Sábado, 24 de março de 2012 - 07h50
A articulação
A Assembléia Legislativa esta falhando na articulação. Ao invés dos deputados ficarem brigando entre si pelos holofotes, deveriam isso sim se unir pela moralização da Casa. Mais ainda: o lado bom – e ele existe naquele Parlamento – poderia ser melhor enfatizado. A contaminação é parcial.
A valorização
É importante que se diga que existem os deputados fichas limpas e eles estão sendo valorizados pelo bom comportamento. Vou citar alguns casos: Adelino Folador (DEM) em Ariquemes, Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná e Luizinho Goebel (PV) em Vilhena já lideram a corrida sucessória em seus respectivos municípios.
Uma gangorra
Eu sempre lembro que a política em Rondônia é uma baita gangorra. Ivo Cassol, que viveu recentemente momentos de glória, ao apostar no quanto pior melhor, festejando a desgraceira provocada pela Operação Termópilas, agora leva pau da mídia nacional ao defender privilégios salariais no Congresso. |
Cortando estradão
O governador Confúcio Moura começa a cortar o estradão com o propósito de recuperar toda malha viária rondoniense visando com isso garantir o escoamento da produção agrícola, da carne – que responde pela metade do PIB rondoniense - e do leite que é fonte de renda de milhares de pequenos produtores.
O crescimento
Para o mandarim rondoniense, com estas providências será possível manter o crescimento do estado em 6 a 7 por cento, um ritmo bem maior do alcançado pelo Brasil em 2011. A recente aprovação dos recursos do Pidisi, o “paquinho” de Rondônia também dará agilidade aos problemas de saúde e segurança.
A expectativa
O deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) presidente da Assembléia Legislativa tem uma expectativa otimista pra a conclusão dos trabalhos de investigação e apuração da Comissão Processante do Legislativo. Ele acredita que o relatório final sai antes dos 90 dias.
Grande reduto
Para gáudio da oposição o maior reduto dos petistas, a Zona Leste de Porto Velho, foi tomada pela buraqueira e atoleiros provocados pelo intenso tráfego de caminhões pelas principais avenidas daquela região devido aos recentes desvios da BR 364. Ninguém acha que o DNITT cumpra a promessa de restaurar o que foi danificado.
Seminário do PR
Com palestras de convidados do Diretório Nacional, o PR realiza hoje o I Seminário de Formação Política e Encontro das Mulheres, cujo diretório encontra-se em formação. O presidente regional Miguel Souza pretende com isso, dar o pontapé inicial de mobilização para as eleições.
Do Folclore
Num certo estado da Amazônia, pouco antes de fugir para a Bolívia um político brincava com colegas acostumados a rapinar a saúde, que sua vida era dura, já que para conquistar apoio político para suas falcatruas, se via obrigado até pagar silicone para uma política e lipoaspiração para a outra. A troco do que, todo mundo já sabe, pois a coisa virou escândalo nacional...
Do Cotidiano
Abalando os povo
Há uma crise sem precedentes acontecendo no mundo, neste exato momento. Os historiadores somente falarão sobre ela e sua completa feição no futuro, quando seus fundamentos forem digeridos intelectualmente. Mas em vários pontos do planeta ocorrem sintomas de que ela está abalando povos e famílias de maneira jamais vista.
Na Grécia e outros países europeus ocorrem crescentes protestos. Nos EUA e no Japão, desastres ecológicos e manifestações nas grandes cidades já são sentidas. No Brasil, explode a violência na forma de banditismo e repressão, enquanto o arrocho salarial no setor público já se manifesta no descuido com os serviços prestados à população.
A relação entre servidor público insatisfeito e deterioração dos serviços prestados se nota mais facilmente nas áreas de educação e saúde. O episódio da “doença espiritual” entre os índios da Amazônia é bem revelador do que já começa a acontecer, não apenas nesta região, mas nos mais diferentes pontos do Brasil.
Os índios se declaram não apenas doentes fisicamente, mas também espiritualmente. Reportam uma situação pessoal de desânimo e impotência ao necessitar de ajuda e não recebê-la.
No Vale do Javari, a mais de mil quilômetros de Manaus, na fronteira com Peru e Colômbia, vivia a adolescente Regiane Marubo, 12, filha de um líder indígena. Portadora de hepatite, não recebeu atendimento de profissionais de saúde, que estavam com salários atrasados e em greve.
Transnacionais e bancos faturam como nunca, mas não se constata um impacto favorável desse “bom momento” da economia no estado de espírito dos brasileiros.
Os brasileiros sofrem com a deterioração dos serviços públicos, determinados pela virtual falência dos municípios e orçamentos públicos que são apenas peças contábeis de fácil manipulação, sem muito a ver com a realidade.
A arrecadação de impostos nunca foi tão grande. O Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, mostrava já em março expressivo aumento na arrecadação. No entanto, o governo está tomando muitos recursos sob a forma de impostos e retribuindo muito pouco em investimentos.
Via Direta
*** O Frentão garante: O DEM está no papo *** Se for verdade, é batata assando para Nazif e o candidato do PT na capital, que largam como favoritos *** Cerca de 270 mil eleitores estão aptos para votar na capital em outubro.
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história