Quarta-feira, 1 de outubro de 2025 - 08h15
A conscientização sobre o câncer
de mama ganha reforço com o lançamento da campanha “Outubro Rosa”. Sob o tema
“Prevenção é o Ano Todo”, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e
incentivar a realização de exames preventivos, como a mamografia, para um
diagnóstico precoce e aumento das chances de cura.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil
e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional
de Câncer (INCA), a estimativa é que o Brasil registre cerca de 73.610 novos
casos de câncer de mama apenas neste ano. No entanto, quando detectado no
início, a taxa de cura pode chegar a mais de 90%.
A campanha visa desmistificar o processo dos exames, mostrando
que a prevenção é um ato de autocuidado e amor-próprio. Entre as ações
planejadas está a realização de mamografias gratuitas nas unidades de Prevenção
do Hospital de Amor, espalhadas pelo país.
Hospital de Amor Amazônia
No Instituto de Prevenção do Hospital de Amor Amazônia, a
campanha começará no dia 06 de outubro, com a abertura oficial na recepção
central do hospital, às 8h30.
A campanha este ano contará com uma série de ações:
- Exames de mamografia.
- Palestras com especialistas para falar sobre a importância da
prevenção e do autocuidado.
Mamografia
Mulheres de 40 a 74 anos devem realizar o rastreamento. Se você
se enquadra nesses critérios, vá até na recepção do Instituto de Prevenção do
HA Amazônia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com RG, Cartão SUS e
comprovante de residência para agendar sua mamografia ou através do número (69)
4009-9008.
Segundo o médico cirurgião oncológico do Departamento de
Mastologia e Ginecologia do Hospital de Amor Amazônia, em Porto Velho (RO), Dr.
Diego Ferreira de Oliveira, “o objetivo da campanha “Outubro Rosa” é a
conscientização para prevenção e detecção precoce do câncer de mama, aumentando
consideravelmente as chances de cura e possibilitando um tratamento menos
agressivo. A mamografia é uma peça fundamental nesse processo, pois detecta
alterações suspeitas que não são palpáveis. Mulheres com mais de 40 anos têm
indicação de iniciar esse rastreamento”, explica o médico.
O Hospital de Amor convida toda a sociedade a participar da
campanha “Outubro Rosa”, seja compartilhando informações ou incentivando as
mulheres do seu convívio a realizarem os exames.
Madrinha “Outubro Rosa” 2025
Neste ano, a jornalista e apresentadora Aline Lima representa a
instituição como Madrinha da campanha “Outubro Rosa” 2025. Apoiadora da causa,
ela é voluntária do Hospital de Amor há quatro anos, desde que iniciou sua
contribuição durante o Rodeio Pela Vida – evento organizado pelo HA cuja renda
é 100% destinada ao hospital.
A simpática campineira tem a solidariedade no sangue. Filha do
cantor sertanejo Chitãozinho, outro importante apoiador da causa filantrópica,
Aline também foi competidora na modalidade de três tambores, a mesma que
comenta durante a competição no Rodeio pela Vida. Aos 41 anos, ela ajuda o
Hospital de Amor na promoção da campanha que visa salvar vidas por meio do
rastreamento do câncer de mama.
Segundo Aline, foi uma grande honra ser convidada para ser a
Madrinha da campanha Outubro Rosa de 2025. “Fiquei muito feliz com o convite,
principalmente, porque eu conheço o projeto do Hospital de Amor e admiro muito
o trabalho que eles realizam. Saber que meu pai apoia esta causa tão nobre e eu
poder ajudar também, aquece meu coração. Espero que consigamos mobilizar mais
mulheres para realizarem a mamografia e assim salvarmos vidas”, finaliza.
Quem quiser apoiar a causa e adquirir a camiseta da campanha,
pode solicitar ao bazar da instituição por meio do WhatsApp: (17) 98221-7566.
Para saber mais, acesse: hospitaldeamor.com.br/
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