Porto Velho (RO) domingo, 16 de dezembro de 2018
×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

Aniversário de grandes cidades - Euro Tourinho: O jornalista


Aniversário de grandes cidades - Euro Tourinho: O jornalista - Gente de Opinião

ANIVERSARIO DE GRANDES CIDADES

Já passados 37 anos estávamos no interior de Rondônia na comitiva do governador Humberto da Silva Guedes, participando da instalação dos cinco novos municípios da BR 364 - Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Ji-Paraná (antes Vila Rondônia) e Ariquemes. Esses municípios, criados pelo governo federal (Rondônia ainda era Território) em atendimento a proposta do nosso governador Guedes, iniciaram vida nova naquela época e, então, estão nestes dias comemorando o aniversario da emancipação, festivamente. As cidades de Cacoal e Ariquemes, as mais novas, nasceram na selva e hoje são importantes, grandes e bonitas. A criação dos cinco municípios (antes só tínhamos dois: Porto Velho e Guajará-Mirim) deu novo rumo ao Território. Os novos nasceram de decisão aprovada em reunião realizada no escritório do Projeto Ouro Preto (INCRA) depois de exposição do engenheiro-agrônomo Assis Canuto (coordenador dos projetos) indicado pelo governador Humberto Guedes para falar sobre a colonização das terras de Rondônia, desde os tempos dos garimpos e seringais até a implantação dos projetos do INCRA. Partiu daí a decisão que abriu caminho para que Rondônia, chegasse a ser o grande Estado que é hoje, o orgulho para todos os que participaram dessa empolgante história.

 

Cidades de Rondônia que fazem parte da minha história

 

 Cacoal: a cidade que vi nascer e sugeri esse nome quando ainda falavam em Nova Cassilândia.



 Ariquemes – Centro Administrativo “Doutor Carpintero”. Na entrada do moderno prédio estou em todas as fotos feitas quando a cidade ainda estava nascendo.

 

EURO TOURINHO: O JORNALISTA

 

“Sou Euro Tourinho, quero me filiar a este sindicato.” - Euro assustou a presidente do Sinjor, Sara Duque Estrada (na foto), ao comparecer à sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia com o pedido de filiação à entidade dos trabalhadores nas empresas de comunicação do Estado. Euro, o mais antigo jornalista profissional de Rondônia vivo, que há poucos meses deixou de ser patrão, com a paralização do jornal centenário Alto Madeira, resolveu, com essa atitude, aderir ao Sinjor, causando surpresa aos profissionais da imprensa de Porto Velho. No seu jornal, o AM, que parou ao chegar aos 100 anos de circulação diária, ele sempre foi considerado não um chefe, mas um colega pois nunca deixou de ser repórter e seu comportamento na redação foi sempre de igualdade.  Assinou a ficha de filiação e foi aplaudido, como o novo associado do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, chegando aos 97 anos. O Sinjor teve um momento muito especial com a adesão do jornalista mais antigo de Rondônia, um momento histórico, comentou Sara a presidente.  

 

LENILSON GUEDES – CIDADÃO RONDONIENSE

O jornalista e cerimonialista Lenilson Guedes foi cumprimentadíssimo na sessão especial na qual foi homenageado pela Assembleia Legislativa com o titulo de cidadão honorário do Estado de Rondônia.  Oito discursos de elogios além da leitura de um currículo de várias páginas.          

 

PARABÉNS

24 – MARIA EDUARDA

 A queridinha Duda chegou aos 7 anos dia 24 e recebeu os parabéns dos amigos da família e de amiguinhos, no Condomínio Porto Palazzo, onde mora. Os pais, Herika e Luciano Martins o irmão danado João Pedro, amigos e coleguinhas cantaram os parabéns nesta segunda-feira.


24 – MARIA SILVIA CARVALHO

 

Aparício Carvalho e Maria Silvia formam um casal que merece todas as honras. Sábado, 24, receberam cumprimentos pelo dia do aniversário dela.