Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de agosto de 2018
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Abnael Machado

O Guia Turístico de Bolso – Porto Velho – Rondônia – Brasil 2006


Parabenizando a administração municipal pela edição do Guia Turístico da mais relevante importância tanto como utilitária fonte de pesquisas informações sobre a cidade e o município, assim como a de divulgação das belezas naturais do seu ecossistema, de sua biota, de suas manifestações culturais eruditas, folclóricas e gastronômicas, do suporte estrutural das empresas prestadoras de serviços, rico em potencial turístico, constante em texto primorosamente elaborados, ilustrados com sugestivas fotos incentivando aos usuários do Guia, a conhecer pessoalmente, o tão bem exposto e focalizado.

Porém, é lamentável que as elaboradoras tenham cometido os seguintes equívocos :

- "Porto Velho, a cidade surgiu no inicio do século XIX, como sede da administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), quando iniciou a construção da ferrovia em 1903".

-Assertiva improcedente, considerando que , o século XIX do segundo milênio da era cristã, corresponde ao período de cem anos compreendidos de 1801 a 1900.

-A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré Railway Co. Ltda, pela empresa May Jekyll & Rondolph, contratada por Percival Farquhar, deu início a construção da ferrovia em 04 de julho de 1907 (não em 1903), portanto, ao iniciar-se o século XX, compreendido de 1901 a 2000, do segundo milênio da era cristã. (Atualmente estamos vivendo no terceiro milênio da era cristã, o qual teve inicio em 2001 sendo seu término no ano 3000).
 
As tentativas anteriores de construir a Ferrovia Madeira Mamoré, por empresas contratadas pelo coronel George Church, ocorreram na Segunda metade do século XIX, tendo com ponto inicial Santo Antônio do Alto Madeira, então pertencente  a província de Mato Grosso, na seguinte seqüência:

Public Works Company (inglesa) chegou a Santo Antônio, em 1872 e se retirou em 1873; Dorsey and Caldeel (norte-americana)chegou em Santo Antônio em 1874 e se retirou nesse mesmo ano P.T; Collins (norte-americana) chegou em Santo Antônio em 1878 e se retirou em 1879.

- "As Três Caixas D'águas, símbolo da cidade de Porto Velho, vindas dos EUA no começo do século XIX, a primeira construída em 1908, a segunda em 1909 e a terceira em concluída em 1912."

-A assertiva é também improcedente, visto que no começo do século XIX, isto é 1801, no local aonde atualmente encontra-se  situada a cidade de Porto Velho, nada existia a não ser a floresta intocada e os animais seus habitantes. O local foi ocupado pela primeira vez por um destacamento de soldados do regimento do Jamari, em 1866 permanecendo até 1870 fim da guerra Brasil/Paraguai. A partir de quando ficou conhecido como Porto Velho dos Militares.

 As três caixas d'aguas foram construídas no século XX pela construtora Chicago & Irons Works (norte-americana), contratada pela May Jekyll & Rondolph, autorizada por Percival Farquhar, importou suas respectivas estruturas metálicas dos Estados Unidos da América do Norte/USA. A primeira foi concluída em 1910, da qual faz referência o sanitarista Dr. Osvaldo Cruz, em seu relatório datado desse ano. As outras duas foram concluídas em 1912.

"Rio Madeira com 3.200 km de extensão, é o maior afluente do rio Amazonas. O nome deve–se por levar no seu leito barrento grande quantidade de troncos de arvores."

- Outro equívoco, o rio Madeira tem 3.240km de extensão, é o mais importante afluente da margem direita do rio Amazonas, porém não é seu maios tributário, sendo esse o rio Juruá com 3.283km de extensão.

Os troncos das árvores caídas são são transportadas pela corrente d'água da superfície do seu curso e não do seu leito, pois este é o fundo do canal no qual se aloja e corre a água do rio.

"Cachoeira de Santo Antônio localizada a 7 km da cidade, deu origem a cidade de Porto Velho (1912)"

- Não procede, a cachoeira de Santo Antônio dão deu origem a cidade de Porto Velho (1912). Essa surgiu espontaneamente a partir de 1909, quando pessoas de várias procedências começaram a construir suas casas (barracas) em terras devolutas do município de Humaitá/AM, nas proximidades das instalações ferroviárias da Madeira-Mamoré Railway Co. Ltda; além dos limites do seu espaço compreendido entra a atual avenida Presidente Dutra e margem direita do rio madeira no sentido Leste/Oeste. Em1912 ao ser concluída a construção da ferrovia, a Porto Velho brasileira já se  constituía num expressivo núcleo populacional, sendo elevado o Termo Judiciário em 1913 e a município em 1914. Portanto nem a cachoeira de Santo Antônio e nem a cidade de Santo Antônio do Alto Madeira, deram origem a cidade de Porto Velho.

Por favor, não propaguem mais equívocos a respeito da geografia e da historia de Rondônia, escrevam comprometidos coma veracidade e o respeito ao publico.


ABNAEL MACHADO DE LIMA
Prof. de História da Amazônia/Universidade Federal do Pará
Prof. de Geografia Regional/Universidade Federal de Rondônia
Membro do Instituto Histórico e Geográfico/RO
Membro da Academia de Letras de Rondônia

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