Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Jornal espanhol inova e volta a circular


Jornal espanhol inova e volta a circular - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ

Qual o destino do impresso na era digital? Sobreviver. E sobrevivem os competentes.


Assim ocorre na Espanha, onde o Diário de Sabadell [Diari na língua de lá]* passou por reforma gráfica e editorial, conseguindo escapar à degola  entre  dezenas de impressos que vêm deixando de circular, por falta de criatividade.

Comentário do reformador de jornais Eduardo Tessler em seu site Mídia Mundo: “Não basta ter o melhor desenho, um projeto editorial vencedor e uma perfeita organização. Um jornal precisa ter, acima de tudo, uma equipe inteligente. Criativa. E sensível”.

“O Diario de Sabadell  (Sabadell, Espanha) com apenas duas semanas de "renascimento" está encantando pela qualidade de seus temas,  dos seus enfoques. A capa da edição que vai às bancas amanhã é uma obra de arte”.

Além do Brasil, a empresa de Tessler tem trabalhado em Portugal, Argentina, Colômbia, e Estados Unidos.

O jornal pertence ao jornalista/advogado/empresário Marc Basté, que decidiu apostar na recuperação da marca. Ele pediu ajuda a amigos/colaboradores, para que algo novo pudesse acontecer em não mais de 40 dias. E deu certo.

 (*) Língua românica derivada do latim vulgar falado pelos romanos na Idade Antiga. Distribuído por uma superfície de 68 730 km², os seus 10 milhões de falantes distribuem-se por toda a vertente oriental da Península Ibérica, Ilhas Baleares e na cidade de Algueiro (na Sardenha). Possui cinco grandes dialetos (valenciano, norte-ocidental, central, balear e rossilhonês), que juntamente com o algueirês se dividem em 21 variantes agrupadas em dois grandes blocos: o catalão ocidental e o oriental.

Mais Sobre Amazônias

Como fica a Amazônia, Sr. Presidente?

Como fica a Amazônia, Sr. Presidente?

Onde e como a Amazônia entra nessa história escrita por linhas tortas?

Pesquisadores iniciam campanha de captura científica de onças-pintadas em reserva na Amazônia

Pesquisadores iniciam campanha de captura científica de onças-pintadas em reserva na Amazônia

Capturas científicas acontecem periodicamente há mais de dez anos na Reserva Mamirauá. Objetivo dos cientistas é monitorar o movimento e área de vida

Instituto Mamirauá oferece curso de manejo de pirarucu na Amazônia

Instituto Mamirauá oferece curso de manejo de pirarucu na Amazônia

Curso está na nona edição e capacita profissionais para a implementação de sistemas de manejo de pirarucu. Interessados podem se inscrever até 15 de m

Instituto Mamirauá está à procura de bolsistas para o estudo de práticas agrícolas na Amazônia

Instituto Mamirauá está à procura de bolsistas para o estudo de práticas agrícolas na Amazônia

As bolsas têm duração de até cinco anos e são indicadas à pesquisadores com disponibilidade de trabalhar na Amazônia Central, nas reservas onde o inst