Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Abnael Machado

Abnael Machado responde a uma consulta sobre Literatura Rodoniense


 
Professor Abnael Machado de Lima*

Senhorita acadêmica da UNIR, a matéria de sua consulta é por demais complexa, exigindo o pleno domínio do seu conhecimento, condição capacitadora a conceituar e discorrer adequadamente, com a devida precisão sobre literatura, capacidade da qual sou distituido por pertencer a outra seara.

Ainda, a única fonte precisa de informação é o livro “ Síntese da literatura de Rondônia “ de autoria do poeta e romancista Matias Mendes e da poetisa Eurice Bueno, membros da Academia de Letras de Rondônia, caso o tivesse encontrado o teria lhe remetido.

Porém sentindo-me na obrigação de corresponder a sua confiança em mim depositada, prestarei dentro dos limites de meus conhecimentos,as informações correspondentes à sua consulta, como segue:

Os registros de manifestações literárias no espaço físico atualmente limitado pelo Estado de Rondônia, ocorreram no início da metade da primeira década do século XX relacionados às formas de ocupação espacial, as atividades econômicas aos relacionamentos sociais, classificando-se pelas características dos poemas, das prosas e da historiografia em:

Literatura de Rondônia- esta constitui-se das obras, literárias poesias e prosas de momentos e de motivos individuais ou coletivos sociais, políticos, hotóricos e geográficos. Pertencendo-lhes com destaque, os poetas Alkindar Brasil Arouca Neoparnasiano; Bolivar Marcelino Romancista Parnasiano; Joaquim de Araujo Lima compositor, lírico; Claudio batista Feitosa compositor, escritor; Antônio Cândido da Silva condoneiro, escritor; Edson Jorge Badra; João Teixeira de Souza; José Calixto de Medeiros; Maria Isa Machado de Lima( poeta ), todos esses românticos líricos.

Literatura em Rondônia- constitui-se das obras literárias produzidas em Rondônia inspirados em momentos e temáticas, do meio social da origem dos autores.

-Destacam-se os poetas : Gerson Magalhães romancista lírico; Dimas Ribeiro da Fonseca romancista lírico; Antônio Gonçalves Dias lírico; Pedro Tavares Batalha lírico; Carmem Veloso boucinhas ( poeta ) romancista.

Literatura sobre Rondônia- constitui-se das obras produzidas sobre Rondônia, por autores nacionais e estrangeiros residentes em outros estados e países.

-São algumas dessas obras:

Trem Fantasma- A Modernidade na Selva; Viagem da Boca do Maderia até às Cabeceiras; A Ferrovia do Diabo; Urucumacuan; As Botas do Diabo; Estrada de Ferro Madeira Mamoré História de uma tragédia; A chegas para a historia de Porto, respectivamente dos autores: Francisco Foot Hadman; Júlio Nogueira; Manoel Rodrigues Ferreira; Emanuel Pontes Pinto; Kuart Falkenburger; Neville B. Craig; Antônio Contanhede.

Atualmente há uma expansão da produção ltorária, sua divulgação e obstaculização pela carência de organização é do entrosamento entre os literatos.

Espero que estas informações atendam suas expectativas

                

*ABNAEL MACHADO DE LIMA
Profº. de História da Amazônia da Universidade Federal do Pará
Membro do Instituto Histórico e Geográfico/RO
Membro da Academia de letras de Rondônia - ACLER.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS  DÁGUAS - Por Abnael Machado

A PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS DÁGUAS - Por Abnael Machado

  No projeto urbanístico da cidade de Porto Velho, planejado pelo prefeito FRANCISCO LOPES PAIVA, gestor no período de 1979/1980, nomeado pelo Governa

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

YARAS DO RIO MADEIRA - Por Abnael Machado

 A Yara e a Sereia possuidoras de idênticas magias, encantos, poderes e seduções, fisicamente são totalmente diferentes. A sereia é mulher da cintura

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

EXCURSÃO NO RIO CANDEÍAS - Por Abnael Machado

Eu e meus companheiros docentes do Colégio Mal. Castelo Branco, projetamos realizamos uma excursão no Rio Candeias, no trecho compreendido entre a BR

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA - Por Abnael Machado

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});   Em sessão solene realizada no dia 14 de dezembro, do corrente ano em curso, seus gestores Vera Lú