Terça-feira, 11 de novembro de 2025 - 15h17

Rondônia dá um passo
histórico na promoção da saúde e dos direitos humanos com o lançamento da
Caderneta de Saúde Trans, a primeira publicação da federação voltada ao
acompanhamento integral da população trans.
Idealizada por Karen
Oliveira Diogo, mulher trans, rondoniense e presidente da Comunidade Cidadã
Livre, a caderneta nasceu inspirada em sua própria trajetória de resistência,
marcada pela luta contra o preconceito e pela busca por um atendimento digno
dentro do sistema público de saúde.
Depois de enfrentar
um período de vulnerabilidade, que exigiu cirurgias e atendimentos médicos,
Karen percebeu o quanto ainda faltavam preparo e empatia nas equipes de saúde
ao lidar com corpos e identidades trans.
“Eu vivi situações em
que o desconhecimento machucava mais que qualquer ferida do corpo. Era como se
eu não coubesse em lugar nenhum — nem na ficha, nem no olhar de quem me
atendia. Foi ali que eu percebi que ninguém deveria passar por isso, e que era
possível transformar a dor em cuidado.”
Da experiência pessoal nasceu a ideia de criar um instrumento técnico e pedagógico capaz de orientar os profissionais de saúde e garantir que cada pessoa trans fosse atendida com respeito, segurança e sensibilidade.

SOBRE A CADERNETA
A Caderneta de Saúde Trans reúne informações fundamentais sobre histórico clínico, uso de hormônios, silicone industrial, vacinas, exames, saúde mental e direitos da pessoa trans. O material também reforça a importância do uso do nome social e da escuta qualificada no atendimento, valorizando a identidade e a autonomia de cada indivíduo.
Para a Comunidade Cidadã Livre, a publicação representa um marco de cidadania e inclusão. Além de orientar os profissionais, a caderneta serve como referência para políticas públicas e formações sobre saúde integral da população trans, promovendo uma nova cultura de cuidado no Sistema Único de Saúde.
“A Caderneta de Saúde Trans é mais que um documento. Ela é um símbolo de amor coletivo, de reconhecimento e de dignidade. Ela nasceu para salvar vidas, mas também para curar feridas antigas”, destaca Karen.
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em cerimônia realizada no dia 6 de novembro, em Espigão do Oeste, o governo de Rondônia entregou, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Fam

Governo de RO atende cartinhas de alunos com pedidos de presente ao “Papai Noel dos Correios”
Pelo oitavo ano consecutivo, o governo de Rondônia adere a uma das ações de solidariedade mais tradicionais do país: a campanha “Papai Noel dos Corr

“Meus amados irmãos do GOB-RO, faço este apelo para que possamos ajudar urgentemente nossos irmãos da cidade de Rio Bonito, no Paraná, que foi arras

MPRO é parceiro na “Caminhada pela Adoção: cada passo, um direito”, do TJRO
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participará da “Caminhada pela Adoção: cada passo, um direito” promovida pelo Tribunal de Justiça de Rondôni
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)