Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

Ciro Pinheiro

CAFÉ QUASE ALMOÇO - Por Ciro Pinheiro

55 ANOS DE PROFISSÃO E 50 ANOS DE RONDÔNIA

TUDO PASSA SOBRE A TERRA

O meu ilustre conterrâneo José de Alencar, que os cearenses chamam com muita intimidade, Zé de Alencar, termina seu romance “Iracema – Lenda do Ceará” com uma citação bíblica: “Tudo passa sobre a terra”. E passa mesmo! As pessoas, devido a razões explicadas por Freud, é que iludem-se com a eternidade e perdem uma das poucas coisas irrecuperáveis durante a curta vida humana: o tempo.

Se nos Estados Unidos “time is money”, no Brasil perda de tempo significa a morte para milhões, pela miséria, pela violência, pela falta de alimentos, como acontece nos cafundós do meu Nordeste e na periferia das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, apesar do “Fome Zero”, que não zerou nem o ronco da barriga do pobre, do miserável e sumiu sem deixar saudade.

A referência do José de Alencar a Bíblia pode ser tomada em função de outra citação que diz que o tempo cura tudo. Pois é: a realidade aí está em todos os lugares. Tudo passa e tudo é facilmente esquecido pelo povo, principalmente as coisas ruins – a mentira, a corrupção, por exemplo. Logo todos viram santos e o exemplo mais comum são os maus políticos, que apesar dos pecados recebem a consagração pelo voto nas eleições (está chegando) e a vida boa continua.

Pois é, minha gente: o povo esquece tudo rapidinho como vi num programa de televisão sobre a falta de memória doença comum atualmente. E a marcha prossegue como se nada tivesse acontecido. E a vida continua, como dizia o papagaio da minha Tia Julinha (Maria Júlia) que morava em Uruburetama, no Ceará: “Tudo passa sobre a terra, Deus está no Céu”.

MURAL DOS PIONEIROS NO ESCURO

Gostei da ideia da transferência do Mural dos Pioneiros do Trevo do Roque para o Espaço Alternativo, nas proximidades do Aeroporto Governador Jorge Teixeira. Isto eu disse ao reclamar na minha página do Alto Madeira quando publiquei fotos das peças do Mural jogadas em 2009 no meio de um matagal, para dar lugar aos viadutos na entrada da cidade. O Mural dos Pioneiros, em quatro peças de concreto armado com desenho criado pela arquiteta Hélvia Lucia Fraga, quando era prefeito o engenheiro Sebastião Valladares, retratando fatos históricas de Rondônia Território foi colocado no Espaço Alternativo, na chegada ao aeroporto onde pode ser visto pelas pessoas que chegam à cidade de Porto Velho, mas aqui renovo  a reclamação, que não é a primeira; apesar da louvável providencia da retirada de um lugar impróprio e levado para onde centenas de pessoas transitam diariamente, visando à preservação do monumento, até agora não colocaram iluminação no local que permanece na escuridão, impedindo que a importante obra de arte possa ser admirada à noite. Mais uma vez a nossa reclamação.

CAFÉ QUASE ALMOÇO

CAFÉ QUASE ALMOÇO - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

Domingo passado fui, cedinho, tomar café (fomos com Penha, o jornalista Euro Tourinho, Euro Tourinho Filho e Cecy) em um lugar até então para mim desconhecido apesar dos 50 anos de Rondônia: o “Café da Bachan”, na estrada do Japonês, distante aproximadamente 6  quilômetros da 364 (Porto Velho – Candeias). Lá fomos recebidos pelo proprietário, Sr. Michio Kadowaki e sua esposa, muito simpáticos. Ficamos assustados com a quantidade de gente lotando as mesas, apesar da distância. Muito legal a ideia do Euro (pai), que patrocinou o nosso almoço (não costumamos, nós, os visitantes, refeição de cortesia em restaurante). Quando voltamos à cidade já passava de meio dia. Pensamos até em voltar ao local outras vezes. Muito agradável.

P A R A B É N S (Aniversários)

18 - DR. JOSÉ ERODÍCIO AZEVEDO MARTINS – Médico. Da diretoria do CEOF – Centro Especializado em Oftalmologia.

CAFÉ QUASE ALMOÇO - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

18 – JOSÉ GOMES DE MELO – Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Com a esposa Janilene Vasconcelos Melo, que exerceu o cargo de governadora substituta de Rondônia, assumindo no lugar do coronel Jorge Teixeira nos seus impedimentos.

21 – ABNAEL MACHADO DE LIMA – Professor aposentado. Acadêmico fundador da Academia de Letras de Rondônia.

22 – SEBASTIAO ASSEF VALLADARES – Engenheiro Civil ex prefeito de Porto Velho.

CAFÉ QUASE ALMOÇO - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

24 - BERTA ZULEIKA – Colunista social, promotora de eventos, entre os principais, o concurso Miss Rondônia oficial.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)