Quinta-feira, 8 de maio de 2014 - 00h01
Falando a mesma língua
Desde os primórdios da colonização de Porto Velho, com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré comandada pelo visionário americano Percival Farquar, com operários de tantas nacionalidades diferentes, falar a mesma língua é um desafio neste torrão. Cada um puxa a brasa para sua sardinha. Temos uma cidade tradicionalmente dividida e até eleição de sindicato de inspetores de quarteirão dá briga feia.
Voltando a atualidade, com tal histórico, Como não poderia deixar de ser até a reconstrução de Porto Velho estava sendo alvo de divisionismo. As lideranças políticas da municipalidade com um projeto, a classe empresarial com outro e o governo do estado com um terceiro.
Felizmente o governo Confúcio Moura teve a consciência de concluir que deste jeito a coisa não daria em nada e que era preciso resolver as prioridades da capital e dos municípios do interior atingidos pela cheia em conjunto. Com isto convocou-se todo mundo para um simpósio nesta quinta feira para que todos participem da elaboração de um Plano Integrado de Reconstrução e Preservação de Desastres em Rondônia. O pontapé inicial será hoje, a partir das 8 horas, no auditório do Hotel Rondon Palace.
A torcida é que todos se dêem as mãos e que se fale a mesma língua. É a única forma de avançar.
Só em junho
Ao participar de programa da rádio Globo na manhã de ontem, o governador Confúcio Moura (PMDB) disse que a questão relacionada ao seu vice só será definida em junho nas convenções partidárias. Bem humorado devido as noticias dando conta de ampla vantagem na região central obrigando o adversário Expedito acampar na região, o governador era puro otimismo para a corrida sucessória.
Veto confirmado
Se depender do ex-senador Expedito Junior, pré-candidato ao governo pelo Frentão, o atual presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho não terá indicação ao Senado na coligação do PSDB com o PSD, mesmo que Moreira Mendes desista, ou seja, impedido da disputa ao final das convenções partidárias. A vaga garantida é para Hermínio é a peleja da Câmara dos Deputados ou ALE.
Para valer
A aliança do PT com o senador Ivo Cassol é para valer e terá o Padre Tom candidato ao governo e Ivone Cassol ao Senado. Com isto, a senadora Fátima Cleide será preterida em virtude de um acordo maior em Brasília, conforme revelaram fontes confiáveis. Com isto a aliança para a Câmara dos Deputados com o PT será com o PR, PP, PPS, Partido Verde e Solidariedade.
Nas paradas
Depois de tanto brigar com os árabes e libaneses da prefeitura de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça, pré-candidato a deputado federal pelo PTB já pula cirandinha com os Nacifs e já conta até com apoios importantes na municipalidade. Bom articulador, Fogaça que denunciava o caos nos bairros, agora apresenta soluções até nas invasões com apoio das secretarias de Obras e Serviços Públicos
Água e óleo
Para não aceitar na sua coligação a Câmara dos Deputados lideranças conservadoras como José Bianco (Democratas) e Nilton Capixaba (PTB), o PMDB apresentou ao governador Confúcio um argumento bem convincente: sempre que se procura misturar água com óleo na política rondoniense – trocando em miúdos, juntar políticos antagonistas – a coisa dá chabu. Não deixa de ser verdade.
Via Direta
*** Uma caravana de lideranças se prepara para participar da audiência sobre as enchentes em Brasília convocada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) na sexta-feira *** Expedito e Moreirão acreditam que até julho terão suas situações resolvidas perante a justiça eleitoral *** Num verdaeiro repiquete a cheia voltou as BRs 364 e 424. Coisa de louco!
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b