Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Governo apresenta aos guias e agentes de turismo as belezas do Estado de Rondônia para criação de novos projetos


Rio Guaporé, onde a pesca, aves migratórias e quelônios alegram visitantes ao município fronteiriço de Costa Marques - Gente de Opinião
Rio Guaporé, onde a pesca, aves migratórias e quelônios alegram visitantes ao município fronteiriço de Costa Marques

A Superintendência Estadual de Turismo (Setur) vai apresentar os principais produtos turísticos rondonienses para quarenta guias e agentes de turismo nesta quarta-feira (11). Eles serão mostrados em reunião de trabalho (workshop), das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) [4º andar do Prédio Rio Machado] com a proposta de criar projetos destinados ao trade turístico.

Sete regiões turísticas serão mostradas, segundo a coordenadora de ações turísticas da Setur, Lidiane Bandeira. “Tão bom momento que todas as vagas foram preenchidas”, ela comentou sobre a participação do setor.

A reunião iniciará estudos com vistas à criação de microempresas individuais no setor, elaboração de projetos e buscará aproximação entre guias e agências de viagem, hotéis, restaurantes, e empresas já vinculadas ao Programa Viaja mais servidor. Este programa oferece ao funcionário público estadual, ofertas de agências e operadoras de turismo, possibilitando o seu acesso aos meios de hospedagem, atrativos turísticos, empresas de transporte, clubes de lazer, dentre outros.

 A união do trade turístico estadual também faz parte do objetivo governamental, e a Setur dá mais um passo nesse sentido”, enfatizou a coordenadora.

“A união do trade turístico estadual também faz parte do objetivo governamental, e a Setur dá mais um passo nesse sentido”, enfatizou a coordenadora.

 


Segundo Lidiane Bandeira, o fato de aprenderem mais a respeito das regiões turísticas e suas potencialidades qualifica a classe dos guias. Há algum tempo eles vinham reivindicando maior acesso a estudos específicos.

O mercado de trabalho na indústria turística nacional, especialmente na Amazônia Brasileira, exige o total envolvimento desses profissionais. “Agora, a associação de guias terá condições de se inserir da melhor forma possível no mercado, contando com apoio de cursos ministrados por diversos órgãos, entre os quais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)”, assinalou.

Recentemente, a Setur promoveu a apresentação do Plano de Revitalização do Turismo em Chupinguaia, no Vale do Guaporé, e em Vilhena, despertando muito interesse de profissionais do setor e de empresários dessas regiões.

Rolim de Moura, na Zona da Mata de Rondônia, também se qualifica para participar do Mapa do Turismo no Estado.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma Noite no Museu encanta o público com cultura, história e emoção na Madeira-Mamoré

Uma Noite no Museu encanta o público com cultura, história e emoção na Madeira-Mamoré

A magia da história tomou conta da noite de sexta-feira (27), em Porto Velho, durante a edição extra do evento “Uma Noite no Museu”, realizado pela Pr

Circuito Elas Pescando abre inscrições gratuitas para etapa em Jaci-Paraná com mais de R$ 50 mil em prêmios

Circuito Elas Pescando abre inscrições gratuitas para etapa em Jaci-Paraná com mais de R$ 50 mil em prêmios

As inscrições para a etapa de Jaci-Paraná do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva 'Elas Pescando' 2025 já estão abertas no site circuitorondonia.com.

Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu – Edição Extra”

Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu – Edição Extra”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), realiza nesta sexta (27) e sábad

Turismo Sustentável: Governador Marcos lança plano que torna Rondônia referência em pesca esportiva

Turismo Sustentável: Governador Marcos lança plano que torna Rondônia referência em pesca esportiva

A combinação perfeita de lazer, turismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico tem destino certo: Rondônia. Na manhã desta quinta-feira (26),

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)