Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Cândido Ocampo

Ministra do STJ vem a Porto Velho participar do VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia


Ministra do STJ vem a Porto Velho participar  do VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia - Gente de Opinião

“A vida e a integridade física são bens supremos da humanidade, cuja eficiente proteção se faz dever precípuo do Estado, na sua ação de preservar as condições básicas de perpetuação da espécie e de manter a ordem e a tranquilidade indispensável à sobrevivência das comunidades”. 

E a classe médica, com seu vasto conhecimento científico, ganha relevância cada vez maior nesta nova aldeia global, onde tudo está interligado e o conhecimento já não é mais um bem intangível. 

Com esse foco, o VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia, uma realização do escritório Cândido Ocampo Advogados Associados, trará a Porto Velho a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, e o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), jurista Raul Canal. Como palestrantes, eles farão companhia ao desembargador Raduan Miguel Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia, e ao presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremero), Spencer Vaiciunas - os dois palestrantes locais.         

Nas palestras programadas para o evento, serão abordados temas como negligência informacional, acesso ao Judiciário, segurança procedimental, dentre outros. Ocorrerão ainda debates importantes sobre a má formação profissional - que não é exclusiva da medicina, mas fruto de uma deterioração estrutural do ensino superior no país - e a perda da intangibilidade do médico, antes considerado um profissional intocável, incapaz de errar. 

Focado na classe médica, nos advogados e nos estudantes de Medicina e Direito, o Encontro de Direito Médico já se tornou uma referência sobre o tema em Rondônia, sempre organizado pelo escritório Cândido Ocampo Advogados Associados. 

“Com o aumento da oferta do ensino em Rondônia, o encontro de Direito Médico ajuda a esclarecer, de forma contextualizada, os profissionais da medicina e do direito - e os estudantes - a posição que a atividade médica se insere no ordenamento jurídico pátrio, com abordagens de temas importantes sobre responsabilidades criminal, civil, administrativa e ética relacionadas à profissão”, afirma o advogado Cândido Ocampo, coordenador-geral do evento. 

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia está programado para o dia 16 de agosto (sexta-feira), no auditório do Tribunal de Justiça, e conta com o patrocínio do Hospital Central de Porto Velho, Instituto São Pelegrino, Hospcor e Unimed-RO; e o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, da Associação Nacional de Direito Médico e Bioética (Anadem), do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia.

Mais informações e inscrição: www.direitomedicorondonia.com 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Cândido Ocampo

Forças do atraso

Forças do atraso

Reformas são difíceis de serem implementadas em qualquer sociedade

Encontro de Direito Médico, que ocorre nesta quarta, consolida debate de profissionais das duas áreas, diz Cândido Ocampo

Encontro de Direito Médico, que ocorre nesta quarta, consolida debate de profissionais das duas áreas, diz Cândido Ocampo

   Cândido Ocampo, coordenador do evento. Os desdobramentos éticos e jurídicos da relação médico-paciente e a judicialização da medicina são os eixos

A desestruturação do setor da saúde pode contribuir  para a ocorrência de erros médicos, diz promotora

A desestruturação do setor da saúde pode contribuir para a ocorrência de erros médicos, diz promotora

  PORTO VELHO – Responsabilidade médica junto ao SUS; responsabilidade do médico servidor público; e ajudicialização da medicina, são alguns dos temas

Encontro de Direito Médico debate responsabilidade médica no SUS

Encontro de Direito Médico debate responsabilidade médica no SUS

Emília Oiye, promotora de Justiça, em sua palestra abordará o Sistema único de Saúde PORTO VELHO (RO) – O VII Encontro de Direito Médico de Rondônia,