Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Prefeitura amplia ações de fomento ao turismo de base comunitária na Resex Lago do Cuniã

Apoio da Semdestur na construção da identidade visual da reserva é destacado por muitos moradores


Revoada de garças está entre os atrativos, segundo dados do ICMBio - Gente de Opinião
Revoada de garças está entre os atrativos, segundo dados do ICMBio

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), realizou, nesta semana, uma visita técnica na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, localizada no baixo Madeira, para verificação das atividades desenvolvidas pela comunidade.

A secretaria tem ligação direta com a consolidação do turismo de base comunitária que vem sendo desenvolvido nos núcleos da reserva, gerenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os atrativos naturais do Cuniã, em seus 75 mil hectares, são produtos turísticos a serem apresentados ao Brasil e ao mundo de forma sustentável, preservando a natureza e minimizando impactos à vida dos núcleos familiares.

Dentre os atrativos, estão a focagem noturna de jacarés, que, segundo dados do ICMBio, são mais de 34 mil, a revoada de garças e biguás, artesanato, a gastronomia local, observação de botos, jacarés e aves, bem como o alvorecer no lago, jardim das centenárias e muito mais.

Parceria da Semdestur para a estruturação e organização dos moradores em seus restaurantes e pousadas gera emprego e rendaParceria da Semdestur para a estruturação e organização dos moradores em seus restaurantes e pousadas gera emprego e renda

O turismo de base comunitária funciona com a colaboração das pessoas que residem, empreendem e trabalham nas pousadas e restaurantes presentes em um local.

No caso da Resex Lago do Cuniã, o analista do ICMBio, João Arantes, destaca a parceria da Semdestur para a estruturação e organização dos moradores em seus restaurantes e pousadas, que geram emprego e renda. “O trabalho da Semdestur acendeu neles a vontade de melhorar o atendimento aos visitantes, e também o orgulho de morar neste local tão preservado que dá o sustento das famílias. O ICMBio tem sua base no Cuniã para apoiar o uso público e garantir a sustentabilidade.”

O apoio da Semdestur na construção da identidade visual da reserva é destacado por muitos moradores, e foi estampado em placas artesanais desenvolvidas pelo ICMBio e pela comunidade, demonstrando orgulho de pertencer ao local.

Alvorecer no lago é outro atrativo da região do Resex Lago do CuniãAlvorecer no lago é outro atrativo da região do Resex Lago do Cuniã

As placas também estampam a localização de empreendimentos e atrativos, garantindo a organização e facilitando o trânsito de visitantes pelos núcleos.

Para o secretário Paulo Moraes Júnior, o turismo de Porto Velho tem no Cuniã o seu diferencial e o potencial de ser internacional. “Vamos continuar apoiando o turismo de base comunitária, mas também observando quesitos a serem trabalhados pelo desenvolvimento socioeconômico e pelo Sine Municipal.”

A Semdestur lidera, em nível municipal, o plano de ação em andamento com a parceria do Sebrae, Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), ICMBio e associações locais para a conclusão e efetiva implantação do receptivo de turistas na reserva.

Gente de OpiniãoSábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho consolida como Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

Porto Velho consolida como Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

Porto Velho passa a ocupar um espaço especial no mapa do ecoturismo brasileiro. Com a aprovação dos Projetos de Lei nº 4959/2025 e nº 4960/2025, o mun

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), avançou em mais uma etapa para fortalecer o ecotur

Locomotiva 18 ganha adorno de Natal e emociona população na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 ganha adorno de Natal e emociona população na Madeira-Mamoré

A lendária Locomotiva 18, uma das peças mais emblemáticas do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ganhou novos contornos de encanto neste fim de

Prefeitura de Porto Velho envia projeto de lei que pode tornar a cidade “Capital Nacional da Pesca Esportiva”

Prefeitura de Porto Velho envia projeto de lei que pode tornar a cidade “Capital Nacional da Pesca Esportiva”

O município de Porto Velho deu um passo importante para consolidar sua vocação turística e ambiental. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal d

Gente de Opinião Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)