Porto Velho (RO) sábado, 20 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A batata de Porto Velho esta assando - Um especialista - A Transrondônia


A batata de Porto Velho esta assando - Um especialista - A Transrondônia - Gente de Opinião

O fator regional

Só o tempo dirá se haverá correspondência do governo ao entusiasmo do prefeito de Manaus, Arthur Neto, com a eleição do amapaense Davi Alcolumbre à Presidência do Senado.

É natural boa expectativa quanto às demandas da Amazônia devido às presenças nos principais quadros do Planalto de amigos da região, como os generais Augusto Heleno, Eduardo Villas Bôas e Maynard Santa Rosa, mas é preciso compreender que suas funções e responsabilidades compõem um governo que precisa pensar o conjunto nacional.

Embora este seja também o foco dos senadores e deputados dos estados amazônicos, cabe-lhes honrar a defesa da região – sobretudo porque o Brasil tem uma imensa dívida infraestrutural para com a Amazônia. Mesmo que não chegasse à Presidência do Senado, Davi Alcolumbre estaria naturalmente na linha de frente na defesa da pauta amazônica.

Entretanto, para defender as condições necessárias à equalização do desenvolvimento da Amazônia com as regiões mais privilegiadas, o novo presidente do Senado terá que enfrentar a carta branca dada pelo presidente Jair Bolsonaro ao ministro Paulo Guedes. Com argumentos bem fundamentados será possível convencer o chefe da economia nacional sobre a situação especial do fator regional amazônico.

..................................................................

Um especialista

Com o ingresso do ex-deputado federal Luis Claudio (PR) na Secretaria da Agricultura de Porto Velho, a gestão Hidon Chaves (PSDB) ganhou um especialista na área. O ex-parlamentar é a maior referencia rondoniense em termos de agropecuária e já se destacava no setor deste os tempos da Emater e Assembleia Legislativa. Não bastasse, é pitoco. Algo raro na política.

A Transrondônia

Não lembro de invernos amazônicos chegando atingir cinco pontos de interrupção na rodovia 364 como ocorreu este ano. Mais do que nunca Rondônia, Acre e Amazonas precisam de uma estrada paralela a 364 para não ficarem isolados com o resto do país. A solução é a Transrondônia iniciada por Cassol na década passada, ligando a região de Nova Mamoré até o Cone Sul rondoniense. Hoje, grande parte desta estrada já esta pronta.

Batata assando

A batata de Porto Velho esta assando como nunca e o Madeirão pode transbordar ainda mais, muito mais nos próximos dias. No meio de semana as chuvas torrenciais na Bolívia causaram cheias com grandes estragos e milhares de cabeças de gado morreram afogadas, lembrando o desastre climático de 2014. O problema é que todo este aguaceiro esta descendo ao  Rio Mamoré e logo se transforma numa visita incômoda a Porto Velho.

Mais cedo

Por causa da cláusula de barreira imposta pela nova lei eleitoral o troca-troca de partidos começou mais cedo e os partidos que não atingiram o percentual de eleitos e de votos nos estados acabaram se complicando. Já são 12 senadores que mudaram de sigla neste início de novo mandato e o PSB de Gilberto Kassab foi o partido que mais ganhou representantes. O PTB foi o que mais perdeu.

Na articulação

Desde que o ex-deputado Miguel de Souza deixou de tratar da liberação de recursos de projetos de Rondônia em Brasília, estado e municípios perderam muitos recursos de emendas parlamentares. A partir de agora vai tratar desta articulação em Brasília o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PRB). Na semana passada já conseguiu liberar aos municípios cerca de R$ 12 milhões. Como se vê, estreou bem.

Via Direta

*** Os deputados federais de Rondônia já estrearam no Congresso e com boa performance inicial*** O rigoroso inverno amazônico esta colocando muitas prefeituras em dificuldades em atender as demandas das estradas vicinais *** O senador Confúcio Moura (MDB-RO) anuncia que suas prioridades no Senado serão os segmentos de educação e ciência e tecnologia *** Os comerciantes da região portuária da capital estão seriamente preocupados com a perspectiva de uma nova enchente. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Troca de siglas de partidos SUJOS - Caso Daniel, assessor vai pagar o pato - Reino de propina das usinas

Troca de siglas de partidos SUJOS - Caso Daniel, assessor vai pagar o pato - Reino de propina das usinas

Frentes amazônicasTodos são inexperientes até adquirirem alguma prática. Inexperiência não é, em si, um problema. É nada além de uma situação provis

Silenciar é omissão - Vants sumiram - Mãe Joana - E a transparência?

Silenciar é omissão - Vants sumiram - Mãe Joana - E a transparência?

Silenciar é omissãoAo contrário de dividir e separar as terras das margens que banha, o Rio Amazonas as une. Não há linhas precisas, como as vistas

Jordan voduza Marcos Rocha - A criminalidade esta nas alturas - Tem Revanche?

Jordan voduza Marcos Rocha - A criminalidade esta nas alturas - Tem Revanche?

Os reflexos comerciais               Quase pronto, o acordo entre EUA e China que vai pôr fim à ameaça de guerra comercial entre os dois países já m

A conspiração contra Rocha - Daniel Pereira de asas quebradas - Arapongas na Capital

A conspiração contra Rocha - Daniel Pereira de asas quebradas - Arapongas na Capital

O ministro mais cobradoPara os povos amazônicos, a vinda à região do ministro da Justiça, Sergio Moro, é tão importante quanto à dos ministros da ár