Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Léo Moraes se manifesta sobre criação de reserva florestal em Rondônia


O Deputado Estadual Léo Moraes se manifestou sobre a criação, via decreto, de 11 reservas florestais em vários municípios rondonienses, o que totaliza uma área de 600 mil hectares.

Léo Moraes e outros deputados defendem a revogação do decreto e alerta o quanto isso pode prejudicar no desenvolvimento do estado e as consequências em deixar centenas de famílias em situações vulneráveis.  

“Nenhum estado ou órgão público pode tomar medidas de forma precipitada, da noite para o dia, sem fazer um estudo de impacto ou sem saber a realidade de quem está na terra e das famílias que ali estão.” Relatou o parlamentar.

O deputado também enfatizou a importância das produções agrícolas no estado, onde muitas vêm da agricultura familiar. E lembrou a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) extinguindo ou vedando a criação de qualquer tipo de reserva ambiental que não fosse por lei complementar aprovada pela casa de leis.
 
“Gostaríamos de pedir ao poder executivo que pensasse não nas reservas florestais e sim nos milhares de produtores que tiram o sustendo de suas famílias da terra, de forma digna e honesta. Precisamos é de mais investimentos por parte do governo para esse setor de Rondônia e assim mais atividades agrícolas sejam desenvolvidas nos municípios.” Concluiu Léo.

Mais Sobre Amazônias

Oficina apresenta manejo agroecológico de gado para ribeirinhos de reserva da Amazônia

Oficina apresenta manejo agroecológico de gado para ribeirinhos de reserva da Amazônia

Todo ano a história se repete para quem cria gado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no Amazonas. Na época seca, quando o nível dos rios

Três curiosidades sobre a reprodução de peixes   na Amazônia

Três curiosidades sobre a reprodução de peixes na Amazônia

O manejo do pirarucu (Arapaima gigas), realizado em diferentes partes da Amazônia, é símbolo de um modelo de conservação onde os recursos naturais pod

Amazônia: Armadilhas fotográficas são usadas para monitorar predadores e comportamento de jacarés

Amazônia: Armadilhas fotográficas são usadas para monitorar predadores e comportamento de jacarés

houve registro inédito do gavião-preto como predador de ovos do jacaré-açu

Turismo pode ajudar a resgatar cultura kambeba na Amazônia

Turismo pode ajudar a resgatar cultura kambeba na Amazônia

Entre os kambeba da terra indígena do Jaquiri, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, 47 das 49 pessoas que residem na peque