Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Engenharias debatem saneamento ambiental e rumos profissionais


Engenharias debatem saneamento ambiental e rumos profissionais  - Gente de Opinião

AMAZÔNIAS

Desafios do saneamento ambiental é o tema do presidente da seção Rondônia da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (ABES), Juracino Cézar de Oliveira, na abertura da 4ª Semana das Engenharias promovida pelas Faculdades Uniron.

O evento será realizado no período de 12 a 14 de novembro no auditório da Unidade III, no Porto Velho Shopping, das 19h30 às 21h destinando-se a profissionais, estudantes e entusiastas dessa área.

Minicursos, mesas redondas e abordagem multidisciplinar enfatizarão problemas e soluções de um dos maiores problemas nacionais. Segundo o IBGE, 98% da população brasileira possui água potável e 79% não dispõem de acesso à rede sanitária, conforme dados de 2010. Outro dado de 2012, também do IBGE, revela que 29,7% dos domicílios no Brasil não possuem acesso simultâneo à água, esgoto, coleta de lixo e eletricidade.

Serão eleitas propostas e analisadas novas vertentes e áreas estratégicas a serem exploradas nos próximos anos. Os profissionais de engenharia também debaterão o seu papel no Brasil em transição de modelos e de governo.

Subtemas eleitos: tecnologias, sustentabilidade e sociedade, legislação e prevenção de desastres. A 4ª Semana também buscará entrosar alunos das engenharias civil, ambiental e diversas universidades.

Mais Sobre Amazônias

A soberania

A soberania

O mundo apenas quer que não derrubem a floresta da Amazônia em 2019, mas não se interessa pela soberania do Brasil.

No Amazonas, Instituto Mamirauá realiza 1º Oficina de Certificação Orgânica

No Amazonas, Instituto Mamirauá realiza 1º Oficina de Certificação Orgânica

O mercado de alimentos orgânicos tem ganhado cada vez mais espaço e valorização a medida que são comprovados os malefícios à saúde humana e ao meio

É possível criar gado de modo sustentável na Amazônia? Especialistas respondem

É possível criar gado de modo sustentável na Amazônia? Especialistas respondem

“O gado não é o grande vilão, a forma que é feita essa produção que pode ser maléfica ou não”, explica a engenheira agrônoma Jerusa Cariaga. Isso po

A Amazônia pode desaparecer como floresta e isso vai impactar o mundo todo

A Amazônia pode desaparecer como floresta e isso vai impactar o mundo todo

O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira conversa com o engenheiro, pesquisador e coordenador do Programa Amazônia, do Instituto Nacional de Pe