Porto Velho (RO) segunda-feira, 2 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Agricultura

Rondônia tem produtores inscritos no II Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Sebrae apoia na realização das inscrições e na logística na participação


Rondônia tem produtores inscritos no II Concurso Nacional de Qualidade do Cacau - Gente de Opinião

O estado de Rondônia pode estar iniciando uma nova era do Cacau, a exemplo do que já ocorreu no início de sua colonização, desde os projetos de integração, quando a cacauiculura teve grande destaque em nível nacional. O Sebrae em Rondônia apoiou a inscrição de produtores rurais para participaram do III Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, realizado pela Brazilian Cocoa Awards. 

O Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil, desde sua primeira edição em 2018, vem se consolidando como estratégia de valorização da qualidade do cacau brasileiro e mesmo no período de pandemia a adesão dos produtores foi satisfatória. Nas duas primeiras edições foram premiados produtores do Pará, Bahia e Espírito Santo. 

Rondônia participa com 15% dos inscritos até o momento, o que correspondem a 11 produtores radicados no estado, mais especificamente na região central de Rondônia, notadamente, onde o sebrae está realizando um projeto de atendimento para melhorar a competitividade e produtividade dos participantes. É o Projeto Cacau Sustentável de Rondônia. No escopo do projeto, estão previstas ações como capacitações, orientações, e acesso a novos mercados, beneficiando centenas de empreendedores rurais e, numa última análise, alavancando a economia do estado. 

Nesta semana (19), as amostras dos participantes inscritos foram enviadas à organização do certame para serem avaliadas em suas características físico-químicas, gerando um resultado prévio no início de outubro. O resultado final deve ser anunciado em novembro, em Ilhéus na Bahia. 

“A participação de nossos produtores é algo relevante, uma vez que buscamos, através das ações do projeto Cacau Sustentável de Rondônia, o resgate de uma atuação que outrora o estado de Rondônia já ocupou e, com inovação, tecnologia, orientações, capacitações e outras intervenções, podemos alcançar tal resultado. Certamente nossos produtores farão bonito nesse concurso”, disse Marcileide Zirondi, analista de negócios do Sebrae na cidade de Jaru e gestora do projeto.  

A parceria com o Senar, Emater, Idaron e Ceplac,  por meio dos técnicos de campo em Assistência Técnica, apoiaram a seleção dos produtores, para que fosse possível obter as melhores amostras e dos produtores mais especializados, para que Rondônia estivesse bem representado, e com possibilidade de concorrer com os Estados que tem despontado como maiores produtores, a exemplo do Estado do Pará e da Bahia.  “A cada ano teremos mais e mais a expectativa de ter outros produtores participando de concursos de Qualidade pois um melhor posicionamento do nosso Cacau em concursos significará produtos com maior valor agregado para o mercado”, concluiu Marcileide.

Mais Sobre Agricultura

Governo de Rondônia garante calcário para agricultores da região do baixo Madeira; entrega iniciou por São Carlos

Governo de Rondônia garante calcário para agricultores da região do baixo Madeira; entrega iniciou por São Carlos

Reforçando as ações para o crescimento do agronegócio e a Agricultura Familiar, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência

Após lançamento do projeto Governo no Campo, produtores devem conquistar mercados consumidores de outros estados

Após lançamento do projeto Governo no Campo, produtores devem conquistar mercados consumidores de outros estados

A variedade da produção agrícola rondoniense vai conquistar os mercados de diversos estados. A exemplo da rosa do deserto, produzida em várias chácara

Produtores rurais do setor chacareiro de Porto Velho vão ser beneficiados com o projeto “Governo no Campo”

Produtores rurais do setor chacareiro de Porto Velho vão ser beneficiados com o projeto “Governo no Campo”

O “Governo no Campo”, projeto do Governo de Rondônia, criado para impulsionar a Agricultura Familiar no Estado, foi lançado oficialmente em Porto Velh

Sebrae comemora criação da Associação Brasileira de Indicações Geográficas

Sebrae comemora criação da Associação Brasileira de Indicações Geográficas

Nesta sexta-feira (30), o Sebrae participa da apresentação oficial da Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG). O evento, que acontec