Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

2º VOTO TÁ TIRANDO O SONO DOS CANDIDATOS AO SENADO EM RO - Por Carlos Sperança


2º VOTO TÁ TIRANDO O SONO DOS CANDIDATOS AO SENADO EM RO - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

 Tirando o sono

Tem uma coisa tirando o sono dos candidatos ao Senado em Rondônia. Trata-se do segundo voto, já que temos duas vagas para serem renovadas e o histórico de surpresas no passado reforça as noites insones dos chamados “favoritos”, se é que possa ser definida esta condição num pleito tão cheio de incógnitas.

Gente de Opinião

É por causa do destino do segundo voto que o governador Confúcio Moura (MDB) hesita em fazer uma dobradinha com o senador Valdir Raupp que busca a reeleição. Ele fareja desvantagem porque uma aliança com Raupp  - desgastado com a Lava a Jato – pode lhe render prejuízos na contenda.

Este negócio do segundo voto já pregou uma peça em Expedito Junior – favorito de então - no pleito em 2002, quando Fátima Cleide surfando na popularidade de Lula lhe tirou o pão da boca. Surpresa é o que não falta na peleja ao Senado: Ivo Cassol era o favorito para ser o mais votado na eleição de 2010, mas Raupp levou a melhorar.

Favorito levando pau o Senado vem de longe. Lembram de Chiquilito na disputa contra Olavo Pires e Ronaldo Aragão em 1986? Que tal recordar, que o poderoso então ministro Amir Lando perdeu a cadeira ao Senado para o quase desconhecido Ernandes Amorim em 1994?


Partidos em ação

Gente de OpiniãoPassado o carnaval, os políticos começaram a se mexer em torno das eleições de outubro. O PT de Roberto Sobrinho se reuniu em Porto Velho, o DEM de Marcos Rogério e Bianco em Ji-Paraná, o PSL do presidenciavel Bolsonaro na Zona da Mata. Os encontros servem para definir candidatos e encaminhar assuntos partidários, principalmente para a formação de nominatas para a disputa da Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Os pré-candidatos

Gente de OpiniãoO PT deixou de brigar entre si e já tem algumas pré-candidaturas anunciadas  como a professora Fátima Cleide ao Senado. Para a Câmara dos Deputados dois nomes já sobejamente conhecidos e que já cumpriram mandatos eletivos como os ex-parlamentares Anselmo de Jesus e o ex-padre Ton. Para Assembléia Legislativa o deputado Lazinho ponteia a lista dos pré-candidatos já que o ex-prefeito Roberto Sobrinho teria desistido da empreitada.

Campanha reforçada

Gente de OpiniãoA coalizão que envolve o PP, de Ivo Cassol, o PSDB de Expedito Junior, o PR de Luis Claudio e o PSD de Expedito Neto está  se reforçando para a campanha de outubro montando um jornal impresso ampliando assim a força da rede de emissoras de rádio do senador Ivo. Ainda não se sabe se o periódico terá a sede em Cacoal, o novo domicílio de Jaqueline Cassol que pleiteia uma cadeira na Câmara Federal, ou em Porto Velho, principal colégio eleitoral do estado.

Uma revoada

Gente de OpiniãoCom a adesão do ex-prefeito Melki Donadon, o PDT do Cone Sul rondoniense esta recebendo uma revoada de filiações de outras agremiações partidárias. Como se sabe, Melki vai disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados em outubro e já esta correndo trecho pelo estado. Ele também tem bases na Zona da Mata e Região do Café, além de  uma boa penetração no segmento evangélico.

A insistência

Gente de OpiniãoO ex-prefeito de Porto Velho José Viera Guedes insiste em ser o candidato ao governo de Rondônia do PSDB depois de ter sido insuflado e levado uma rasteira de Expedito Junior, o escorpião. O problema é que quem tem a maioria no Diretório Estadual é Expedito e agora ele também pleiteia o mesmo cargo. O resultado é que Guedes será rifado. Se quiser poderá disputar o Senado, Câmara dos Deputados ou a Assembléia Legislativa.

Via Direta

 Gente de Opinião*** O DEM Gente de Opiniãojá tem dois fortes candidatos a Câmara dos Deputados: Marcos Rogério, de Ji-Paraná, que vai a eleição e Lucas Follador, vice-prefeito de Ariquemes *** Nenhum secretário do prefeito Hildon Chaves fala em se desincompatibilizar para disputar cargos eletivos *** Tempos bicudos no Paço Tancredo Neves ***

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoBastidores: o que se Gente de Opiniãovê é que se o governador Confúcio Moura deixar o MDB uma carrada de prefeitos e vereadores seguem juntos. O partido esfarela.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026

O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)