Porto Velho (RO) domingo, 17 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Abnael Machado

Discurso do Prof. Abnael na Acler



ILUSTRÍSSIMO SR. PEDRO ALBINO, PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DE RONDÔNIA, MEUS CUMPRIMENTOS, EXTENSIVOS AOS DEMAIS COMPONENTES DESTA MESA DIRETORA DA PRESENTE SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA AOS TRINTA E UM ANOS DE EFETIVO FUNCIONAMENTO DESTE SOLIGEU.

MEUS CUMPRIMENTOS E AGRADECIMENTOS AS SENHORAS E AOS SENHORES QUE NOS PRESTIGIAM AQUI COMPARECENDO.

DISTINTOS AMIGOS DA ACADEMIA

PREZADOS ACADEMICOS

MUITO ME ENALTECE TER SIDO DESIGNADO A EXTERNAR O JÚBILO DE MEUS CONFRADES PELO TRANSCURSO DA DATA DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA…

NESTE ENSEJO JULGAMOS POPORTUNO REPORTAR-NOS SOBRE A ORIGEM DAS ACADEMIAS, SUAS ORGANIZAÇÕES, SEUS OBJETIVOS E IMPORTÂNCIA CULTURAL, SOCIOLÓGICA E POLITICA. SURGIRAM NA GRÉCIA NO AO DE 387 ac, FUNDADA POR PLATÃO, OBJETIVANDO CONGREGAR A ELITE INTELECTUAL CONSTITUIDA PELOS FORMULADORES, OS PRODUTORES E DIFUSORES DA CULTURA DOS DIVERCIFICADOS SEGMENTOS SOCIAIS E CIENTIFICOS.

AS ACADEMIAS FUNDADAS NO MUNDO OCIDENTAL TINHAM POR PARADGMA AS IDEIAS DA PLATÔNICA. UMA DAS MAIS ANTIGAS FUNDADA NA FRANÇA, EM 1635, POR RICHERLIEU, A ESTRUTUROU COMPOSTA POR QUARENTA MEMBROS DENOMINADOS “IMORTAIS”, ADMITIDOS MEDIANTE A COMPROVAÇÃO DE ILIBADA CONDUTA, TER PUBLICADO EM QUALQUER GENÊRO DE LITERATURA OBRAS DE RECONHECIDO MÉRITO OU FORA DESSES, OBRAS DE VALOR CIENTIFICO.

EM 1897 FOI FUNDADA POR MACHADO DE ASSIS, A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS SEGUNDO O MODELO DA ACADEMIA FRANCESA, ESTABELECENDO SER CONSTITUÍDA POR QUARENTA MEMBROS EFETIVOS PERPÉTUOS E VINTE CORRESPONDENTES ESTRANGEIROS, AMBOS ESCOLHIDOS PELOS ACADÊMICOS, MEDIANTE ELEIÇÃO ESCRUTINIO SECRETO.

A NOSSA ACADEMIA DE LETRAS DE RONDÔNIA, FOI FUNDADA NO DIA DEZ DE JUNHO DE 1986, POR UMA PLÊIA DE CIDADÃOS COMPROMETIDOS EM PROMOVEREM O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA LITERÁRIA, CIENTIFICA, ARTISTICA E DOS DEMAIS SEGMENTOS DO SABER, É CONSTITUIDA POR UM QUADRO DE QUARENTA MEMBROS EFETIVOS, POR SÓCIOS CORRESPONDENTES E UM QUADRO DE AMIGOS DA ACADEMIA. NA SUA FUNDAÇÃO PARTICIPOU O PROFESSOR ANGELO ANGELIM, ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA, O QUAL AO TOMAR CIÊNCIA DA EXISTÊNCIA DESSES CIVICOS IDEALISTAS, EXPEDIU O DECRETO N.º 2.881, DE 7 DE MARÇO DE 1986, INSTITUINDO UM GRUPO DE TRABALHO INCUMBIDO DE REALIZAR ESTUDOS DE CRIAÇÃO DA ACADÊMIA DE LETRAS, ASSIM CONSTITUIDO:

PRESIDENTE

RAYMUNDO NONATO DE CASTRO – SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA.

MEMBROS:

PAULO NUNES LEAL – EX-GOVERNADOR DE RONDÔNIA;

HÉLIO FONSECA – DESEMBARGADOR;

ESRON PENHA DE MENEZES – JORNALISTA;

A ESTES AGREGARAM-SE DOZE INTELECTUAIS, FUNDANDO A ACADEMIA DE LETRAS DE RONDÔNIA TENDO POR PRECÍPUA FINALIDADE DIFUNDIR A CULTURA O SABER E DIVULGAR RONDÔNIA NO ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL. VIZANDO O ALCANCE DO SEU DESIDERATO, CONGREGA POR SELEÇÃO, OS PRODUTORES CULTURAIS. ESTA É CRITERIOSAMENTE FEITA PELO COMPROVADO VALOR LITERÁRIO OU CIENTIFICO DAS OBRAS DO INDICADO A ADMISSÃO COMO SEU MEMBRO EFETIVO.

A SUA EXPANSSÃO SE REALIZA PRESTANDO APOIO A FUNDAÇÃO DE INSTITUIÇÕES CONGÊNERES, TAIS COMO AS INSTALADAS EM GUAJARÁ MIRIM, ARIQUEMES, JI-PARANÁ, CACOAL E VILHENA.

A DIVULGAÇÃO DE RONDÔNIA É FEITA POR SUA PARTICIPAÇÃO EM BIENAIS, SIMPÓSIOS, ENCONTROS LITERÁRIOS E CIENTIFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, E POR SEUS MEMBROS CORRESPONDENTES RESIDENTES EM RIO BRANCO/AC, MANAUS/AM, RIO DE JANEIRO/RJ, PORTO ALEGRE/RS, COBIJA, RIBERALTA, GUAYARAMERIM/BOLÍVIA E LISBOA/PORTUGAL.

NO DECURSO DESTES TRINTA E UM ANOS QUE HOJE FESTEJAMOS, TEM MANTIDO COM AUSTERIDADE AS NORMAS DISPOSTAS NO SEU ESTATUTO E O COMPROMISSO ASSUMIDO COM A SOCIEDADE.

SENSSIBILIZADO AGRADEÇO AS SENHORAS E SENHORES QUE PRESTIGIARAM A ACADEMIA PARTICIPANDO DESTA ASSEMBLEIA COMEMORATIVA DA SUA FUNDAÇÃO, PELOS SEGUINTES ACADÊMICOS:

ARY TUPINAMBÁ PENNA PINHEIRO – (FALECIDO)

AMIZAEL GOMES DA SILVA ________(FALECIDO)

ABNAEL MACHADO DE LIMA

BOLIVAR MARCELINO_____________(FALECIDO)

EDSON JORGE BADRA;

EMMANUEL PONTES PINTO;

ESRON PENHA DE MENEZES___________ (FALECIDO);

GESSON ALVARES DE MAGALHÃES;

HÉLIO FONSECA;

JOSÉ VALDIR PEREIRA;

JOSÉ CALIX DE MEDEIRO______________(FALECIDO);

MATIAS ALVES MENDES;

PAULO NUNES LEAL__________________(FALECIDO);

RAYMUNDO NONATO DE CASTRO_____(FALECIDO);

VICTOR HUGO_______________________(FALECIDO);

OBRIGADO.

  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú