Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Sebrae apoia estudo para criação e novos roteiros turísticos em Rondônia

Equipe de turismólogos realizou visita técnica na região central do estado


Sebrae apoia estudo para criação e novos roteiros turísticos em Rondônia  - Gente de Opinião

O Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur) propôs a realização de um estudo para prospectar atrativos com o objetivo de elaborar novos roteiros turísticos na região central de Rondônia. O Sebrae em Rondônia, que é membro ativo do conselho, participou dos debates e visitas ao longo desta semana. 

O turismo é um grande modelo econômico, responsável pela geração direta e indireta de empregos. Movimenta diversas outras atividades em torno de sua operação, além de ser um grande aliado na preservação da natureza e de patrimônios histórico-culturais. “É um grande modelo de vetor de desenvolvimento, não à toa sempre citado em reuniões com lideranças promovidas pelo Sebrae. O Conetur tem feito um importante trabalho, e o Sebrae, que já apoia o turismo há décadas, pode ser fundamental para alavancar a atividade”, disse Samuel Almeida, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia. 

A visita técnica focou na região central do estado neste primeiro momento, nos atrativos no entorno dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná e Cacoal. A proposta é mapear atrativos e equipamentos turísticos que possam ser incluídos em um novo roteiro na região central. 

O Sistema Fecomércio, que está à frente do Conetur, trouxe o especialista em criação de roteiros turísticos Luis Guimarães, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), para esta prospecção, com vistas à elaboração de um novo roteiro. 

Note-se que um café da manhã regional, um igarapé, uma festa cultural ou uma atividade de lazer podem ser incorporados à atividade turística. Entretanto, para seu desenvolvimento ordenado, diversos fatores andam lado a lado, como a sensibilização do chamado trade turístico (as empresas que atuam diretamente na operação turística). Uma boa infraestrutura – como estradas, ruas, asfaltos, etc. – contribui para o bom desenvolvimento de um roteiro, que também necessita de bom atendimento aos turistas, hospitalidade da comunidade local e, claro, uma grande e eficiente promoção do destino. 

As visitas in loco são importantes para os consultores e técnicos realizarem uma análise técnica a fim de ser disponibilizada uma proposta de roteirização envolvendo a região e gerando oportunidades para os empreendedores que atuam no setor. Além da Fecomércio (Sesc e Senac), participaram das visitas técnicas Sebrae, Setur, Semdestur/PVH e os atores locais nos respectivos destinos. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma Noite no Museu encanta o público com cultura, história e emoção na Madeira-Mamoré

Uma Noite no Museu encanta o público com cultura, história e emoção na Madeira-Mamoré

A magia da história tomou conta da noite de sexta-feira (27), em Porto Velho, durante a edição extra do evento “Uma Noite no Museu”, realizado pela Pr

Circuito Elas Pescando abre inscrições gratuitas para etapa em Jaci-Paraná com mais de R$ 50 mil em prêmios

Circuito Elas Pescando abre inscrições gratuitas para etapa em Jaci-Paraná com mais de R$ 50 mil em prêmios

As inscrições para a etapa de Jaci-Paraná do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva 'Elas Pescando' 2025 já estão abertas no site circuitorondonia.com.

Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu – Edição Extra”

Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu – Edição Extra”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), realiza nesta sexta (27) e sábad

Turismo Sustentável: Governador Marcos lança plano que torna Rondônia referência em pesca esportiva

Turismo Sustentável: Governador Marcos lança plano que torna Rondônia referência em pesca esportiva

A combinação perfeita de lazer, turismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico tem destino certo: Rondônia. Na manhã desta quinta-feira (26),

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)