Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Mais de 6 mil atendimentos realizados pela Unidade Móvel do Tudo Aqui em Rondônia


Missão de Pimenteiras a Forte Príncipe da Beira no Barco de Saúde Walter Bártolo - Gente de Opinião
Missão de Pimenteiras a Forte Príncipe da Beira no Barco de Saúde Walter Bártolo

Rondonienses em situação de vulnerabilidade e vivendo em locais distantes das zonas urbanas foram atendidos pelos serviços de cidadania da Unidade Móvel do Tudo Aqui. De junho a dezembro de 2021, foram feitos mais 6.300 atendimentos de serviços como: emissão da 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (física e digital), Passe Livre (Idoso, deficiente e pessoa em tratamento contra o câncer) e solicitação de Certidão de Nascimento e Casamento.

”A Unidade Móvel é super importante para a população mais carente que tem dificuldade em se deslocar até uma unidade do Tudo Aqui e solicitar documentos primordiais para a cidadania. Hoje, o Governo de Rondônia tem essa preocupação de levar esses serviços básicos para todos que necessitam deste atendimento”, afirma a coordenadora do Tudo Aqui, Simone Bruisma.

Ações itinerantes ajudam a otimizar os serviços de cidadania aos rondonienses

As ações itinerantes foram divididas entre as missões: de Pimenteiras a Forte Príncipe da Beira (Barco de Saúde Walter Bártolo), de Nova Mamoré a Extrema; de Pimenteiras do Oeste a Cabixi; de Governador Jorge Teixeira a Cujubim; de Monte Negro a Buritis; de Teixeirópolis a Urupá; de Vilhena a Cabixi, e ainda missão União Bandeirantes, Dia do Bem e Ação “Tchau Poeira”, em Porto Velho.

A iniciativa contemplou gente como a aposentada Esmeralda Gomes, 61 anos, que aproveitou a oportunidade para adquirir o Passe Livre ao Idoso, e o motivo é muito especial.”Quero ir para Minas, rever meus familiares, que não os vejo desde que sai de lá, isso já tem 50 anos”, revela a moradora do município de Cabixi.

A aposentada Esmeralda Gomes aproveitou para adquirir o Passe Livre ao Idoso

A população tem recepcionado a Unidade Móvel com alegria por entender a importância da ação do Governo de Rondônia em aproximar o cidadão de serviços públicos de forma simplificada e rápida. ”Toda vez que a  Unidade Móvel chega a uma determinada unidade, a receptividade é muito grande, pois é um público muito carente e é uma satisfação enorme atender esse público”, explica a coordenadora.

A Unidade Móvel passou a ser implantada pela Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) para otimizar os serviços nas unidades do Tudo Aqui  a partir de junho do ano passado, quando houve o avanço da quantidade de pessoas vacinadas no Estado e redução de casos de covid-19. Para este ano, está sendo preparado um calendário de ações itinerantes que contemplarão cidades e distritos com o objetivo de garantir aos rondonienses acesso à cidadania .

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em pouco mais de um mês, novo programa do governo de RO já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos, em Porto Velho

Em pouco mais de um mês, novo programa do governo de RO já serviu mais de 40 mil cafés da manhã gratuitos, em Porto Velho

Em funcionamento desde 22 de dezembro de 2025, o programa do governo de Rondônia Pão Nosso já ofertou, até o dia 3 de fevereiro de 2026, mais de 40

Parceria entre TJRO e Associação Pestalozzi promove inclusão e oportunidades de estágio a alunos com deficiência

Parceria entre TJRO e Associação Pestalozzi promove inclusão e oportunidades de estágio a alunos com deficiência

“Eu estou na Pestalozzi e gosto muito de estagiar aqui no Tribunal de Justiça de Rondônia, quero aprender tudo que vocês me ensinarem”, diz Alex C

Pesquisa apresentada na ONU aponta a Filosofia como caminho para a Cultura de Paz

Pesquisa apresentada na ONU aponta a Filosofia como caminho para a Cultura de Paz

O Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz, celebrado nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU

Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Velho empossa novos membros

Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Velho empossa novos membros

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), deu posse aos novos membros do Conselho Munic

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)