Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Aprovado documento de trabalho para o Sínodo da Amazônia


Aprovado documento de trabalho para o Sínodo da Amazônia - Gente de Opinião

Terminou na tarde da sexta-feira, em Roma, a primeira reunião de preparação do Sínodo para a Amazônia. Durante dois dias (11 e 12/04), o Papa Francisco, o Conselho pré-sinodal e uma equipe de assessores trabalharam no documento que servirá de base para as reuniões, reflexões e escuta dos povos da Amazônia no caminho até o Sínodo.

Segundo comunicado divulgado pela Secretaria do Sínodo dos Bispos, no debate destacou-se a importância da região amazônica para todo o planeta. Em especial, os membros e os especialistas se confrontaram sobre a situação pastoral do território e sobre a necessidade de iniciar novos caminhos para uma inculturação do Evangelho mais incisiva junto às populações que o habitam, em especial aquelas indígenas. Em segundo lugar, refletiram sobre a crise ecológica que toca a região e destacaram a exigência de promover uma ecologia integral, na linha traçada pela Encíclica Laudato si’.

Ao final da discussão, o Conselho pré-sinodal aprovou o Documento Preparatório, que inclui um questionário final. Sucessivamente, o texto será enviado às Conferências Episcopais interessadas e aos organismos de direito para dar início à consulta pré-sinodal.

Na conclusão dos trabalhos, o Santo Padre agradeceu aos membros do Conselho e aos outros participantes por suas contribuições e pelo espírito de comunhão manifestado no decorrer da reunião.

Na qualidade de “especialista em Comunicação Social na Amazônia”, participou do evento Cristiane Murray, que aproveitou a ocasião para entrevistar alguns membros da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

(Texto e foto: Vatican News)

Mais Sobre Amazônias

Parlamentar reclama de excessos do Ibama na região de Cujubim

Parlamentar reclama de excessos do Ibama na região de Cujubim

Denúncia ocorreu durante reunião da Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia

Seis em cada 10 crianças brasileiras vivem na pobreza

Seis em cada 10 crianças brasileiras vivem na pobreza

Seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza, de acordo com estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)...

Reunião na Setur trata da regularização de embarcações em Rondônia

Reunião na Setur trata da regularização de embarcações em Rondônia

Na manhã de ontem, segunda feira 13, o coordenador do Departamento de Pesca Esportiva da  Setur Jander Santos Moro, reuniu no gabinete da  Superintend