Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Social

Coletânea “De Volta Para Mim” é lançada com foco no empoderamento feminino e superação da violência contra a mulher


Jamile Velasques, escritora e organizadora  da Coletânea Literária  DEVOLTA PARA MIM - Gente de Opinião
Jamile Velasques, escritora e organizadora da Coletânea Literária DEVOLTA PARA MIM

A literatura se une à resistência de mulheres que já sofreram algum tipo de violência de gênero. Foi oficialmente lançada a coletânea “De Volta Para Mim”, organizada pela escritora Jamile Velasques, graduada em Letras – Português pela UNIR, pós-graduada em EDA e Novas Tecnologias pela Unicesumar e mestra em Estudos Literários pela UNIR.

O projeto reúne relatos e poesias de mulheres que transformaram a dor em força, a violência em aprendizado e o silêncio em voz. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade às histórias de superação diante da violência doméstica, promovendo o empoderamento feminino e a valorização da palavra escrita como instrumento de liberdade, denúncia e reconstrução da identidade.

A obra conta com a participação de escritoras locais e de outros estados, reunindo diversidade de olhares e experiências que convergem em um mesmo ponto: a coragem de recomeçar. Ao compartilhar suas vivências em forma de versos e narrativas, as autoras reafirmam a potência da escrita como espaço de acolhimento, denúncia e esperança.

Durante a abertura, destacou-se que a coletânea não é apenas uma obra literária, mas também um ato político e social, que convida a sociedade a refletir sobre a urgência de combater a violência contra a mulher e fortalecer redes de apoio.

O projeto conta com apoio institucional da AJEB Rondônia – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, seccional Rondônia, representada pela presidenta Izabel Cristina, que reforçou o compromisso da entidade com a promoção da literatura como ferramenta de transformação social e valorização da voz feminina. A escritora também agradeceu à empresa Dabliu Mídias Marketing Digital, representada por Wallace Marques, parceira na realização da iniciativa.

A coletânea “De Volta Para Mim” já nasce como símbolo de resistência e ressignificação: um espaço em que mulheres escrevem não apenas sobre dor, mas sobre renascimento. Um livro que mostra que a literatura também é um caminho de volta para si.

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após atuação do MPRO, o município de Ariquemes confirma a efetiva implantação do programa “Família Acolhedora”

Após atuação do MPRO, o município de Ariquemes confirma a efetiva implantação do programa “Família Acolhedora”

Após quase dois anos de atuação da 1ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, o município aprovou recentemente a Lei nº 3.012, de 4 de março de 2026, qu

Primeira vez no cinema emociona alunos da rede municipal de Porto Velho

Primeira vez no cinema emociona alunos da rede municipal de Porto Velho

Com apenas 10 anos, a estudante Maria Clara, da turma 5º B da Escola Municipal Ulisses Soares, viveu uma experiência única nesta quinta-feira (26): as

Sessão solene no Senado celebra 80 anos de Sesc e Senac com presença da Fecomércio Rondônia

Sessão solene no Senado celebra 80 anos de Sesc e Senac com presença da Fecomércio Rondônia

O legado de oito décadas dedicado ao desenvolvimento social e à qualificação profissional no Brasil foi o tema central da sessão solene realizada ne

Projeto Plena Visão, ação do deputado Maurício Carvalho, realiza entrega de mil óculos na segunda etapa

Projeto Plena Visão, ação do deputado Maurício Carvalho, realiza entrega de mil óculos na segunda etapa

O Projeto Plena Visão realizou, nos dias 24 e 25 de março, a entrega de mil óculos à população de Porto Velho, durante a segunda etapa da iniciativ

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)