Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Ji- Paraná abre 1° Fórum Turístico no Sesc Clementina

Palestras e apresentações étnicas fizeram parte do evento


Ji- Paraná abre 1° Fórum Turístico no Sesc Clementina - Gente de Opinião

Com mais de 100 participantes de vários municípios rondonienses, foi aberto, na manhã desta sexta-feira (27), o 1º Fórum Turístico de Ji-Paraná. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, com a iniciativa da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).  

O corregedor geral do município, Armando Reigota (representando o Prefeito Isaú Fonseca), ressaltou que foi um pedido do Prefeito de explorar os pontos turísticos da cidade e promover políticas públicas para tornar o município em um polo turístico nacional a partir do primeiro fórum. Ele ressaltou que a Semictur está empenhada em fortalecer o setor e proporcionar diversas opções de lazer.   

Para o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, Ji-Paraná identificou as potencialidades do turismo e está realizando, por meio do fórum, a parceria com vários setores para fomentar a economia local e do estado de Rondônia. Ele informou que a participação do poder público é fundamental para incentivar a classe empresarial e os empreendedores do município.

Segundo o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, o objetivo do evento é proporcionar conhecimento e trazer ferramentas de como atrair novos turistas para os municípios. Inocêncio informou que um cronograma para a promoção de eventos (em 2023), já estão sendo formulado e que já conta com vários parceiros para colocá-lo em prática.

Durante o fórum, foram ministradas quatro palestras com especialistas do setor turístico e apresentações étnicas pelos povos indígenas Gavião e Arara da Terra Indígena Igarapé Lourdes de Ji-Paraná. No encerramento, foi realizada “Mesa Redonda” com participantes, palestrantes e autoridades sobre os temas discutidos.

Mulheres do Projeto Troca de Saberes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) participaram do evento expondo produtos produzidos na oficina. O Troca de Saberes é desenvolvido nas quatro unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), mantidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).  

O 1º Fórum Turístico de Ji-Paraná teve o apoio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Rondônia (Abav-RO) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Rondônia).

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae RO avança no turismo sustentável e fortalece destinos estratégicos em 2025

Sebrae RO avança no turismo sustentável e fortalece destinos estratégicos em 2025

Em 2025, o Sebrae desencadeou um pacote forte de iniciativas para elevar o turismo sustentável, a economia criativa e a inclusão produtiva em todas

Porto Velho consolida como Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

Porto Velho consolida como Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

Porto Velho passa a ocupar um espaço especial no mapa do ecoturismo brasileiro. Com a aprovação dos Projetos de Lei nº 4959/2025 e nº 4960/2025, o mun

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), avançou em mais uma etapa para fortalecer o ecotur

Locomotiva 18 ganha adorno de Natal e emociona população na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 ganha adorno de Natal e emociona população na Madeira-Mamoré

A lendária Locomotiva 18, uma das peças mais emblemáticas do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ganhou novos contornos de encanto neste fim de

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)