Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Abnael Machado

O GALO BACANA E OS VETERINÁRIOS



O Bacana é um galo muito bonito e garboso, desfila no terreiro com admirável elegância, cobiçado pelas galinhas velhas, balzaquianas e brotinhos, invejado com despeito pelos outros galos, frangos e frangotes, dissimulados fingindo aceitarem seu domínio de incontestável rei do pedaço, receosos de suas destreza e possantes esporões, não o desafiam para uma luta pela conquista do poder.

Certa manhã cheguei no sítio, vi o Bacana passar andando com dificuldade e cabisbaixo, se deitando à sombra de um arbusto. Perguntei ao caseiro o que havia com ele, se estava doente. Ele me disse não, o detectado ocorria decorrente do cansaço e do calor.

Na semana seguinte, não o vi. O caseiro disse-me que estava amoitado em algum lugar. Disse vamos pegá-lo, vou leva-lo ao veterinário.

Na clinica o veterinário, atestou que a inflamação nos seus pés, o dificultando se locomover era decorrente do seu peso, e a solução era mata-lo. Disse-lhe ter recorrido a um médico para o medicar evitando a sua morte.

Dirigi-me a segunda clinica, a solução foi idêntica a da anterior, a impressão era de estarem combinados.

Segui para a terceira clinica, na qual o Bacana foi atendido, sendo pesado, receitado uma ração balanceada para a perda do peso, aplicação de medicamentos injetáveis nos dias 3,7 e 11 de junho, na clinica e tintura de iodo nos pés diariamente, em casa. Retorno no dia 24 de junho, para avaliação do resultado do tratamento. Sendo injetado medicamento, nos dias 24, 27 e 30 de junho, o liberando a completar o restabelecimento da saúde com as aplicações de tintura de iodo e pomada própria.

O Bacana se reanimou, canta alto e sonoro, breve voltará a reinar no terreiro do sítio, bajulado por suas fãs, livre da pena de morte decretada por alguns veterinários.         

       

Abnael Machado de Lima
Membro efetivo da Academia de Letras de Rondônia
e do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia
Prof° de História do Amazonas na Universidade  Fed. Do Pará

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú