Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Abnael Machado

ACLER REALIZA SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DE ANIVERSÁRIO


  
Dia 12 do mês em curso realizou-se no auditório da sede da ordem dos Advogados do Brasil, a sessão solene comemorativa do transcurso do aniversário de fundação da Academia de Letras de Rondônia, regozijo ao qual se associa o nosso jornal Alto Madeira, homenageando os seus integrantes reportando-se sobre sua origem e trajetória nestes vinte e seis anos de atividades a partir de dez de junho de 1986, fazemos uma retrospectiva da história do silogeu.

O professor Ângelo Angelim, então governador do Estado de Rondônia ao tomar conhecimento do propósito de um grupo de intelectuais em criarem uma entidade congregadora dos produtores e difusores da cultura em todos os seus diversos segmentos, por intermédio do Decreto nº 2881 de sete de março de 1986, instituiu um grupo de trabalho presidido pelo Secretário de Cultura Raymundo Nonato de Castro, tendo como membros os cidadãos Hélio Fonseca, Paulo Nunes Leal e Esron Penha de Menezes, incumbido de realizar os estudos e tomar as providências para criação da Academia de Letras de Rondônia.

O Grupo de Trabalho empenhou-se para cumprir a sua missão, convidando a participarem das atividades mais doze outros cidadãos, os quais unidos pelos mesmos ideais fundaram no dia 10 de junho de 1986, a Academia de Letras de Rondônia, sendo esses seus sócios fundadores:

Abnael Machado de Lima;
Amizael Gomes Silva;
Ary Tupinambá Pena Pinheiro;
Bolivar Marcelino;
Edson Jorge Badra;
Emanuel Pontes Pinto;
Esron Penha de Menezes;
Eunice Bueno da Silva e Souza;
Gesson Álvares de Magalhães;
Hélio Fonseca;
José Calixto de Medeiros;
José Valdir Pereira;
Matias Alves Mendes;
Paulo Nunes Leal;
Raymundo Nonato de Castro;
Vitor Hugo

A Academia se dedica a promover estudos e discussões sobre fatos de maiores destaques da história rondoniense e seus respectivos protagonistas. Expandindo suas ações, apoiou e participou da fundação das Academias de Letras dos Municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Guajará Mirim, promovendo nestas Encontro de Escritores. Em parceria com a Academia de Guajará Mirim, realizaram o Iº e IIº Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia, com a participação da Academia de Letras do Acre e de associações de escritores de Guayaramerin, Cobija e Riberalta, respectivamente, nos anos de 2011 e 2012.

Instituiu em 2011, a Ordem do Mérito Acadêmico, comenda concedida anualmente, à três personalidades, as quais tenham contribuído para o desenvolvimento da Educação, da Cultura, do bem estar econômico e social de Rondônia. Vedada sua outorga aos membros da Academia.
Esta honraria foi concedida as seguintes pessoas:

Úrsula D. Maloney – Professora de Ensino Fundamental;
Rita Queiroz – Artista Plástica
Geraldo Verdier – Bispo Prelado de Guajará Mirim;
Nadir Brasil da Costa Moura – Professora de Ensino Fundamental;
Glória Valladares Grangeiro – Bibliotecária;
Jória Lima – Diretora Teatral.

As três ultimas citadas, receberam suas outorgas na sessão solene comemorativa de aniversário da Academia.

Três dos acadêmicos são detentores de prêmios e destaque nacional, Matias Alves Mendes – relacionado na “ Im Antologia Brazilia Esperança Parnaso” entre os 158 maiores poetas do Brasil. É poeta maior. O seu livro “Lendas do Guaporé” foi classificado entre as melhores obras literárias editadas em 2007;

Gesson Álvares Magalhães – por sua poesia “ Fim....É a vida?

Claúdio Batista Feitosa – a Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias outorgou-lhe diploma e medalha de ouro, pela sua obra literária o romance de aventura “O Camarão Verde”. Publicado em 2010.

A Academia tem sócios correspondentes em Rio Branco/AC, No Rio de Janeiro/RJ e em Cobija/Bolívia.
Os sócios honorários: Jornalistas João Ciro Pinheiro de Andrade e Euro Tourinho.
E trinta e sete sócios efetivos.
Seu atual Presidente é o professor Doutor Dante Ribeiro da Fonseca.
Congratulamos a todos os componentes da Academia de Letras pelos 26 anos de profícuas atividades em prol do engrandecimento sócio-cultural da comunidade Rondoniense.

Nota: dentre os eventos comemorativos, dia 14 (Quinta-Feira), às 19 horas na casa de cultura Ivan Marrocos ocorrerá o lançamento de três livros: urucumacuã; mitos, lendas, tradições e historia”; “Contos despedaçados e outras histórias”; “Capricho do Absurdo; a morte prematura da República Socialista do Guaporé”, de autoria dos acadêmicos Emanuel Pontes Pinto, Sandra Castiel Fernandes e William Martins, respectivamente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)