfavorável, o presidente Temer já sinaliza ter encontrado as condições para encerrar o mandato, mesmo com o mundaréu de acusações que paira sobre si e de escândalos que eclodiram no seu governo. Com o apoio do PSDB, que detém a terceira maior bancada no Congresso se vê que já salvou o pescoço.



 

Ponte no Abunã


Vídeo SICTV

Quem passa pela BR 364 com destino a Extrema e Nova Califórnia constata na altura do Abunã, a construção da ponte sobre o Rio Madeira em passos de tartaruga. Certamente o contingenciamento de recursos da União afetou o andamento da obra e o que se vê é que tantas outras iniciativas federais estão ameaçadas sequer sair no papel nos próximos anos. Urge chiadeira da bancada federal para reverter à situação.

Audiência hoje

Por falar de obras paralisadas e catimbadas em Rondônia, a Comissão de Infraestrutura do Senado realiza hoje em Brasília audiência pública para cobrar a restauração da BR 364, na extensão rondoniense de quase 1000 quilômetros e a liberação do embargo da recuperação do meião da rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus. Que os senadores aproveitem também para cobrar outras demandas como a dragagem do Rio Madeira.

A difícil reeleição

A difícil reeleição - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O que mais se constata nos meios populares é o desafio da reeleição dos deputados estaduais, federais e senadores. No ponto em que esta a revolta do povão com a classe política, só os representantes que mostrarem muito trabalho e que estiverem “pitocos” (sem rabos com a Lava Jato, propinodutos, negociatas etc) conseguirão superar o desafio de serem reeleitos. Esta muito difícil separar o joio do trigo.

Criando farofeiros

Com a decisão das companhias aéreas de cobrar alimentação nos vôos nacionais, sem dúvida teremos a criação de uma geração de farofeiros no ar, como ocorre em algumas caríssimas praias brasileiras. O colunista que vos fala, por exemplo, já levará consigo em viagens futuras, asinhas de frango com farofa, macaxeira frita, pupunha cozida e bolo de fubá. Ègua!  Tche! Uai! Nesta época junina, milho cozido também.

Em todos os níveis

Em novo depoimento, o poderoso dono da JBS, J. Batista confirmou que o presidente Michel Temer é o grande chefão de uma organização criminosa formada por congressistas e ministros. Em Rondônia, não faz muito tempo foi desvendadas Orcrins com envolvimento de deputados, secretários de estado e vereadores. Como se vê, a rapinagem ocorre em todos mos níveis.

Gente de Opinião
.

Via Direta

*** Remédios para gripe e conjuntivite movimentam as farmácias na capital *** È o início do verão, com fumaça e poeira na periferia *** Alguns secretários do governo Confúcio são considerados candidatos de ponta nas eleições do ano que vem *** Casos de Emerson de Castro, chefe da Casa Civil a Câmara dos Deputados, Willians Pimentel e Neiva de Carvalho para a Assembléia Legislativa *** No caso do diretor do DER indicado por deputados, criou-se um poderoso predador...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Nem Raupp, tampouco Cassol ou Confúcio se elegeram com vices de ponteira - Por Carlos Sperança

Nem Raupp, tampouco Cassol ou Confúcio se elegeram com vices de ponteira - Por Carlos Sperança

A perfumaria amazônica Em maio de 1921, a estilista Coco Chanel testou uma série de alternativas até encontrar o perfume ideal, batizado como Chanel n

Cornucópia de bondades  - Por Carlos Sperança

Cornucópia de bondades - Por Carlos Sperança

Em plena campanha eleitoral de 2016, os candidatos gastaram o Latim para se apresentar como “gestores”, milagreiros capazes de elaborar bons projetos

Com a saúde restabelecida, Chagas Neto vem com tudo na peleja para a ALE

Com a saúde restabelecida, Chagas Neto vem com tudo na peleja para a ALE

Um bode expiatórioUm jogo de vídeo intitulado “Paraíso Verde” (assim, em Português) provavelmente não despertaria emoções com a adrenalina do Green He

Em termos de regionalização de candidaturas, o ex-prefeito Jesualdo Pires vem forte - Por Carlos Sperança

Em termos de regionalização de candidaturas, o ex-prefeito Jesualdo Pires vem forte - Por Carlos Sperança

A goleada dos Mosquitos A comemoração do governo Michel Temer alegando que “o Brasil voltou” nem de longe se parece com o desenvolvimentismo de JK. Pa