Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Em evento internacional de meio-ambiente, governo do Amazonas provoca dono da Amazon e convida o mundo a conhecer e investir na Amazônia


Em evento internacional de meio-ambiente, governo do Amazonas provoca dono da Amazon e convida o mundo a conhecer e investir na Amazônia - Gente de Opinião

Durante a abertura da Reunião Anual do GCF Task Force, em Manaus, nesta quinta-feira (17/03), o governador do Amazonas, Wilson Lima, provocou o empresário e dono da empresa Amazon, Jeff Bezzos, a se juntar às iniciativas de preservação da floresta Amazônica investindo na região. O pedido faz parte da campanha do Governo do Amazonas, Real Amazon, que pretende fazer com que o mundo conheça a Amazônia, indo além da rica biodiversidade.

 

Em um vídeo exibido antes da fala do governador, Jeff Bezzos é lembrado que a sua empresa, que em julho de 2021 anunciou faturamento de US$ 113,08 bilhões, utiliza o nome da floresta, sem que, até o momento, tenha destinado investimentos concretos para o desenvolvimento sustentável da região. O vídeo convida a todos os grandes empresários e investidores mundiais a se aprofundarem e conhecerem a realidade complexa e única de quem vive nos estados da Amazônia brasileira.

 

Durante discurso, o governador Wilson Lima destacou que a Amazônia não é composta apenas de fauna e flora, mas formada por homens e mulheres que vivem das riquezas das florestas e são os mais preocupados em manter a floresta preservada, mas que também necessitam de um olhar diferenciado do mundo para que possam continuar tirando da floresta o seu sustento.

 

“Na semana passada soubemos que Jeff Bezzos, uma das pessoas mais ricas do mundo, visitou a Colômbia, sobrevoou a floresta e anunciou que pretende fazer parte da luta por sua preservação. A iniciativa do dono da Amazon, que usa o nome da Amazônia em sua empresa, parece atrasada, mas é muito bem-vinda. Todo e qualquer esforço de apoio a essa causa deve ser comemorado. Mas Jeff Bezzos e tantos outros que falam da Amazônia, sem conhecê-la, cometem um grande equívoco ao olhar para a floresta e só vê as arvores”.

 

De acordo com o governador, é necessário que todos aqueles que cobram a preservação da floresta façam mais pela causa e passem a investir na região de forma concreta, auxiliando na geração de emprego e renda e, assim, ofertando oportunidade que os habitantes da região tenham acesso à educação, saúde e desenvolvimento. Segundo Lima, o mundo precisa, verdadeiramente, a Amazônia.

 

“O mundo olha para a floresta hoje e não vê que, em meio às arvores, existem pessoas reais vivendo aqui. É como se, apenas aqui no Brasil, 38 milhões de cidadãos simplesmente não existissem. Aos olhos do mundo, hoje, somos 38 milhões de pessoas invisíveis”.

 

O governador lembrou, ainda, que o Estado tem tomado uma série de iniciativas para continuar mantendo os altos índices de preservação da floresta. De acordo com dados do instituto MapBiomas, o Amazonas é o estado com maior cobertura natural do Brasil, 98,19%.

 

Estamos lançando hoje um programa de pagamento por serviços ambientais, o Guardiões da Floresta. Catorze mil famílias que vivem nas 28 Unidades de Conservação administradas pelo Governo do Amazonas receberão pagamentos mensais para ajudar a preservar a floresta. Com isso, estamos combatendo a pobreza ao mesmo tempo em que estamos ajudando a manter a floresta em pé”.

 

Wilson Lima destacou, ainda, que a sustentabilidade, o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, só serão alcançados quando o mundo desenvolvido entender, que não é possível preservar a floresta sem se preocupar com as pessoas que nela vivem. 

“Nós que vivemos na Amazônia não aceitamos mais ser vilanizados pela destruição da Floresta. Pessoas que não vivem aqui, que nunca pisaram aqui, acham que podem, pelas redes sociais, nos dar lições sobre como cuidar de um patrimônio que tem dono: o povo que vive na Amazônia”, finalizou. 

Mais Sobre Amazônias

Amazônia:pPesquisadores investigam comportamento agressivo de botos

Amazônia:pPesquisadores investigam comportamento agressivo de botos

Um comportamento desconhecido, observado nos últimos anos por pesquisadores que estudam a vida dos botos cor-de-rosa, espécie tradicional da Amazôni

Amazônia: pesquisadores investigam comportamento agressivo de botos

Amazônia: pesquisadores investigam comportamento agressivo de botos

Um comportamento desconhecido, observado nos últimos anos por pesquisadores que estudam a vida dos botos cor-de-rosa, espécie tradicional da Amazôni

Sebrae lança novos editais do Inova Amazônia para atuação em sete estados brasileiros

Sebrae lança novos editais do Inova Amazônia para atuação em sete estados brasileiros

O Sebrae vai selecionar projetos para desenvolver negócios inovadores que fortaleçam a bioeconomia em sete estados que fazem parte do Bioma da Amazô

Vivência em Bioconstrução traz saberes ancestrais mesclados às novas tecnologias sustentáveis

Vivência em Bioconstrução traz saberes ancestrais mesclados às novas tecnologias sustentáveis

O Projeto Terra Cura de Reflorestamento e Permacultura realizará próximo dia 18 (sábado) uma Vivência em Bioconstrução na primeira casa de hiperadob