Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Ji- Paraná abre 1° Fórum Turístico no Sesc Clementina

Palestras e apresentações étnicas fizeram parte do evento


Ji- Paraná abre 1° Fórum Turístico no Sesc Clementina - Gente de Opinião

Com mais de 100 participantes de vários municípios rondonienses, foi aberto, na manhã desta sexta-feira (27), o 1º Fórum Turístico de Ji-Paraná. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, com a iniciativa da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).  

O corregedor geral do município, Armando Reigota (representando o Prefeito Isaú Fonseca), ressaltou que foi um pedido do Prefeito de explorar os pontos turísticos da cidade e promover políticas públicas para tornar o município em um polo turístico nacional a partir do primeiro fórum. Ele ressaltou que a Semictur está empenhada em fortalecer o setor e proporcionar diversas opções de lazer.   

Para o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, Ji-Paraná identificou as potencialidades do turismo e está realizando, por meio do fórum, a parceria com vários setores para fomentar a economia local e do estado de Rondônia. Ele informou que a participação do poder público é fundamental para incentivar a classe empresarial e os empreendedores do município.

Segundo o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, o objetivo do evento é proporcionar conhecimento e trazer ferramentas de como atrair novos turistas para os municípios. Inocêncio informou que um cronograma para a promoção de eventos (em 2023), já estão sendo formulado e que já conta com vários parceiros para colocá-lo em prática.

Durante o fórum, foram ministradas quatro palestras com especialistas do setor turístico e apresentações étnicas pelos povos indígenas Gavião e Arara da Terra Indígena Igarapé Lourdes de Ji-Paraná. No encerramento, foi realizada “Mesa Redonda” com participantes, palestrantes e autoridades sobre os temas discutidos.

Mulheres do Projeto Troca de Saberes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) participaram do evento expondo produtos produzidos na oficina. O Troca de Saberes é desenvolvido nas quatro unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), mantidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).  

O 1º Fórum Turístico de Ji-Paraná teve o apoio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Rondônia (Abav-RO) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Rondônia).

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lago do Cuniã ganha impulso para se tornar destino turístico sustentável em Porto Velho

Lago do Cuniã ganha impulso para se tornar destino turístico sustentável em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e o Sebrae em Rondônia assinaram, na manhã desta

Museu da Madeira-Mamoré reforça preservação da história de Rondônia no Dia Internacional dos Museus

Museu da Madeira-Mamoré reforça preservação da história de Rondônia no Dia Internacional dos Museus

Celebrado em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus reforça a importância dos espaços dedicados à preservação da memória, da cultura e da histór

Turismo, cultura e memória movimentam a Vila Candelária no Dia Nacional do Guia de Turismo

Turismo, cultura e memória movimentam a Vila Candelária no Dia Nacional do Guia de Turismo

A manhã de ontem, domingo (10), foi marcada por encontros, histórias e conexão com as raízes culturais de Porto Velho na histórica Vila Candelária, lo

Turismo histórico de Rondônia está de portas abertas na região Madeira-Mamoré

Turismo histórico de Rondônia está de portas abertas na região Madeira-Mamoré

O turismo histórico-cultural é um dos pontos fortes da Região Madeira-Mamoré, desde os trilhos da ferrovia ao traçado das linhas telegráficas. Em meio

Gente de Opinião Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)