Porto Velho (RO) domingo, 8 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Abnael Machado

Homenagem ao Desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca


A Academia de Letras de Rondônia, dia 18 de setembro, do ano em curso, realizou sessão solene extraordinária , comemorativa o centenário do município de Porto Velho  e de homenagem ao Desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca acadêmico efetivo da ACLER, ocupante da cadeira n.º 1, tendo por patrono Francisco Meireles.

O orador oficial do evento o acadêmico Abnael Machado de Lima, fez o seguinte pronunciamento:

“A Academia de Letras de Rondônia promove esta sessão solene tendo por finalidade comemorar o centenário da criação do município de Porto Velho, e homenagear o acadêmico Desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca.

O município completa cem anos de jornada histórica, econômica e social, criado em 2 de outubro de 1914, tendo por sede o povoado de Porto Velho dos brasileiros, surgido a partir de 1907, sendo neste, solenemente instalado no dia 24 de janeiro de 1915. Tendo seus relevantes protagonistas o Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa, governador do Estado do Amazonas, seu criador, por intermédio da Lei n.º 757; o major reformado do exército, Fernando Guapindaia de Souza Brejense, nomeado Superintendente para administrá-lo até 31 de dezembro de 1916.lhe competindo implantar a sua estrutura institucional e administrativa, sua organização econômica, social e urbanística. Missão cumprida com eficiência e denodo, superando os obstáculos lhes impostos pelos anglo/canadenses administradores da empresa Madeira-Mamoré.

Em 1º de dezembro de 1916, presidiu a primeira eleição municipal de Porto Velho, empossando os eleitos em seus respectivos cargos, em 1º de janeiro de 1917.

O Dr. Joaquim Augusto Tanajura, o primeiro prefeito municipal (então superintendente) de Porto Velho, eleito com mandato de 1917 a 1919. Foi o consolidador do município de Porto Velho.

Portanto, deveriam serem alvos de merecidas homenagens resgatando e perpetuando suas memórias. Porém  estão relegados ao limbo do esquecimento e do desprezo.  A praça Jonathas  Pedrosa, a primeira construída na cidade em 1915, com a denominação de praça Amazonense, encontra-se transformada em camelódromo e valhacouto de delinquentes, é muito decepcionante para nós portovelhenses.

O homenageado, acadêmico desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca, cidadão probo, intelectual do mais elevado nível, comprometido com o eficiente desempenho profissional quer como jurista, julgando com imparcialidade consonante à justiça. Quer como docente de nível superior , da cátedra de direito, ministrando com proficiência seus conteúdos visando a formação de competentes e cívicos profissionais.

É literato prosador e poeta. É natural do Estado do Piauí, após exercer suas atividades profissionais em vários estados, chegou à Rondônia no inicio da década de 1980, aqui permanecendo absorvido pela beleza de sua pujante floresta, pela grandiosidade hidráulica do rio Madeira, pela sua gente simples e hospitaleira, por suas lendas e seus mitos, integrando-se em sua sociedade.

As poesias contidas em seus livros são transbordantes de singelesas, sensibilidades e amor fluidos em cada estrofes de seus versos, emergidos do seu estro, e da vivência de homem que sabe viver e ensinar a viver. Incentivador do amor ao próximo, aos animais e a natureza . Sua produção literária é cântico de louvor e exaltação à vida.

Altruísta, doou o precioso acervo bibliográfico de sua biblioteca, à esta Academia.

Em reconhecimento aos meritórios trabalhos prestados à Rondônia, contribuindo para o seu desenvolvimento cultural e social, prestamos-lhe esta homenagem.

Agradecemos a todos os senhores e senhoras que nós prestigiaram participando deste evento”.                                   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú