Porto Velho (RO) sábado, 21 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Jornal espanhol inova e volta a circular


Jornal espanhol inova e volta a circular - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ

Qual o destino do impresso na era digital? Sobreviver. E sobrevivem os competentes.


Assim ocorre na Espanha, onde o Diário de Sabadell [Diari na língua de lá]* passou por reforma gráfica e editorial, conseguindo escapar à degola  entre  dezenas de impressos que vêm deixando de circular, por falta de criatividade.

Comentário do reformador de jornais Eduardo Tessler em seu site Mídia Mundo: “Não basta ter o melhor desenho, um projeto editorial vencedor e uma perfeita organização. Um jornal precisa ter, acima de tudo, uma equipe inteligente. Criativa. E sensível”.

“O Diario de Sabadell  (Sabadell, Espanha) com apenas duas semanas de "renascimento" está encantando pela qualidade de seus temas,  dos seus enfoques. A capa da edição que vai às bancas amanhã é uma obra de arte”.

Além do Brasil, a empresa de Tessler tem trabalhado em Portugal, Argentina, Colômbia, e Estados Unidos.

O jornal pertence ao jornalista/advogado/empresário Marc Basté, que decidiu apostar na recuperação da marca. Ele pediu ajuda a amigos/colaboradores, para que algo novo pudesse acontecer em não mais de 40 dias. E deu certo.

 (*) Língua românica derivada do latim vulgar falado pelos romanos na Idade Antiga. Distribuído por uma superfície de 68 730 km², os seus 10 milhões de falantes distribuem-se por toda a vertente oriental da Península Ibérica, Ilhas Baleares e na cidade de Algueiro (na Sardenha). Possui cinco grandes dialetos (valenciano, norte-ocidental, central, balear e rossilhonês), que juntamente com o algueirês se dividem em 21 variantes agrupadas em dois grandes blocos: o catalão ocidental e o oriental.

Mais Sobre Amazônias

Novo estudo indica o aumento do nível do mar após o colapso das plataformas de gelo da Antártida

Novo estudo indica o aumento do nível do mar após o colapso das plataformas de gelo da Antártida

Scientists have shown how much sea level would rise if Larsen C and George VI, Antarctic ice shelves at risk of collapse, were to break up.

População da Amazônia segue isolada - Por Marcelo Freire

População da Amazônia segue isolada - Por Marcelo Freire

Nesta semana, os participantes da última  audiência pública do primeiro semestre promovida pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal diss

Agricultores familiares de RO. Receberão apoio para regularização ambiental

Agricultores familiares de RO. Receberão apoio para regularização ambiental

Projeto Plantar Rondônia apoiará a recuperação de mais de 3000 hectares em propriedades da agricultura familiar

Um ano atrás, Ana Paula e um grupo de mulheres sonhavam na zona leste

Um ano atrás, Ana Paula e um grupo de mulheres sonhavam na zona leste

MONTEZUMA CRUZUm ano atrás elas chegaram a pé, de ônibus, bicicleta e de carona ao terreno da Paróquia São Tiago Maior (Bairro JK, zona leste de Porto