Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Abnael Machado

Lançamento do livro de 236 anos do Real Forte Príncipe da Beira


Lançamento do livro de 236 anos do Real Forte Príncipe da Beira - Gente de Opinião

Aconteceu ontem (sexta-feira), em Porto Velho, a solenidade de lançamento do livro “História – Real Forte do Príncipe da Beira 236 anos”. A obra, escrita pelo professor Abnael Machado de Lima – membro fundador da Academia da Letras do Estado, marca o aniversário de 236 anos de fundação do forte, comemorados dia 20 de julho de 2012.
Clique AQUI e veja fotos do evento.

O livro tem a chancela do Instituto Histórico e Geográfico do Estado e foi editado com apoio da Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron), que, por meio de seu representante maior, o grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral, recebeu dedicatória especial pelo apoio dado à cultura e à informação.

Para Juscelino, o livro merece destaque porque trata de um dos mais importantes símbolos da história do Brasil, uma fortaleza construída na era imperial, às margens do Rio Guaporé, que mostra a força e o poder de Portugal na era colonial.


Lançamento do livro de 236 anos do Real Forte Príncipe da Beira - Gente de Opinião
 

“É edificante prestigiar tão notável publicação. Espero que todos os acadêmicos, estudiosos e ávidos leitores possam estar presentes no lançamento desse livro. O professor Abnael merece o prestígio que tem e, mais uma vez, está de parabéns”, acentuou Juscelino Moraes.

Segundo o autor, o título foi elaborado para ser mais uma ferramenta de pesquisa aos estudantes e leitura complementar aos que se interessam pela história de Rondônia. Com lay-out moderno e texto de fácil interpretação, a obra é complementada por fotos de Rosinaldo Machado e esboços cartográficos da região produzidos pelo próprio escritor.


Lançamento do livro de 236 anos do Real Forte Príncipe da Beira - Gente de Opinião
 

Além do aspecto histórico, Abnael transmite aos leitores os mais secretos propósitos da Coroa Portuguesa em relação ao Vale do Guaporé, entre os quais, a ocupação efetiva de parte da margem esquerda do rio.

Fonte: Glomaron / Carlos Araújo / Fotos/Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú